Resumão da Conference: Viktoria Plzen, Club Brugge, Frankfurt e PAOK já estão nos mata-matas
O Viktoria Plzen é o único time com 100% de aproveitamento e até se garantiu na liderança, enquanto Frankfurt e PAOK brigarão pelo primeiro lugar
A Conference League começa a definir os primeiros classificados aos mata-matas. Nesta quinta-feira, os três primeiros times se garantiram na fase decisiva da competição. O Viktoria Plzen é quem mais chama atenção, agora único com 100% de aproveitamento e isolado na liderança de sua chave. Já sabe que entrará direto nas oitavas, como primeiro colocado do grupo. O Club Brugge também se confirmou ao menos nos 16-avos d final. Enquanto isso, PAOK e Eintracht Frankfurt passaram juntos, ainda precisando definir quem estará no topo da chave. Abaixo, um resumão da rodada:
Grupo A
O Olimpija Ljubljana deu o troco no KÍ Klaksvík pela derrota nas Ilhas Faroe e praticamente definiu a situação no Grupo A. Com os 2 a 0 dos eslovenos em casa, a situação fica aberta justamente aos concorrentes da chave, Lille e Slovan Bratislava. O triunfo do Olimpija demorou a se definir, mas acabou ajudado justamente por Árni Frederiksberg, craque do KÍ na epopeia continental. O ponta foi expulso no início do segundo tempo e abriu caminho aos alviverdes, que marcaram seus gols depois dos 39 da etapa final, com David Sualehe e Mustafa Nukic.
Já na Eslováquia, Slovan e Lille empataram por 1 a 1. Os franceses tiveram mais a bola e abriram o placar com Ángel Gomes, mas os eslovacos tinham parado na trave com o placar zerado e buscaram o prejuízo graças a Aleksandar Cavric. O Lille lidera o grupo com oito pontos e fica em situação bastante cômoda. O Slovan Bratislava também só corre riscos se bobear muito, com sete pontos. KÍ aparece com quatro pontos e o Olimpija somou os primeiros três.
Grupo B
A maior chuva de gols da rodada na Conference aconteceu no Grupo B. O Breidablik bem que tentou aprontar na Islândia, mas tomou a virada do Gent por 3 a 2. Foi uma noite inspirada do garoto Gift Orban, descontente pela falta de minutos nos últimos tempos, mas que deu sua resposta com três gols. Orban anotou o primeiro de cabeça, aos seis minutos. A reação do Breidablik foi instantânea, com gols aos 16 e aos 18, ambos com Jason Svanthórsson. No entanto, a partida era mesmo de Gift Orban. Empatou novamente num pênalti no início do segundo tempo e depois completou o hat-trick de canhota.
A outra partida da chave, na Polônia, envolvia dois clubes de países em guerra. E o Maccabi Tel Aviv não tomou conhecimento do Zorya Luhansk, com os 3 a 1 no marcador. Derrick Luckassen fez o primeiro aos sete, enquanto Dor Peretz anotou dois antes do intervalo. Danyil Alefirenko descontou no segundo tempo, mas ficou nisso. O Gent sobra na liderança com dez pontos, enquanto o Maccabi Tel Aviv está logo abaixo com seis. O Zorya estacionou nos quatro e o Breidablik continua zerado.
Grupo C
Placares econômicos no Grupo C. Que, ainda assim, sustentam o único time com 100% de aproveitamento na Conference. O Viktoria Plzen não apenas garantiu a classificação, como também se confirmou na primeira colocação, o que o bota diretamente nas oitavas de final. Os tchecos fizeram sua parte dentro de casa contra o Dinamo Zagreb, com o triunfo por 1 a 0. O gol saiu num pênalti convertido por Tomás Chory. No outro embate da noite, Astana e Ballkani empacaram no 0 a 0 dentro do Cazaquistão.
O Viktoria Plzen tem 12 pontos, vendo de longe os concorrentes se engalfinharem mais abaixo. O Ballkani tem quatro pontos, assim como o Astana. Já o Dinamo Zagreb é a surpresa negativa da chave e contabiliza só três pontos, com três derrotas consecutivas no torneio.
Grupo D
O Bodo/Glimt conquistou um resultado notável em Istambul. Afinal, os noruegueses pouco se importaram com a pressão da torcida e derrotaram o Besiktas por 2 a 1. O destaque do time foi Faris Moumbagna, que assinalou os dois gols. Marcou o primeiro no fim da etapa inicial e o segundo pouco depois do intervalo. Tayfur Bingöl descontou com um míssil e havia tempo para a reação dos turcos, mas não rolou. Na Bélgica, o Club Brugge fez 2 a 0 no Lugano. Igor Thiago anotou o primeiro de pênalti e Ferran Jutglà errou outro penal. Nos acréscimos, Hans Vanaken determinou os números finais.
