EuropaLiga Europa

Já dá para esperar por clubes exóticos na Liga Europa

A Liga Europa é uma competição bastante peculiar. A segunda competição de clubes mais importante da Uefa está degraus abaixo da Liga dos Campeões. Não tem o dinheiro ou os holofotes do primo rico, mas conta com seu charme. É a chance de ver alguns clubes pequenos do continente buscando seu lugar ao sol, por mais que os representantes das grandes ligas releguem as fases iniciais a um segundo plano.

Logicamente, os playoffs contam com suas camisas pesadas. Tottenham, Fiorentina, Sevilla, Stuttgart, Saint-Étienne, Spartak Moscou, Dynamo Kiev, Feyenoord e Besiktas estão entre os clubes mais tradicionais desta etapa. A classificação nem será muito comemorada por qualquer um deles. Contudo, se não acontecer, será um baita vexame.

Algumas zebras também aparecem na lista de clubes, incluindo o FH (Islândia), o Zalgiris Vilnius (Lituânia), o Kükesi (Albânia) e o Rijeka (Croácia). Contar com qualquer um desses nanicos dependerá de uma grande zebra. Mas o sonho não é impossível, como o Neftchi Baku mostrou na temporada passada, depois de aprontar para cima do APOEL, ou como o Shamrock Rovers fez um ano antes, ante o Partizan.

De qualquer forma, mesmo sem depender das zebras, já é possível esperar alguns clubes exóticos na fase de grupos da Liga Europa. O principal deles sairá do confronto entre Estoril e Pasching. Os portugueses disputavam a segundona há pouco mais de um ano e nunca saíram dos limites do próprio país, nem para as preliminares dos campeonatos europeus. Já o Pasching fez o impossível ao conquistar a Copa da Áustria e conciliará o milagre na Liga Europa com a participação na terceira divisão (!) nacional.

Antiga força na Iugoslávia, o Vojvodina chegou às quartas de final da Copa dos Campeões de 1966/67, mas nunca apareceu na fase de grupos de um torneio continental. No caminho, o Sheriff Tiraspol soma duas participações nas etapas mais agudas da Liga dos Campeões, só que nunca é demais ver um time da Moldávia desfilando pela Europa. Seguindo no leste, o Chornomorets Odessa briga pela estreia contra o Skënderbeu Korçë, que tenta o maior feito da história do futebol albanês.

O Swansea pode vir em ascensão na Premier League, mas não passa de um principiante no terreno continental. Os Swans participaram sete vezes da extinta Recopa Europeia, sempre como campeões da Copa de Gales. Agora, a equipe de Michael Laudrup tem a chance de estrear na fase de grupos e terá pela frente uma surpresa: o Petrolul Ploiesti, que eliminou o Vitesse e também tenta a primeira vez na próxima etapa do certame.

Da mesma forma, Betis e Nice possuem boas reputações na elite nacional, mas nunca foram tão longe em um torneio europeu no atual formato. Para quebrarem a escrita, espanhóis e franceses terão que passar pelos também novatos Jablonec e Apollon Limassol, respectivamente.

Por fim, não dá para esquecer dos 10 eliminados dos playoffs da Liga dos Campeões, que disputam a Liga Europa. Neste pacote, podem vir o Shakhter Karaganda (Cazaquistão), o Ludogorets Razgrad (Bulgária) e o Paços de Ferreira (Portugal), todos querendo um lugar ao sol.

Confira todos os confrontos para a Liga Europa:

Kuban Krasnodar (RUS) x Feyenoord (HOL)
Zulte Waregem (BEL) x APOEL (CHP)
Rapid Wien (AUT) x Dila Gori (GEO)
Tromsø (NOR) x Beşiktaş (TUR)
Pandurii (ROM) x Braga (POR)
Apollon Limassol (CHP) x Nice (FRA)
Aktobe (CAZ) x Dynamo Kiev (UCR)
Swansea City (ING) x Petrolul Ploieşti (ROm)
Atromitos (GRE) x AZ (HOL)
FH (ISL) x Genk (BEL)
Elfsborg (SUE) x Nordsjælland (DIN)
Slask Wrocław (POL) x Sevilla (ESP)
Red Bull Salzburg (AUT) x Žalgiris (LIT)
Qarabag (AZE) x Eintracht Frankfurt (ALE)
Minsk (BLR) x Standard Liège (BEL)
Jablonec (TCH) x Real Betis (ESP)
Rijeka (CRO) x Stuttgart (ALE)
Chornomorets Odessa (UCR) x Skënderbeu (ALB)
Maccabi Tel-Aviv (ISR) x PAOK (GRE)
St Gallen (SUI) x Spartak Moskva (RUS)
Molde (NOR) x Rubin Kazan (RUS)
Vojvodina (SER) x Sheriff (MDA)
Trabzonspor (TUR) x Kukësi (ALB)
Esbjerg (DIN) x Saint-Étienne (FRA)
Grasshopper (SUI) x Fiorentina (ITA)
Maccabi Haifa (ISR) x Astra (ROM)
Udinese (ITA) x Slovan Liberec (TCH)
Dinamo Tbilisi (GEO) x Tottenham (ING)
Estoril (POR) x Pasching (AUT)
Nõmme Kalju (EST) x Dnipro Dnipropetrovsk (UCR)
Partizan (SER) x Thun (SUI)

* Valencia, Bordeaux, Wigan, Lazio, Anzhi, Freiburg e Vitória de Guimarães já estão garantidos na fase de grupos.

Mostrar mais

Leandro Stein

É completamente viciado em futebol, e não só no que acontece no limite das quatro linhas. Sua paixão é justamente sobre como um mero jogo tem tanta capacidade de transformar a sociedade. Formado pela USP, também foi editor do Olheiros e redator da revista Invicto, além de colaborar com diversas revistas. Escreve na Trivela desde abril de 2010 e faz parte da redação fixa desde setembro de 2011.

Conteúdos relacionados

Botão Voltar ao topo