Eliminatórias da EurocopaEuropa

Era Hiddink na Holanda já começou com quebra negativa de recorde e pixotada

A sequência ao trabalho de Louis van Gaal na Holanda foi toda delineada com impressionante antecipação pela Federação Holandesa, que já definiu Guus Hiddink como técnico até a Eurocopa de 2016 e Danny Blind para o cargo depois do torneio, encerrando o projeto em 2018 – tudo isso antes mesmo do início do Mundial deste ano. No papel, tudo muito bonito, mas, logo no primeiro jogo oficial após o terceiro lugar na Copa, a Oranje caiu diante da República Tcheca, por 2 a 1, a primeira derrota da equipe em jogos de Eliminatórias em quase três anos (classificação à Copa de 2014 foi invicta).

VEJA TAMBÉM: Bale tem a chance de tornar o sonho de Gales real na Euro 2016

A última vez em que a Holanda havia sido batida em um jogo de Eliminatória foi no dia 11 de outubro de 2011, na partida final da campanha para a Euro 2012: derrota por 3 a 2 para a Suécia. Diferentemente daquele dia, em que o resultado se definiu nos primeiros minutos do segundo tempo, dessa vez o revés foi mais lamentado: gol de Vaclav Pilar aos 45 da etapa final, após falha bisonha de Janmaat.

Antes disso, um golaço de Borek Dockal havia inaugurado o marcador para os tchecos no primeiro tempo. Apesar de ser a grande favorita, a Oranje terá pela frente ainda oponentes que podem ser bem chatos, como a Turquia e a Islândia, então começar perdendo definitivamente não foi nada bom para Hiddink.

Confira o belo gol de Dockal e a falha de Janmaat que definiram a derrota holandesa:

Foto de Leo Escudeiro

Leo Escudeiro

Apaixonado pela estética em torno do futebol tanto quanto pelo esporte em si. Formado em jornalismo pela Cásper Líbero, com pós-graduação em futebol pela Universidade Trivela (alerta de piada, não temos curso). Respeita o passado do esporte, mas quer é saber do futuro (“interesse eterno pelo futebol moderno!”).
Botão Voltar ao topo