O Club Brugge assegurou a classificação antecipada, com dez pontos. O Bodo/Glimt também está relativamente tranquilo com sete pontos. O Lugano tenta correr atrás do prejuízo, com quatro pontos. Já o Besiktas decepciona na lanterna, com um mísero pontinho.
Grupo E
Num dos grupos mais nivelados da Conference, dois times disparam. O Aston Villa deu um salto graças aos resultados contra o AZ. Depois da goleada na Holanda, desta vez os Villans passaram aperto e ganharam por 2 a 1 em Birmingham, de virada. O time de Unai Emery foi melhor durante o primeiro tempo, mas Vangelis Pavlidis abriu a contagem para o AZ na volta do intervalo. O empate saiu com Diego Carlos, mas num escanteio que tinha sido erroneamente marcado pela arbitragem. Já na reta final, Douglas Luiz saiu do banco e deu um passe magistral para Ollie Watkins decretar o triunfo.
Quem está no mesmo ritmo é o Legia Varsóvia, que fez 2 a 0 sobre o Zrinjski Mostar. A partida se resolveu em meia hora na Polônia, com gols de Rafal Augustyniak e Josué. Legia e Aston Villa estão praticamente classificados, ambos com nove pontos. AZ e Zrinjski precisarão de milagres para uma reviravolta, cada um com três pontos.
Grupo F
A Fiorentina foi bastante econômica, mas conquistou um resultado importante no Grupo F, ao anotar 1 a 0 contra o Cukaricki na Sérvia. O gol saiu logo aos oito minutos, num pênalti convertido por M'Bala Nzola. O grupo ficou embolado também pelo resultado na Hungria, com o empate por 1 a 1 entre Ferencváros e Genk. Aleksandar Pesic anotou para os magiares, mas os belgas empataram com Daniel Muñoz, num jogo aberto que terminou com 35 finalizações.
A Fiorentina toma a liderança isolada com oito pontos. Ferencváros e Genk estão na perseguição, cada um com seis pontos. Já o Cukaricki ainda não pontuou, zerado na lanterna. O desafio para a Viola agora é se provar nos dois confrontos diretos, depois de dois empates nos primeiros encontros.
Grupo G
O Grupo G conta com os dois classificados, aguardando apenas a briga pelo primeiro lugar. O Eintracht Frankfurt carimbou sua passagem na Finlândia, onde fez 1 a 0 sobre o HJK Helsinque. Farès Chaïbi anotou o bonito gol aos 30 minutos, num chute do bico da grande área que entrou na gaveta. As Águias ainda mandaram duas bolas na trave, mas o HJK saiu na bronca com um gol anulado sem muitos motivos pela arbitragem, que anotou uma falta inexistente.
Também passou o PAOK, mesmo com os 2 a 2 contra o Aberdeen em Salônica, com domínio total dos gregos e dois gols dos escoceses em suas duas únicas finalizações. A primeira veio aos 14 minutos, com tento de Duk. Taison empatou para a Águia de Duas Cabeças ainda no primeiro tempo e Mbwana Ally Samatta virou na segunda etapa. O empate dos visitantes saiu numa bela cobrança de falta de Jamie McGrath. O PAOK fica com dez pontos, contra nove do Frankfurt. O Aberdeen soma dois pontos e o HJK tem só um. O confronto direto entre os líderes ocorre na próxima rodada, na Alemanha.
Grupo H
O Fenerbahçe vinha com 100% de aproveitamento na temporada, mas perdeu no final de semana pelo Campeonato Turco diante do Trabzonspor e também sucumbiu na Conference, durante a visita ao Ludogorets. Os búlgaros fizeram 2 a 0 em casa. Jakub Piotrowski abriu a contagem com um golaço, em petardo do meio da rua. Michy Batshuayi parou na trave quando tentou empatar e, nos acréscimos, o brasileiro Rwan Cruz definiu a parada. No outro embate, Nordsjaelland e Spartak Trnava empataram por 1 a 1 na Dinamarca. Marcus Ingvartsen fez o primeiro de pênalti aos anfitriões e os eslovacos empataram com Michal Duris.
O Fenerbahçe ainda é o líder com nove pontos, mas os concorrentes se aproximaram. O Nordsjaelland ficou com sete pontos e o Ludogorets chegou aos seis. O Spartak Trnava está oficialmente eliminado, com um ponto, já que os dois times que teoricamente poderia alcançar ainda se enfrentam.