Futebol europeu

Cristiano Ronaldo x Jorge Jesus: Polêmicas de atacante com técnicos de Portugal são antigas

Atacante já teve episódios de rusgas com comandantes de Portugal; com Jesus, imprensa portuguesa diz que polêmica foi superada

Uma “guerra” incendeia a seleção portuguesa neste momento. Cristiano Ronaldo ficou irritado com Jorge Jesus após não sair do banco de reservas na vitória sobre a Noruega, 2 a 1, no último domingo (27). O atacante ficou fora dos dois últimos treinos e foi publicado na mídia local que ocorreu uma “reunião de emergência” nesta quarta-feira (30) para tentar contornar a situação.

Maior jogador da história de Portugal, CR7 sempre teve um status intocável ao defender seu país e agora, aos 41 anos, vê novamente sua posição ameaçada. A polêmica com um técnico da seleção não é novidade e também já envolveu incômodos ao ser reserva.

Trivela: Futebol europeu por quem entende

Trivela: Futebol europeu por quem entende

Leia →

Relembre algumas das discussões de Cristiano com técnicos da seleção lusitana.

‘Tem pressa em me tirar', teria dito Cristiano Ronaldo a Fernando Santos

Fernando Santos e Cristiano Ronaldo antes de jogo de Portugal na Copa do Mundo de 2022
Fernando Santos e Cristiano Ronaldo antes de jogo de Portugal na Copa do Mundo de 2022 (Foto: IMAGO / Matthias Koch)

Na Copa do Mundo de 2022, quando o maior artilheiro da seleção portuguesa já estava em declínio físico e técnico, ele já via seu status ameaçado. No último jogo da fase de grupos, contra a Coreia do Sul, foi substituído após 65 minutos. Na saída de campo, uma leitura labial flagrou Ronaldo reclamando o que seria um recado ao técnico Fernando Santos: “Tem pressa em me tirar“.

Depois da partida, o jogador disse que estaria, na verdade, discutindo com um atleta sul-coreano. O treinador, mesmo tendo confirmado a versão, reviu o momento da saída dele e disse que não gostou nada do que viu. “A partir daí, esses assuntos se resolvem dentro de casa”, disse, para amenizar.

Cristiano Ronaldo, titular nos jogos do grupo no Mundial do Catar, virou reserva de Portugal no mata-mata e só entrou no segundo tempo pelo restante da campanha. Como novo centroavante titular, Santos escolheu Gonçalo Ramos, que marcou um hat-trick nas oitavas de final contra a Suíça e passou em branco na eliminação para Marrocos. O técnico deixou a seleção ao fim da competição.

Em 2010, atacante questionou técnico da seleção portuguesa após eliminação

Cristiano Ronaldo ouve instruções do técnico Carlos Queiroz
Cristiano Ronaldo ouve instruções do técnico Carlos Queiroz (Foto: IMAGO / Pro Shots)

A queda na Copa de 2010 para a Espanha, nas oitavas de final, 1 a 0, rendeu a primeira grande polêmica do craque português com um técnico da seleção. Na zona mista do Estádio Green Point, na África do Sul, o atacante foi questionado sobre a derrota e devolveu a responsabilidade ao treinador da época: “Quer que eu explique? Fale com o Carlos Queiroz“.

Queiroz, que havia trabalhado com Cristiano Ronaldo antes no Manchester United, foi demitido de Portugal em setembro daquele ano, após início ruim nas Eliminatórias para a Eurocopa 2016. Em 2011, ele não quis entrar em polêmica ao relembrar o caso.

— Não devo nada ao Cristiano Ronaldo, nem ele a mim. A única coisa que importa dizer é que eu sei, e ele sabe, aquilo que eu fiz por ele na sua vida profissional e privada. E para mim é o quanto basta — disse ao programa “Bola Branca”.

Jorge Jesus e Cristiano Ronaldo, aparentemente, se acertaram

Com Jorge Jesus, o atacante não ficou incomodado só por ter sido reserva, mas porque o técnico havia lhe prometido minutos no jogo com a Noruega. CR7 chegou a aquecer, mas não entrou em campo. Ao fim dos 90 minutos, foi direto ao vestiário, sem celebrar a torcida como fez o restante do elenco. JJ explicou que mudou de ideia pelo contexto do jogo.

Cristiano Ronaldo como reserva em jogo de Portugal
Cristiano Ronaldo como reserva em jogo de Portugal (Foto: IMAGO / SOPA Images)

A reunião entre as partes, porém, parece ter resolvido os problemas. Segundo a emissora “RTP”, a conversa entre treinador e jogador, com a presença do presidente da federação local, Pedro Proença, que viajou apenas para isso, foi tranquila e “deixou a impressão de que o episódio foi superado“.

A ver como será a sequência do episódio. A seleção portuguesa duela com a Dinamarca, nesta quinta-feira (1º), antes de receber novamente a Noruega no próximo domingo (4), todos confrontos pela fase de grupos da Liga das Nações.

Cristiano Ronaldo ter sido reserva no duelo mais difícil, depois de ter atuado na vitória sobre País de Gales, pode ser uma indicação de que, em contextos mais complexos, de adversários que precisam de pressão no campo de ataque, ele vire apenas uma opção no banco. É uma questão que só Jorge Jesus pode responder. Antes, ele já havia indicado que o craque não tem posição fixa.

Foto de Carlos Vinicius Amorim

Carlos Vinicius AmorimRedator

Nascido e criado em São Paulo, é jornalista pela Universidade Paulista (UNIP). Já passou por Yahoo!, Premier League Brasil e The Clutch, além de assessorias de imprensa. Escreve sobre futebol nacional e internacional na Trivela desde 2023.

Conteúdos relacionados

Botão Voltar ao topo