Europa

Em resposta à crise, Uefa espalha Euro pela Europa

A Uefa mudou a forma como a Eurocopa será sediada para o ano de 2020. O torneio será sediado em diversos países, como queria o presidente Michel Platini. A decisão foi confirmada na reunião do comitê executivo da entidade, nesta quinta-feira. Destra forma, o dirigente argumenta que os custos para sediar um evento como esse ficarão menores para os países.

Segundo Helmut Sandrock, dirigente da Federação Alemã, o torneio deve ter 12 sedes. A Inglaterra já solicitou à Uefa para sediar a semifinal e a final em Wembley e outros países britânicos, como a Escócia e País de Gales, também manifestaram seu interesse. A Irlanda e a Turquia são outros candidatos a receber os jogos do torneio.

A ideia de Michel Platini em espalhar os jogos pelo continente tem a ver com a crise econômica. Sediar eventos esportivos como a Eurocopa exige gastos grandes de dinheiro do governo, o que quase complicou o evento na Ucrânia em 2012.

“Uma decisão importante foi tomada”, explicou o secretário geral da Uefa, Gianni Infantino. “A Euro 2020 será sediada pelo continente, em diversas grandes cidades, depois da decisão tomada hoje. Uma Eurocopa pela Europa seguirá uma ideia inicial do presidente da Uefa, Michel Platini”, continuou o dirigente. “A resposta foi extremamente positiva de todas as federações nacionais”.

Ainda não há um número definido de cidades para sediar o torneio. A escolha definitiva das cidades será feita no primeiro semestre de 2014. O formato da competição ainda não foi decidido.

Segundo a entidade, esse formato nômade da Eurocopa valerá apenas para 2020. Na edição seguinte, em 2024,

Foto de Felipe Lobo

Felipe Lobo

Formado em Comunicação e Multimeios na PUC-SP e Jornalismo pela USP, encontrou no jornalismo a melhor forma de unir duas paixões: futebol e escrever. Acha que é um grande técnico no Football Manager e se apaixonou por futebol italiano (Forza Inter!). Saiu da posição de leitor para trabalhar na Trivela em 2009, onde ficou até 2023.
Botão Voltar ao topo