Fenerbahçe e Galatasaray fizeram um clássico inesquecível, e em diversos sentidos

O clássico de Istambul não é considerado um dos maiores do mundo à toa. Afinal, a rivalidade extrapola os limites do futebol, representando também a divisão geográfica da cidade: o Fenerbahçe, do lado asiático, contra os europeus do Galatasaray. O histórico do dérbi inclui inúmeros momentos de tensão, com confusões nos estádios e mesmo conflitos sociopolíticos. O jogaço deste domingo, no entanto, contou com cenas que engrandeceram o clássico acima da violência. Ganhou o espetáculo, em uma noite que a torcida do Fener voltou feliz do Sükrü Saraçoglu, com a vitória por 1 a 0 sobre os rivais.
LEIA MAIS: Turcos esvaziam estádios e vão às ruas contra o controle do governo sobre as torcidas
Dois gestos singelos mostraram que, acima da pressão pela vitória, poderia haver paz entre os arqui-inimigos. Durante o aquecimento, o atacante Emmanuel Emenike foi à torcida distribuir flores às torcedoras, em comemoração ao Dia Internacional da Mulher. Já na entrada de campo, outro grande momento. Assim como Thiago Silva fez há algumas semanas, Sabri Sarioglu ofereceu sua blusa a um pequeno mascote do rival com frio. Uma imagem que vale bem mais do que qualquer comentário.
E os dois times fizeram um clássico para ser lembrado por muito tempo. Os 90 minutos de jogo foram eletrizantes. O Galatasaray começou melhor, mesmo sob fortes vaias dos 50 mil que lotaram o estádio. Criou boas oportunidades e só não balançou as redes porque parou em duas grandes defesas do goleiro Volkan Demirel. O Fenerbahçe demorou um pouco mais para agir, mas passou a dominar as chances a partir da metade final do primeiro tempo. Neste momento, um lance tenso: após uma jogada dura do Galatasaray que o árbitro não marcou, um torcedor atirou um copo d’água no gramado. Ninguém foi atingido.
Já a volta do segundo tempo contou com uma pressão impressionante do Fener. Muslera precisou realizar um milagre em chute cruzado de Moussa Sow. Quando o goleiro ficou sem reação, a trave impediu um golaço de falta de Emre Belozoglu – e, mesmo com o caminho livre, Dirk Kuyt mandou o rebote para fora, no gol feito desperdiçado por ele em poucos minutos.
VEJA TAMBÉM: Sneijder decidiu clássico com o Fenerbahçe com dois golaços nos minutos finais
O lance mexeu com o Galatasaray. Explorando os contra-ataques, o time visitante voltou a ameaçar. Mas parou na noite estupenda de Volkan Demirel, o melhor em campo. O goleiro realizou uma defesaça em chute de longe de Hamit Altintop. Na sequência do lance, Kuyt partiu em velocidade e deu um chute certeiro para anotar o gol decisivo, aos 36 minutos. Contudo, o Galatasaray também teria sua chance para empatar. Parou em um verdadeiro milagre de Demirel, desviando o chute à queima-roupa de Yasin Öztekin.
Como era de se esperar, o apito final contou com uma enorme comemoração da torcida do Fenerbahçe. Os canários não perdem em casa para os rivais desde 1999, e a ratificação da hegemonia vale bastante na tabela do Campeonato Turco. O Galatasaray permanece na liderança, mas a diferença para o Fener diminui para quatro pontos. Um resultado que prolonga a disputa pelo título, e estende o jogo inesquecível por mais algumas semanas.
Abaixo, a partida em seis Vines: as flores de Emenike, o gesto de Sarioglu, o gol de Kuyt, o principal milagre de Demirel, a comemoração dos jogadores e a loucura nos arredores do estádio.



