Europa

Por que a Holanda quer abolir o impedimento do futebol amador

Medida inovadora pode servir como exemplo para outras federações

Imaginar um jogo de futebol sem impedimento parece até um devaneio, mas é o que os holandeses pretendem fazer na categoria amadora do esporte.

Em uma proposta que pode revolucionar o futebol amador, a Federação Holandesa de Futebol (KNVB) está considerando a abolição da regra de impedimento em partidas não profissionais.

A mudança, se aprovada, poderá servir como um ‘teste' para a implementação da medida em outros países da Europa, que vem enfrentando um problema em comum ao longo dos últimos anos.

Por que a Holanda quer abolir o impedimento no futebol amador?

Futebol amador holandês não terá mais impedimentos a partir da temporada 2024/2025. Foto: Imago
Futebol amador holandês não terá mais impedimentos a partir da temporada 2024/2025. Foto: Imago

O objetivo da Federação Holandesa (KNVB) é cokmbater o aumento na violência e nas discussões durante os jogos de futebol locais.

Dados levantados pela KNVB revelam que, na última temporada, 1.864 jogos foram paralisados por incidentes violentos, um aumento de 11% em relação ao ano anterior e um crescimento de 58% nos últimos cinco anos.

Em entrevista recente, Jan Dirk van der Zee, diretor da KNVB, disse que a federação não pretende “trivializar o número de incidentes, mesmo que seja relativamente pequeno em comparação com o total de jogos. Temos um problema e queremos resolvê-lo.”

Van der Zee não descartou a possibilidade de futuramente remover também os árbitros dos jogos amadores se a medida se mostrar eficaz: “Queremos erradicar esse problema e estamos dispostos a explorar todas as opções“.

Medida da KNVB pode inspirar outros países europeus

O problema da violência no futebol amador não é exclusivo da Holanda. Na Inglaterra, a agressão contra árbitros também tem sido uma preocupação crescente.

Nos últimos anos, as federações inglesas abriram discussões sobre a possibilidade de deduzir pontos dos clubes cujos jogadores ou torcedores se envolvessem em episódios de violência com os árbitros.

Caso o ‘experimento' da federação holandesa funcione, certamente poderá servir como um modelo para outras federações que enfrentam problemas semelhantes.

Foto de Lucas Gervazio

Lucas GervazioRedator de esportes

Jornalista pela Unesp. Antes da Trivela, contribuiu para os portais Guia do Boleiro, Quinto Quarto e FNV Sports.
Botão Voltar ao topo