EuropaLiga Europa

Em nova decepção nas copas europeias, Tottenham perde o primeiro jogo para o Gent

Muitas vezes, os clubes ingleses deixam a Liga Europa em segundo plano. Mas não foi necessariamente isso que fez o Tottenham, iniciando sua caminhada na competição continental após cair na fase de grupos da Liga dos Campeões. Nem a escalação repleta de titulares feita por Mauricio Pochettino ajudou os Spurs. Os londrinos perderam na visita à Bélgica, 1 a 0 para o Gent, e terão trabalho para seguir em frente no torneio. A vitória no reencontro na Inglaterra será obrigação – e por mais de um gol de diferença, exceção feita ao 1 a 0 reverso, que leva à prorrogação.

Dentre aqueles que costumam ser titulares no Tottenham, além dos lesionados, apenas Heung-Min Son e Christian Eriksen ficaram no banco. De resto, Pochettino apostou na força máxima. E se deu mal. Embora Harry Kane tenha finalizado uma bola que triscou a trave, o Gent conseguiu ser mais efetivo. Colheu os frutos aos 14 minutos do segundo tempo, em lance de enorme liberdade dentro da área que Jérémy Perbet completou para as redes. Outra vez, os vacilos defensivos dos Spurs custavam caro – assim como aconteceu no final de semana, contra o Liverpool, em mais uma noite na qual se esperava mais dos londrinos.

O Gent possui uma equipe jovem, mas ao mesmo tempo tarimbada nas competições continentais. Afinal, os belgas aprontaram na última edição da Champions, ao se classificarem na chave que também contava com Lyon, Valencia e Zenit. Só caíram nas oitavas de final, diante do Wolfsburg, depois de darem muito trabalho. Agora, podem buscar a façanha em Londres. Diante do que aconteceu nesta quinta, dá para sonhar com a surpresa, especialmente se o Tottenham não mudar sua atitude.

Nas outras partidas

Dentre os outros jogos iniciados às 16h (horário de Brasília), destaque para a goleada do Rostov. Depois de fazerem bonito na Champions, os russos engoliram o Sparta Praga no jogo de ida, por 4 a 0. A expulsão de Tiémoko Konaté, aos 32 minutos do primeiro tempo, ruiu os planos dos tchecos fora de casa. Outra goleada aconteceu na Holanda. O Lyon não teve piedade ao visitar o AZ e enfiou 4 a 1. Alexandre Lacazette balançou as redes duas vezes.

Na Espanha, o Shakhtar Donetsk conquistou uma grande vitória em Balaídos. Os ucranianos derrotaram o Celta de Vigo por 1 a 0, tento de Gustavo Blanco, aproveitando rebote em ótimo contra-ataque. O Copenhague calou a torcida do Ludogorets dentro da Bulgária. O gol contra de Anciet Andrianantenaina e o tento de Youssef Toutouh abriram o caminho para o 2 a 1 dos dinamarqueses. Olympiacos e Osmanlispor ficaram no 0 a 0 na Grécia, enquanto o Astra Giurgiu buscou o 2 a 2 em casa contra o Genk aos 45 do segundo tempo. Mais cedo, abrindo a rodada, o Krasnodar recebeu o Fenerbahçe e fez as honras da casa, ganhando por 1 a 0, gol de Victor Claesson.

Foto de Leandro Stein

Leandro Stein

É completamente viciado em futebol, e não só no que acontece no limite das quatro linhas. Sua paixão é justamente sobre como um mero jogo tem tanta capacidade de transformar a sociedade. Formado pela USP, também foi editor do Olheiros e redator da revista Invicto, além de colaborar com diversas revistas. Escreveu na Trivela de abril de 2010 a novembro de 2023.

Conteúdos relacionados

Botão Voltar ao topo