Liga das Nações

Em um jogo de lindas assistências, Itália venceu e carimbou vaga na semifinal

Primeiro foi Lorenzo Insigne quem deu uma linda assistência para Andrea Belotti abrir o placar. Depois, Manuel Locatelli, com inveja, deu outra tão bonita quanto para Domenico Berardi ampliar a vantagem da seleção italiana, que venceu a Bósnia, por 2 a 0, e confirmou sua vaga nas semifinais da Liga das Nações.

Era o que a Itália precisava vencer porque a Holanda conseguiu virar contra a Polônia, no outro jogo do grupo, e poderia se aproveitar de um eventual tropeço. Era difícil visualizá-lo, porém, contra uma Bósnia desfalcada por seus principais nomes, como Edin Dzeko, e rebaixada à segunda divisão do torneio.

A Itália também seguiu desfalcada por lesões e casos de COVID-19, novamente sem o seu treinador Roberto Mancini, em isolamento. O assistente Alberico Evani fez apenas uma mudança em relação ao time que venceu a Polônia, no domingo, por 2 a 0. Domenico Berardi, em boa fase nesta Data Fifa, substituiu Federico Bernardeschi.

Aos 22 minutos, Insigne pegou a sobra no meio-campo e avançou pela esquerda até se aproximar da área, de onde soltou um perfeito passe com efeito que Belotti completou de primeira para anotar bonito primeiro gol da Itália. A bola acabou quicando no gramado assim que saiu do pé do atacante do Torino e passou por cima do goleiro Kenan Piric.

O segundo gol saiu quase em sequência, quando Berardi recebeu de Belotti, abriu à perna esquerda, como faz tão bem, e bateu forte para defesa do goleiro Piric. O cruzamento de Barella da direita passou por Emerson e por Belotti, e a Bósnia finalmente ameaçou. Donnarumma defendeu a tentativa de Smail Prevljak e depois a cabeçada de Sinisa Sanicanin passou perto.

Na sequência dessa jogada, Barella conseguiu uma linda inversão que Insigne dominou bem antes de entrar na área pela esquerda e soltar aquele seu característico chute colocado, com muito perigo. Voando, Insigne deu outro lindo passe para deixar Belotti livre dentro da área, no começo do segundo tempo. Acerbi quase marcou o segundo, após jogada bonita de Emerson.

Aos 22 minutos, Locatelli dominou a bola na intermediária e também emendou um sensacional passe de rosca que Berardi emendou de primeira para outro golaço que fechou a vitória da Itália.

No outro jogo do grupo, a Polônia abriu o placar, aos cinco minutos, quando Kamil Jozwiak disparou em contra-ataque, fez Daley Blind passar batido e acertou a trave antes de marcar. Depay, de pênalti, empatou apenas aos 33 do segundo tempo, mas ainda deu tempo de Wijnaldum arrancar a virada, desviando escanteio na primeira trave. Foi o décimo gol do meia em 13 jogos pelos Países Baixos.

A Itália liderou o grupo 1 com 12 pontos, um a mais que os holandeses. A Polônia segue na primeira divisão, após somar sete pontos, e a Bósnia foi rebaixada, com apenas dois.

.

.

Standings provided by SofaScore LiveScore

.

.

Mostrar mais

Bruno Bonsanti

Como todo aluno da Cásper Líbero que se preze, passou por Rádio Gazeta, Gazeta Esportiva e Portal Terra antes de aterrissar no site que sempre gostou de ler (acredite, ele está falando da Trivela). Acredita que o futebol tem uma capacidade única de causar alegria e tristeza nas mesmas proporções, o que sempre sentiu na pele com os times para os quais torce.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo