Europa

Ex-São Paulo e Osimhen estragam primeiro clássico de Mourinho na Turquia

Fenerbahçe joga mal e perde em casa para o Galatasaray, pela sexta rodada da Süper Lig

O começo de José Mourinho no Fenerbahçe não é nada animador. Após eliminação precoce para o Lille nos playoffs da Champions League, o Special One perdeu feio em seu primeiro clássico em solo turco.

Neste sábado (21), o Galatasaray aprontou para cima do arquirrival: vitória por 3 a 1 em pleno Estádio Şükrü Saraçoğlu — casa do Fener — com direito a gol de Gabriel Sara e assistência de Osimhen.

O triunfo isolou o Galatasaray na liderança da Süper Lig, agora com 18 pontos ganhos. Em contrapartida, o Fener estacionou nos 13 e segue na segunda colocação.

Números de Mourinho à frente do Fenerbahçe

  • 10 jogos
  • 6 vitórias
  • 2 empates
  • 2 derrotas
Osimhen e Gabriel Sara celebram gol do Galatasaray no clássico contra o Fenerbahçe
Osimhen e Gabriel Sara celebram gol do Galatasaray no clássico contra o Fenerbahçe (Foto: IMAGO Images)

Clássico marcou a estreia de Osimhen pelo Galatasaray

Além de José Mourinho na área técnica, o clássico entre Fenerbahçe x Galatasaray tinha outro ingrediente especial: a estreia de Victor Osimhen, pivô da transferência mais aleatória da janela de verão europeia.

Apesar de toda a idolatria no Napoli, Osimhen já havia decidido mudar de ares neste início de temporada. O clube italiano não se opôs a ideia do camisa 9 e passou a escutar propostas. Al-Ahli e Chelsea apareceram como os grandes interessados, mas ambos não conseguiram fechar a contratação.

Quando viu a janela se fechar para as principais ligas europeias, o atacante se irritou com Napoli, acusando a diretoria italiana de ter dificultado sua saída. Assim, o estafe do artilheiro passou a buscar outras soluções no mercado — já que ele não seria integrado ao elenco comandado por Antonio Conte.

Foi então que surgiu o Galatasaray, que acertou seu empréstimo até junho de 2025 — com opção de estender o vínculo por mais dois anos.

Osimhen assumiu a camisa 45 do gigante turco e debutou com assistência neste domingo (21). Aos 28 minutos do 1º tempo, o nigeriano descolou passe de peito e deixou Mertens na cara de Livaković. O belga tocou na saída do goleiro e marcou o segundo gol dos visitantes.

Osimhen em ação contra o Fenerbahçe
Osimhen em ação contra o Fenerbahçe (Foto: IMAGO Images)

Gabriel Sara deixa sua marca e consolida bom início na Turquia

Quem também brilhou no clássico foi Gabriel Sara. Revelado nas categorias de base do São Paulo, o meio-campista começou a temporada 2024/25 com o peso de ser a contratação mais cara da história do Galatasaray.

Para tirar o brasileiro do Norwich, o clube turco desembolsou 23 milhões de euros (R$ 141 milhões).

Antes da bola rolar, Sara se mostrou entusiasmado com a oportunidade de viver pela primeira vez a maior rivalidade do futebol turco.

— Claro que eu já tinha visto e ouvido muitas histórias sobre a rivalidade entre os dois clubes, que é imensa, e pude perceber isso nesse início aqui em Istambul. É realmente impressionante. Vamos encarar o clássico como uma final — disse Sara.

E que bela partida o meia de 25 anos fez. Aos 14 minutos da etapa complementar, Sara tabelou com Lucas Torreira, pisou na área adversária e venceu Livaković com chute colocado.

Esta foi a sétima partida e o segundo gol marcado do brasileiro desde que chegou ao novo clube.

— Já me sinto muito à vontade por aqui e sinto que dei um passo importante na carreira. Estou feliz com o meu início e espero brigar por títulos e grandes conquistas.

Próximos jogos de Fenerbahçe e Galatasaray

Fenerbahçe

  • Fenerbahçe x Saint-Gilloise — Liga Europa — 26/9
  • Antalyaspor x Saint-Gilloise — Süper Lig — 29/9
  • Twente x Fenerbahçe — Liga Europa — 3/10

Galatasaray

  • Galatasaray x PAOK — Liga Europa — 25/9
  • Galatasaray x Kasımpaşa — Süper Lig — 28/9
  • Rigas FS x Galatasaray — Süper Lig — 3/10
Foto de Guilherme Calvano

Guilherme CalvanoRedator

Jornalista pela UNESA, nascido e criado no Rio de Janeiro. Cobriu o Flamengo no Coluna do Fla e o Chelsea no Blues of Stamford. Na Trivela, é redator e escreve sobre futebol brasileiro e internacional.
Botão Voltar ao topo