Conference League

Resumão da Conference: Roma goleia com bicicleta de Abraham e é um dos 11 garantidos nos mata-matas

LASK Linz, Gent, AZ, Feyenoord, Copenhague e Rennes já sabem que avançam na liderança

A Conference League guardou um conto de fadas nesta quinta-feira. O pequenino Mura derrotou o Tottenham, em sua primeira vitória na fase de grupos de um torneio continental, e ainda complicou a situação dos Spurs. E, depois da quinta rodada, algumas equipes já se confirmam nos mata-matas. São seis times garantidos na primeira colocação: LASK Linz, Gent, AZ, Feyenoord, Copenhague e Rennes. No formato do torneio, esses clubes passam direto às oitavas. O único segundo colocado confirmado é o Maccabi Tel Aviv, que encarará os repescados da Liga Europa nos 16-avos de final. Enquanto isso, Bodo/Glimt e Roma, bem como Qarabag e Basel, estão garantidos nos mata-matas – falta só saber quem assumirá a ponta. Abaixo, o resumão da noite:

Grupo A

Tudo resolvido no Grupo A da Conference. O LASK Linz avança na primeira colocação, com o Maccabi Tel-Aviv em segundo. Nesta quinta, ocorreu o confronto direto em Israel, com vitória dos austríacos por 1 a 0 – gol de Sascha Horvath já aos 44 do segundo tempo. No duelo entre eliminados, o HJK Helsinque pelo menos fez as honras da casa na Finlândia e bateu o Alashkert por 1 a 0. Atomu Tanaka marcou o gol num belo chute.

Classificação fornecida por SofaScore LiveScore

Grupo B

Uma possível surpresa pode pintar no Grupo B da Conference. Afinal, o Flora Tallinn conseguiu sua primeira vitória em fases de grupos de torneios continentais, contra o Partizan Belgrado, com o 1 a 0 no placar. O triunfo na Estônia saiu graças a uma cabeçada de Martin Miller. No outro duelo da rodada, mais uma surpresa com o 1 a 0 do Anorthosis Famagusta sobre o Gent, no Chipre. E o gol foi fantástico, com o chute de Lazaros Christodoulopoulos de quase da linha central, encobrindo o goleiro. O Gent é o único classificado, com 10 pontos, assegurado na liderança. Partizan tem sete, com Flora e Anorthosis logo atrás somando cinco. Na rodada final, o Partizan pega o Anorthosis em casa e o Flora visita o Gent.

Classificação fornecida por SofaScore LiveScore

Grupo C

Dois classificados, restando saber quem lidera. A Roma fez sua melhor atuação e os 4 a 0 sobre o Zorya Luhansk no Olímpico ficaram baratos, pelas chances perdidas. Carles Pérez fez o primeiro e Nicolò Zaniolo ampliou, antes que Jordan Veretout perdesse um pênalti no fim do primeiro tempo. Zaniolo, inspiradíssimo, fez uma jogadaça para Tammy Abraham ampliar. E o segundo tento do inglês (depois de alguns lances clamorosos perdidos) seria uma pintura, de bicicleta. A liderança, ainda assim, fica com o Bodo/Glimt, que derrotou o CSKA Sofia por 2 a 0 na Noruega. Sondre Fet e Erik Botheim anotaram os tentos. O Bodo/Glimt tem 11 pontos, contra 10 da Roma. Na rodada final, os noruegueses visitam a Ucrânia e os italianos vão à Bulgária. Zorya e CSKA não têm mais chances.

Classificação fornecida por SofaScore LiveScore

Grupo D

O AZ confirmou a primeira colocação e a classificação às oitavas mesmo com o empate por 1 a 1 na visita ao Jablonec. Os tchecos marcaram o primeiro com Milos Kratochvíl e Hakon Evjen deixou tudo igual aos holandeses. No outro jogo, o Randers saltou à segunda colocação com a vitória por 2 a 1 sobre o Cluj na Dinamarca. Alhaji Kamara e Simon Piesinger marcaram os gols dos dinamarqueses, Ciprian Deac descontou aos romenos. O AZ vem com 11 pontos. A briga fica entre Randers e Jablonec, com os dinamarqueses um ponto à frente. O Cluj está eliminado. Na rodada final, o Randers visita o AZ e o Jablonec viaja para encarar o Cluj.

