Com mais um jogo pobre em Data Fifa trágica, França é eliminada da Liga das Nações
A atual campeã não tem mais chance de chegar às semifinais, ainda com duas rodadas pela frente
Sem uma mísera vitória em quatro jogos durante esta longa Data Fifa de junho, a seleção francesa, atual campeã da Liga das Nações, foi eliminada com duas rodadas de antecedência da terceira edição do torneio organizado pela Uefa, após perder para a Croácia por 1 a 0 nesta segunda-feira, no Stade de France.
A França, vencedora da última Copa do Mundo e entre as favoritas para o torneio do fim do ano no Catar, se conseguir reencontrar um futebol mais decente, abriu a campanha na Liga das Nações perdendo para a Dinamarca em casa. Emendou empates como visitante contra Croácia e Áustria antes de ser derrotada pelos croatas, com gol de Luka Modric, cobrando pênalti.
Apenas o primeiro colocado de cada grupo se classifica à semifinal da Liga das Nações, e a França ainda ganhou um respiro porque a Dinamarca perdeu para a Croácia em Copenhague. Mas venceu a Áustria nesta segunda-feira e chegou a nove pontos, sete a mais do que a lanterna França, com apenas seis em disputa.
A França terá dois jogos melancólicos em setembro contra Áustria e Dinamarca para tentar pelo menos evitar um vexatório rebaixamento à segunda divisão da Liga das Nações. Para isso, precisará pelo menos superar os austríacos, que estão em terceiro lugar, com quatro pontos.
Didier Deschamps escalou seu quarto ataque diferente dessa sequência de jogos, com Christopher Nkunku titular ao lado de Kylian Mbappé e Karim Benzema. Boubacar Kamara, Mattéo Guendouzi e Adrien Rabiot começaram no meio-campo, com Jules Koundé na lateral direita e Presnel Kimpembe e Ibrahime Konaté como dupla de zaga.
A Croácia repetiu cinco titulares que ganharam da Dinamarca e, com Luka Modric de volta ao meio-campo, teve a chance de abrir o placar graças a um pênalti de Konaté sobre Ante Budimir. Mike Maignan até passou perto de defender a cobrança do capitão croata, mas a França teve que correr atrás do placar desde o início do jogo.
E fez um péssimo trabalho. Dependeu quase exclusivamente do que Mbappé conseguia criar. O atacante do PSG deu um chute perigoso de fora da área, seguida por outro de Nkunku alguns minutos depois. Nos acréscimos da etapa inicial, Luca Digne teve duas tentativas perigosas, uma bloqueada por Martin Erlic e outra que pegou na rede pelo lado de fora.
A postura francesa melhorou no segundo tempo, mas ainda havia dificuldades para criar situações claras. Mbappé continuava o mais perigoso e assustou com um chute cruzado de fora da área. Aos 15 minutos, chegou a sair na cara do goleiro Ivica Ivusic pela direita, mas, desequilibrado, finalizou muito fraco. A Croácia ameaçava no contra-ataque e exigiu um par de defesas de Maignan.
Deschamps havia trocado Koundé por Pavard e introduzido Tchouaméni no intervalo, mas demorou bastante para mexer no ataque. Kingsley Coman entrou aos 28 minutos e Antoine Griezmann apenas aos 30. Nenhum deles conseguiu mudar o destino da campeã mundial na Liga das Nações.
.
Dinamarca segue em alta
Enquanto isso, a Dinamarca, uma das primeira seleções a se classificar à Copa do Mundo do Catar, conseguiu a sua terceira vitória nas quatro primeiras rodadas da Liga das Nações e segue a caminho de se classificar às semifinais. Contou com gols de Jonas Wind e Andreas Skov Olsen para derrotar a Áustria por 2 a 0.
Joakim Maehle acreditou na jogada e colheu os frutos, aos 21 minutos, dominando a bola pela ponta esquerda, após vacilo da defesa austríaca. Bastou tocar para trás para Wind abrir o placar. Ainda no primeiro tempo, aos 37, Olsen recebeu de Wind, invadiu a área pela direita e tocou de canhota, no canto.
.
Na outra partida do horário, pela segunda divisão, Islândia e Israel empataram por 2 a 2. Os israelenses lideram o grupo – com apenas três times por causa da exclusão da Rússia – com cinco pontos, dois a mais que os islandeses. A Albânia é a terceira colocada, com um ponto.