Conference League

Resumo da Conference: Roma avança em 1º, Basel passeia e Slavia Praga elimina Union Berlim

Roma consegue tomar primeiro lugar do Bodo/Glimt na última rodada, Arthur Cabral brilha pelo Basel e Slavia Praga segura Union Berlim para se classificar

A última rodada da fase de grupos da Conference League devolveu a liderança de grupo à Roma, depois de altos e baixos ao longo desta fase. Também consagrou Arthur Cabral, que carregou o Basel, líder, com tranquilidade. Teve também o PAOK conseguindo a classificação, assim como o Slavia Praga, que eliminou o Union Berlim ao segurar um empate em plena Alemanha. O sorteio da próxima fase da Conference League será na segunda-feira, dia 13. Os primeiros colocados vão direto para as oitavas de final, enquanto os segundos colocados fazem um playoff contra os times que vierem da Liga Europa.

Líderes, classificados diretamente às oitavas: LASK Linz, Gent, Roma, AZ, Feyenoord, Copenhague, Rennes, Basel

Vice-líderes, classificados aos 16-avos de final: Bodo/Glimt, Maccabi Tel-Aviv, PAOK, Partizan, Qarabag, Randers, Slavia Praga, Tottenham/Vitesse

Repescados da Liga Europa: Celtic, Fenerbahçe, Leicester, Olympique de Marseille, Midtjylland, PSV, Rapid Viena e Sparta Praga.

Grupo A: LASK Linz passeia

O LASK Linz sobrou neste grupo e já tinha garantido a classificação, mas venceu mais uma vez. Em casa, diante do HJK da Finlândia, venceu por 3 a 0 e termina esta fase de grupos com 16 pontos, cinco vitórias e um empate. O empate foi justamente contra o segundo colocado da chave, Maccabi Tel Aviv, que empatou por 1 a 1 com o Alashkert, da Armênia, por 1 a 1e terminou com 11 pontos. O HJK ficou com seis, enquanto o Alashkert ficou com um ponto.

Grupo B: Partizan segura Anorthosis e se classifica

No Grupo B, o Gent ficou com a primeira posição do grupo depois de vencer o Flora Tallinn, da Estônia, por 1 a 0. Ficou com 13 pontos, bem à frente do Partizan, segundo colocado. Os sérvios garantiram a sua vaga com um empate por 1 a 1 com o Anorthosis, do Chipre, em 1 a 1. Com isso, ficou com oito pontos contra seis dos cipriotas. O Flora terminou em último, com cinco pontos.

Grupo C: Roma toma o primeiro lugar do Bodo/Glimt

A Roma passou bastante vergonha nesta Conference League, com o ponto mais baixo sendo a goleada por 6 a 1 sofrida diante do Bodo/Glimt. Mesmo assim, ainda conseguiu salvar o primeiro lugar do grupo nesta última rodada. Isso porque os romanistas venceram o CSKA Sofia fora de casa por 3 a 2 e viram os noruegueses empatarem por 1 a 1 com o Zorya Luhansk por 1 a 1. Assim, a Roma termina com 13 pontos, contra 12 do Bodo/Glimt. Zorya, com sete, e CSKA Sofia, com um, completam o grupo.

Grupo D: Randers perde, mas ainda se classifica

O AZ dominou o Grupo D com quatro vitórias e dois empates e terminou a fase de grupos com uma vitória por 1 a 0 sobre o Randers, da Dinamarca. Com isso, complicou os dinamarqueses, que tiveram que torcer para o Cluj, que não tinha ganhado de ninguém. Mas ganharam do Jablonec por 2 a 0, logo na última rodada, e assim favoreceu o Randers. O AZ terminou em primeiro com 14 pontos, o Randers com sete também avança, Jablonec ficou com seis e Cluj com quatro.

Grupo E: Feyenoord sobra e Slavia Praga tira Union Berlim

O Feyenoord foi senhor do Grupo E. Fechou a fase de grupos com a quarta vitória em seis jogos – além de dois empates – ao bater o Maccabi Haifa por 2 a 1. Os israelenses terminaram em último no grupo, com quatro pontos. O confronto direto pela vaga aconteceu entre Union Berlim e Slavia Praga. Na Alemanha, o Union precisava vencer de qualquer jeito. Ficou no empate por 1 a 1 e quem comemorou foram os tchecos, que avançaram com oito pontos contra sete dos alemães.

Grupo F: Copenhague domina e PAOK fica em segundo

O Copenhague terminou a fase de grupos com cinco vitórias e uma derrota e venceu também nesta última rodada. Em casa, bateu o Slovan Bratislava por 2 a 0. Quem ficou com a segunda vaga foi o PAOK, da Grécia, que bateu o Lincoln Red Imps, de Gibraltar, por 2 a 0. O Copenhague terminou com 15 pontos, com o PAOK terminando com 11. O Slovan Bratislava ficou com oito e o Lincoln não teve ponto algum.

Grupo G: Vitesse vence e espera o Tottenham

O Grupo G foi o único que ainda não teve a sua definição. Isso porque o jogo entre Tottenham e Rennes foi adiado por um surto de Covid no elenco dos ingleses. Então, o único jogo que aconteceu foi entre Vitesse e Mura e os neerlandeses venceram por 3 a 1 e chegaram a 10 pontos. Está na segunda posição, mas depende do Tottenham não vencer o Rennes quando o jogo acontecer, algo que não há data definida.

Grupo H: Basel, de Arthur Cabral, deita e rola

O Basel já estava garantido na próxima fase, mas ainda precisava garantir o primeiro lugar. Em um confronto direto com o Qarabag, do Azerbaijão, Arthur Cabral brilhou, fez dois gols e o time suíço venceu por 3 a 0. Com isso, o time terminou com 14 pontos, contra 11 do time azeri. No jogo entre já eliminados, Omonia e Kairat ficaram no 0 a 0 e terminaram com quatro e dois pontos, respectivamente.

Foto de Felipe Lobo

Felipe Lobo

Formado em Comunicação e Multimeios na PUC-SP e Jornalismo pela USP, encontrou no jornalismo a melhor forma de unir duas paixões: futebol e escrever. Acha que é um grande técnico no Football Manager e se apaixonou por futebol italiano (Forza Inter!). Saiu da posição de leitor para trabalhar na Trivela em 2009, onde ficou até 2023.
Botão Voltar ao topo