Champions League

Expulsão, gol contra bizarro e mais: Mourinho protagoniza vexame na Champions League

José Mourinho viu o Fenerbahçe ser eliminado ainda nas eliminatórias da Champions League de maneira antológica para o Lille

Nesta terça-feira (13), o Fenerbahçe empatou com o Lille por 1 a 1, em Istambul, pelo jogo de volta da 3ª rodada das eliminatórias para a Champions League. E o resultado rendeu um vexame histórico para José Mourinho.

Em um desafio alternativo na carreira, o técnico português chegou aos Canários Amarelos nos braços da torcida. O principal objetivo do Special One no Fenerbahçe era bem simples: recuperar o protagonismo local.

Mais do que isso, Mourinho tinha como missão levar os canários amarelos à fase principal da Liga dos Campeões. Só que o treinador ficou pelo caminho diante dos franceses.

Após despachar o Lugano, da Suíça, na 2ª rodada da pré-Champions, o Fenerbahçe pegou o Lille, que fez uma ótima Ligue 1 em 2023/24, quando ficou na 4ª colocação do campeonato.

No jogo de ida, na semana passada, os franceses ganharam dos turcos por 2 a 1, em casa. Ou seja, os canários amarelos precisavam de uma vitória para não serem eliminados precocemente.

Em uma partida que aconteceu de tudo, o português viu o Fenerbahçe cair ainda na pré-Champions League, ficando apenas com a vaga na próxima Europa League. Já os franceses seguem vivos na competição.

Gol contra bizarro do Lille deu sobrevida a Mourinho

Precisando do resultado, o Fenerbahçe tentou partir para cima do Lille desde o início do 1º tempo. Contudo, o time de José Mourinho pecou na hora de concretizar as jogadas.

Os canários amarelos até criaram oportunidades claras de gol, porém, não foram capazes de transformar esses lances em gols. Os franceses seguravam a posse e apostavam no contra-ataque para tentar matar a decisão.

No 2º tempo, os turcos continuaram repetindo os erros de antes: a falta de pontaria. Quando acertavam o alvo, lá estava o goleiro para salvar a pele do Lille.

E quando tudo encaminhava para um empate, o treinador português comemorou um gol contra bizarro que favoreceu o Fenerbahçe – e levou a partida para a prorrogação.

Em cobrança de lateral dos canários amarelos nos acréscimos, Diakité marcou um gol contra que caiu como um balde de água fria para os franceses.

Mesmo com um a menos, Lille se classifica

Nos 30 minutos que antecedem uma decisão por pênaltis, Fenerbahçe e Lille estavam esgotados fisicamente. Mourinho, que não é bobo, fez questão de colocar mais um volante para não ficar vulnerável lá atrás.

Os canários amarelos não queriam perder a vaga na próxima fase da Liga dos Campeões devido a uma bobeira defensiva. Por isso, os turcos abordaram o restante do jogo contra os franceses com cautela.

Entretanto, tudo mudou quando Kahveci, do Fenerbahçe, ia sair cara a cara com o goleiro, mas o defensor Mandi, do Lille, entrou solando a cabeça do adversário. Como consequência, levou o cartão vermelho direto.

Apesar de partir para o tudo ou nada, os canários amarelos sofreram um duro golpe quando a bola bateu no braço de seu zagueiro dentro da grande área. O VAR sugeriu a revisão e o árbitro deu o pênalti.

Jonathan David não desperdiçou e deixou tudo no igual. Praticamente no último lance, o Fenerbahçe cabeceou uma bola no travessão. Mas tudo isso não foi suficiente para salvar José Mourinho na Liga dos Campeões.

Foto de Matheus Cristianini

Matheus CristianiniRedator

Jornalista formado pela Unesp, com passagens por Antenados no Futebol, Bolavip Brasil, Minha Torcida e Esportelândia. Na Trivela, é redator de futebol nacional e internacional.
Botão Voltar ao topo