Europa

Da China à Suécia: Hamsik vai defender IFK Göteborg para manter a forma até a Eurocopa

O IFK Göteborg anunciou uma contratação curiosa nesta segunda-feira. Depois de alguns dias de especulação, o clube sueco apresentou Marek Hamsik, eslovaco de 33 anos, que estava na China. O jogador ficou livre depois de rescindir com o Dalian Pro. Seu contrato é curto, apenas até agosto de 2021, e servirá para o jogador ganhar ritmo para a Eurocopa, que será disputada em junho.

Hamsik chegou a Gotemburgo neste domingo à noite e fez exames médicos já nesta segunda-feira. Cerca de 100 torcedores do IFK estavam no aeroporto para recebê-lo – mesmo em meio à pandemia. Depois dos exames médicos, ele assinou um contrato curto. O foco é mesmo tentar se manter em boa forma física visando o torneio europeu. Até porque não joga regularmente desde setembro de 2020, quando ainda disputava o Campeonato Chinês.

LEIA TAMBÉM: Há 30 anos, IFK Gotemburgo conquistava a Copa da Uefa em final alternativa contra Dundee United

“Eu estou muito feliz em estar aqui e estou positivamente surpreso com o ótimo centro de treinamento que existe aqui. Estou ansioso para encontrar meus companheiros de time e começar a treinar com eles. Como todos sabem, eu estou aqui por um curto prazo, mas eu farei o meu melhor para levar o time ao sucesso. Eu vou colocar meu corpo e alma neste clube”, afirmou Hamsik em sua apresentação.

O IFK venceu a concorrência com o Slovan Bratislava, clube pelo qual Hamsik começou a carreira e pretendia voltar para jogar pelos próximos meses, até a Eurocopa. O problema é que a janela de transferências estava fechada, mas como o jogador conseguiu se desvincular do clube chinês, o Slovan Bratislava conseguiu uma exceção para contratar seu ex-jogador, mas as partes não chegaram a um acordo.

O eslovaco é um dos grandes nomes da história do Napoli. Foram 520 jogos e 121 gols marcados, além de 100 assistências, pelo clube italiano em 12 anos defendendo os azzurri. De 2007 a 2019, fez história e se tornou o jogador com mais jogos na história do clube, além do segundo maior artilheiro, atrás apenas de Dries Mertens. Sua despedida do clube italiano foi emocionante.

Pela seleção eslovaca, Hamsik fez 124 jogos e tem 26 gols. Curiosamente, a Eslováquia está no mesmo grupo da Suécia na Eurocopa, o E, que tem a Espanha como cabeça de chave, além da Polônia. A estreia eslovaca está prevista para o dia 14 de junho, contra a Polônia, no Aviva Stadium, em Dublin.

Mostrar mais

Felipe Lobo

Formado em Comunicação e Multimeios na PUC-SP e Jornalismo pela USP, encontrou no jornalismo a melhor forma de unir duas paixões: futebol e escrever. Acha que é um grande técnico no Football Manager e se apaixonou por futebol italiano (Forza Inter!) desde as transmissões da Band. Saiu da posição de leitor para trabalhar na Trivela em 2009.

Conteúdos relacionados

Botão Voltar ao topo