Classificação fornecida por SofaScore LiveScore

Grupo E

O grupo de maior peso da Conference tem o Feyenoord garantido em primeiro, mas uma boa briga entre Slavia Praga e Union Berlim pela segunda posição. O Feyenoord avançou graças ao grande empate na República Tcheca, por 2 a 2. Peter Olayinka fez o primeiro aos anfitriões e Cyriel Dessers empatou num lindo giro, mas os holandeses ficaram com dez homens antes do intervalo, após a expulsão de Guus Til. O Slavia retomou a vantagem com Jan Kuchta, aos 21 do segundo tempo, mas Dessers voltou a marcar aos 48, numa cabeçada muito bem colocada no cantinho. Em Israel, o Union construiu uma importante vitória por 1 a 0 sobre o Maccabi Haifa, tento de Julian Ryerson. O Feyenoord tem 11 pontos. Slavia vem com sete e o Union com seis, fazendo o confronto direto da última rodada na Alemanha.

Classificação fornecida por SofaScore LiveScore

Grupo F

O Copenhague carimbou o passaporte na primeira colocação, com 12 pontos, ao registrar os 4 a 0 sobre o Lincoln Red Imps. Vitória fácil em Gibraltar, construída logo de cara, com gols anotados por Ísak Jóhannesson, Lukas Lerager, William Boving e Rasmus Hojlund. No outro duelo, o empate por 0 a 0 entre Slovan Bratislava e PAOK deixa tudo aberto para a segunda colocação, apesar da pressão dos gregos na Eslováquia. As duas equipes somam oito pontos, mas é o PAOK que terá tudo para avançar, ao pegar o Lincoln em Salônica na rodada final.

Classificação fornecida por SofaScore LiveScore

Grupo G

A grande zebra dessa Conference aconteceu na Eslovênia, onde o Mura derrotou o Tottenham por 2 a 1. Os anfitriões marcaram o primeiro logo cedo, num golaço de Tomi Horvat. Para piorar, Ryan Sessègnon foi expulso aos 31 minutos. Com o time misto, os Spurs dependeram das mudanças para o segundo tempo e a entrada de jogadores importantes. Harry Kane, que foi titular, empatou aos 27. Já nos acréscimos, Amadej Marosa arrancou no contra-ataque e determinou a façanha aos pequeninos. No outro duelo do grupo, um jogaço com os 3 a 3 de Rennes e Vitesse na França. Durante o primeiro tempo, Gaëtan Laborde fez dois aos anfitriões e Daan Huisman descontou. Na segunda etapa, Laborde até fez o terceiro. Mas, nos 15 minutos finais, os holandeses empataram com Thomas Buitink e Loïs Openda – com o gol decisivo aos 45. O Rennes, classificado em primeiro, chegou aos 11 pontos. Vitesse e Tottenham lutam pela segunda colocação com sete pontos cada e ligeira vantagem no saldo aos Spurs. Na rodada final, porém, os ingleses recebem o Rennes e os holandeses jogam em casa com o Mura.

Classificação fornecida por SofaScore LiveScore

Grupo H

Com os times da chave já classificados, o Basel tomou a primeira colocação do Qarabag. Os suíços foram ao Cazaquistão e venceram o Kairat Almaty por 3 a 2. Vágner Love abriu o placar e Arthur Cabral empatou de pênalti no primeiro tempo. Na segunda etapa, Kano Hovhannisyan marcou o segundo dos anfitriões, mas os visitantes viraram com um golaço de Edon Zhegrova e outro de Pajtim Kasami. Já no Azerbaijão, outra chuva de gols com o Qarabag 2×2 Omonia Nicósia. Os cipriotas fizeram o primeiro com Michal Duris, mas um gol contra de Paris Psaltis e outro de Patrick Andrade já aos 43 do segundo tempo viraram aos azeris. Porém, com dez homens, aos 45, o Omonia empatou com um chute fantástico do campo de defesa de Jordi Gómez. Basel e Qarabag estão com 11 pontos, com o confronto direto no St. Jakob Park pela última rodada definindo o líder.

Classificação fornecida por SofaScore LiveScore

Mostrar mais

Leandro Stein

É completamente viciado em futebol, e não só no que acontece no limite das quatro linhas. Sua paixão é justamente sobre como um mero jogo tem tanta capacidade de transformar a sociedade. Formado pela USP, também foi editor do Olheiros e redator da revista Invicto, além de colaborar com diversas revistas. Escreve na Trivela desde abril de 2010 e faz parte da redação fixa desde setembro de 2011.

Conteúdos relacionados

Botão Voltar ao topo