Goleada construída em 12 minutos recoloca Inglaterra na elite da Liga das Nações
English Team marca três em intervalo curto de tempo, goleia a Irlanda, e retorna a elite da competição da Uefa
A Inglaterra goleou a Irlanda na tarde deste domingo por 5 a 0 e confirmou seu favoritismo no Grupo 2 da Liga B da Liga das Nações.
Com o resultado elástico, o English Team ficou com a primeira colocação da chave e retornou para a Liga A da competição.
A Grécia ficou com a segunda colocação do grupo e jogará um play-off contra um dos terceiros colocados dos grupos da elite da Liga das Nações.
Após um primeiro tempo sem muita emoção, a Inglaterra precisou de apenas 13 minutos na etapa complementar para definir o duelo. Neste intervalo, o English Team marcou três gols em sequência.
Liam Scales cometeu pênalti, acabou expulso de campo, o deu início ao massacre inglês em Wembley. Harry Kane cobrou com categoria e marcou o primeiro da goleada aos oito minutos.
Logo em seguida, Anthony Gordon aproveitou cruzamento de Livramento pela direita, e ampliou o placar. Três minutos mais tarde, Conor Galagher aproveitou falha da defesa irlandesa após cobrança de escanteio para marcar o terceiro.
Tranquila no jogo, a Inglaterra passou a tocar a bola após fazer 3 a 0. Mesmo tirando um pouco a intensidade, o English Team marcou o quarto com Jarrod Bowen aos 30 minutos, e fechou a goleada com Harwood-Bellis aos 34.
An extraordinary victory at @wembleystadium ?
The win confirms England have topped #NationsLeague Group B2 and secured promotion to League A for 2026-27. pic.twitter.com/Uz4ctG7BXS
— England (@England) November 17, 2024
Inglaterra cumpre sua missão, e foca em preparação para a Copa do Mundo
O dia 17 de novembro marca o encerramento da era Lee Carsley no comando da Inglaterra. O interino passa o cargo para Thomas Tuchel em 2025 com a missão de levar a Inglaterra à elite da Liga das Nações cumprida.
A trajetória poderia ter sido mais complicada após a derrota para a Grécia em Wembley, mas o revés serviu para a equipe inglesa reencontrar seu melhor futebol.
Desde o tropeço em casa para o time grego, a Inglaterra venceu a Finlândia por 3 a 1, devolveu a derrota contra a Grécia por 3 a 0, fora de casa, e goleou a Irlanda nesta última rodada.
Três jogos com 11 gols marcados, e apenas um sofrido. O English Team cumpriu seu objetivo, demonstrou que era superior em uma chave acessível, e agora foca suas atenções para as Eliminatórias Europeias para a Copa de 2026.
Goleada no encerramento da Liga das Nações é bom sinal para Tuchel
A vitória contra a Irlanda serviu para demonstrar ao novo treinador da Inglaterra as boas opções que o elenco dispõe. Desfalcado de boa parte dos seus titulares, Carsley deu oportunidade a alguns jogadores e o resultado foi amplamente positivo.
Guehi fez jogo seguro defensivamente, Livramento contribuiu com uma assistência, Lewis Hall jogou bem pela esquerda também.
Já Bellingham, melhor jogador em campo, fez dupla interessante com Gallagher no meio-campo. Escalado como armador central, o craque do Real Madrid ditou o ritmo do jogo, encaixando passes e chegando para finalizar.
Tuchel receberá um ótimo elenco a partir de 2025, e terá como principal objetivo extrair o melhor destes atletas, ao contrário do que fez seu antecessor, Gareth Southgate.
A principal crítica em cima do time inglês era a falta de protagonismo nos jogos, mesmo com um time mais qualificado. A partir de agora, o mundo do futebol espera que o novo técnico da Inglaterra traduza em protagonismo toda a qualidade individual de seu grupo.