Eliminatórias da EurocopaInglaterra
Tendência

O experimento no meio continuou funcionando, e a Inglaterra passeou contra a Macedônia do Norte

Alexander-Arnold foi bem novamente na nova posição - e contra um adversário mais difícil que não conseguiu uma finalização em Old Trafford

A Inglaterra é leoa de eliminatórias, e nem sempre, raramente, quase nunca, isso se traduz em campanhas relevantes nas principais competições, mas a goleada por 7 a 0 desta segunda-feira contra a Macedônia do Norte em Old Trafford foi impressionante. Pela qualidade dos gols, a imposição, e porque o adversário não é uma baba como Malta, por exemplo, despachada sem esforços na última sexta-feira. Trent Alexander-Arnold foi novamente escalado no meio-campo e Bukayo Saka marcou três vezes.

A nova posição do jogador do Liverpool foi a novidade da seleção inglesa nesta Data Fifa. Ele passou a executar essa função nos últimos meses pelo clube, mas ainda escalado como lateral direito. Southgate preferiu colocá-lo diretamente no trio de meio-campistas, ao lado de Jordan Henderson e Declan Rice. Ele teve uma grande atuação contra Malta, mas… era Malta. Se também não é uma potência, a Macedônia do Norte foi responsável por tirar a Itália da Copa do Mundo e recentemente ganhou da Alemanha fora de casa.

É verdade que os resultados não foram brilhantes desde a zebra contra os italianos. Os macedônios ganharam apenas de seleções nanicas (Gibraltar, Malta e Ilhas Faroe), mas goleá-los não é automático, principalmente sem permitir uma única finalização em 90 minutos. Em relação à partida anterior, Gareth Southgate fez duas mudanças na defesa, com os campeões europeus Kyle Walker e John Stones voltando aos titulares, e teve Marcus Rashford pelo lado esquerdo do setor ofensivo, na vaga de James Maddison.

Arnold não participou tão diretamente dos gols quanto na goleada sobre Malta, mas ainda deixou suas impressões digitais na maioria das jogadas, e a Inglaterra acaba tendo uma dupla muito criativa quando Harry Kane também recua para ajudar na armação, como costuma fazer em vários momentos da partida. Aos 29 minutos, foi finalizador mesmo, aparecendo no coração da grande área para completar o cruzamento rasteiro de Luke Shaw. Pouco depois, Arnold rolou na direita para Walker encontrar Saka, que dominou e bateu pelo alto para ampliar.

O lateral do Liverpool deu outro bom passe para Rashford, que tabelou com Maguire pela meia esquerda e ficou cara a cara com Stole Dimitrievski, que saiu bem para abafar. No minuto seguinte, Jordan Henderson pressionou na lateral, Kane interceptou e devolveu para o meia. Rashford completou o cruzamento para levar a Inglaterra ao intervalo com boa vantagem. Na retomada, o gol mais bonito do dia. Arnold lançou do campo de defesa, Saka dominou com a perna esquerda, ajeitou no peito e soltou uma bomba da entrada da área, sem chances para Dimitrievski.

A porteira abriu de vez para a goleada Inglesa. Após dividida com Arnold no círculo central, Kane emendou um passe rasteiro para Saka tocar na saída de Dimitrievski para o garoto do Arsenal completar seu hat-trick. Nikola Serafiov tentou cortar o cruzamento de Jack Grealish antes que ele alcançasse Harry Kane, na boca do gol, e até conseguiu, mas Kalvin Phillips marcou no rebote. Egzon Bejtulai ainda agarrou Stones em uma cobrança de escanteio e deu a Kane a chance de fechar o placar em uma cobrança de pênalti, que ele não desperdiçou.

A Inglaterra chegou a 12 pontos em quatro rodadas, 100% de aproveitamento. A Macedônia parou em três. O grupo das Eliminatórias da Eurocopa também conta com Ucrânia, com seis, e Itália, com apenas três, mas dois jogos a menos que os ingleses pela participação na fase final da Liga das Nações.

Foto de Bruno Bonsanti

Bruno Bonsanti

Como todo aluno da Cásper Líbero que se preze, passou por Rádio Gazeta, Gazeta Esportiva e Portal Terra antes de aterrissar no site que sempre gostou de ler (acredite, ele está falando da Trivela). Acredita que o futebol tem uma capacidade única de causar alegria e tristeza nas mesmas proporções, o que sempre sentiu na pele com os times para os quais torce.
Botão Voltar ao topo