Substituto de Depay, que respondeu van Basten, marca para a Holanda em empate frustrante
Com empate em 1 a 1, Holanda termina a fase de grupos em segundo, atrás da Alemanha
A Holanda encerrou a fase de grupos da Liga das Nações empatando com a Bósnia e Herzegovina em 1 a 1 na tarde desta terça-feira (19), no Stadium Bilino Polje.
O gol da Holanda foi de Brian Brobbey, do Ajax, com assistência de Noa Lang, do PSV, aos 24 minutos do primeiro tempo. Uma participação em gol envolvendo dois jogadores dos times rivais da Holanda não acontecia desde 2004, quando Phillip Cocu (PSV) assistiu Wesley Sneijder (Ajax) contra a Finlândia.
Ermedin Demirovic, do Stuttgart, deixou tudo igual no placar aos 22 minutos do segundo tempo.
Na ausência de Memphis Depay, que segundo o técnico Ronald Koeman “ainda não está bem o suficiente”, Brobbey e Joshua Zirkzee foram escolhidos para preencher a lacuna do astro do Corinthians.
Zirkzee atuou como camisa 10 pela primeira vez. O atacante do Manchester United foi escolhido por Koeman para armar as jogadas e apoiar Brobbey, mas não teve um desempenho de destaque. Não acertou o único lançamento que tentou e pouco tocou na bola.
Com o empate, a Holanda chegou a nove pontos, na segunda posição do Grupo 3 da Liga A da Liga das Nações. A Bósnia encerrou sua participação na competição na lanterna, sem nenhuma vitória e apenas dois pontos.
Mais sobre o centroavante da Holanda
Brobbey tem apenas 22 anos, mas chama a atenção por algumas polêmicas. O centroavante foi revelado pelo Ajax e não quis renovar seu contrato com o clube. Saiu de graça para o RB Leipzig em março de 2021, porém a experiência na Alemanha não saiu como o esperado e, apenas seis meses depois, a jovem estrela voltou a Amsterdã por empréstimo.
Em 2022, o Ajax desembolsou 16,3 milhões de euros para contratar Brobbey de forma definitiva. Ele foi campeão do Campeonato Holandês e da Copa da Holanda com o clube em 2020/21.
Além da ida e vinda ao Ajax, Brobbey tem um caso polêmico envolvendo Marco van Basten, vencedor da Eurocopa com a Holanda em 1988 e ídolo do Ajax.
“Em outubro, van Basten criticou o faro de gol” de Brobbey dizendo: “Aos poucos, aprende-se a chutar, mas e ele? Faz 12 anos que treina com o Ajax e não faz ideia do que fazer diante de um goleiro”. O camisa 19 da Holanda não gostou nada da fala e respondeu o ídolo.
— O senhor van Basten continua falando de mim. Penso que já disse o mesmo umas 50 vezes. Não me chateia. Suponho que deve achar que sou um jogador e um rapaz interessante, caso contrário não falaria tanto de mim — declarou Brobbey.
“Van Basten tem histórico de bater boca” com jogadores da seleção. Ele já discutiu de forma parecida com Virgil van Dijk. Na Copa do Mundo do Catar, ele acusou o capitão do Liverpool por falta de liderança e protagonismo. O zagueiro respondeu: “É fácil fazer análises pela televisão. Dirijo a equipe da melhor forma possível. Van Basten nunca é positivo, o que podemos fazer?”
Brobbey acumula um gol e uma assistência em sete jogos pela Holanda. Vestindo as cores do Ajax, são 51 tentos e 24 assistências em 136 partidas.