Liga das Nações

Auxiliar técnico da Hungria passa mal e gera apreensão em jogo contra Holanda

Aos sete minutos do primeiro tempo, Ádám Szalai desmaiou no banco de reservas e precisou ser reanimado

Uma cena chocante marcou o jogo entre Holanda x Hungria (pela Liga das Nações), neste sábado (16), na Johan Cruijff Arena, em Amsterdã. Aos sete minutos do primeiro tempo, Ádám Szalai, integrante da comissão técnica húngara, passou mal e desmaiou no banco de reservas.

Com o estádio em completo silêncio, o momento gerou grande tensão. Antes do atendimento médico, formou-se um cordão humano de isolamento (de membros das comissões e jogadores) para que Szalai, no chão, não fosse visto.

Assim que o equipamento de reanimação foi levado de volta à ambulância — após a ação médica — os torcedores presentes na Johan Cruijff Arena se uniram em aplauso.

Questionados pelo árbitro e pelo delegado da partida, os jogadores da Hungria decidiram continuar jogando. A atitude rendeu mais aplausos da torcida.

Em nota, a Federação Húngara informou que Szalai está consciente e estável. O ex-atacante foi encaminhado para um hospital próximo ao estádio.

— Ádám Szalai passou mal nos primeiros minutos do jogo Holanda x Hungria, mas o seu estado é estável, e ele está consciente. Minutos atrás, ele foi transportado de ambulância para um hospital de Amsterdã para ser examinado — diz a nota.

Quem é Ádám Szalai?

Ádám Szalai, de 36 anos, aposentou-se recentemente do futebol. O ex-atacante, inclusive, chegou a atuar pela Hungria na Eurocopa 2024. Atualmente, como citado, trabalha na comissão técnica do italiano Marco Rossi.

Ao longo de sua carreira como jogador, Szalai acumulou passagens por times alemães, como Schalke 04, Hoffeinheim, Mainz 05 e Hannover 96. Entre 2007 e 2010, defendeu o Real Madrid Castilla. Seu último clube foi o Basel, da Suíça.

Em campo, Holanda goleia Hungria e se mantém na vice-liderança do Grupo 3

Passado o susto no banco de reservas da Hungria, a Holanda não teve dificuldades para vencer o adversário. Logo após a partida ser retomada, o árbitro foi chamado pelo VAR e viu, no monitor, o pênalti cometido por Tamás Nikitscher — mão na bola. Weghorst cobrou no meio do gol e abriu o placar.

Nos acréscimos do primeiro tempo, a Laranja Mecânica ampliou. Em bonita jogada individual, Malen acabou sendo derrubado na área por Zsolt Nagy. Novo pênalti assinalado. Gakpo pediu a bola para Weghorst e bateu cruzado, no canto oposto de Dibusz.

Denzel Dumfries, com chute no cantinho, e Koopmeiners, de cabeça, fecharam a conta em Amsterdã na etapa complementar. 4 a 0, fora o baile.

Com o resultado, a Holanda confirmou a classificação para as quartas de final da Liga das Nações, em março. Portugal, Espanha ou Itália são os adversários possíveis para a equipe de Ronald Koeman.

Foto de Guilherme Calvano

Guilherme CalvanoRedator

Jornalista pela UNESA, nascido e criado no Rio de Janeiro. Cobriu o Flamengo no Coluna do Fla e o Chelsea no Blues of Stamford. Na Trivela, é redator e escreve sobre futebol brasileiro e internacional.
Botão Voltar ao topo