Fenerbahçe, Freiburg, Betis, Real Sociedad e Rennes se garantem no mata-mata da Liga Europa
Na Conference, Villarreal, West Ham, Istambul Basaksehir e Djurgarden passaram à próxima fase
Após a quarta rodada da fase de grupos da Liga Europa, cinco equipes estão classificadas ao mata-mata da Liga Europa. Fenerbahçe, Freiburg, Betis, Real Sociedad e Rennes garantiram pelo menos um dos dois primeiros lugares, lembrando que o líder da chave avança diretamente às oitavas de final e o segundo colocado tem que passar pela repescagem com os terceiros colocados da Champions League.
O Grupo B não teve segredo. Fenerbahçe e Rennes chegaram a 10 pontos após vitória sobre AEK Larnaca e Dínamo Kiev, respectivamente, nesta quinta-feira. O AEK Larnaca está com três e não pode mais alcançar nenhum deles. Haverá um confronto direto entre os líderes na próxima rodada em Istambul, importante para o primeiro lugar.
O Betis ficou no empate por 1 a 1 com a Roma no Benito Villamarín e também chegou aos 10 pontos. Como ganhou no Olímpico, não pode mais ser ultrapassado pelos italianos no confronto direto. O HJK, da Finlândia, está bem atrás, com apenas um ponto.
A Real Sociedad confirmou sua supremacia no Grupo E ao bater o Sheriff Tiraspol por 3 a 0 no Anoeta. Tem 100% de aproveitamento e uma situação boa para ficar com a primeira vaga porque recebe o Manchester United após ter vencido o primeiro confronto direto no Old Trafford. Sheriff tem apenas três pontos, e o Omonia está zerado.
O Freiburg goleou o Nantes na França, por 4 a 0, e também chegou a quatro vitórias em quatro rodadas. Também deve conseguir a primeira colocação porque tem cinco pontos a mais que o Qarabag. O Nantes está com três, e o Olympiacos, apenas um.
Conference League
A Conference League conheceu quatro classificados nesta quinta-feira: Villarreal, West Ham, Istambul Basaksehir e Djurgarden, da Suécia. Como na Liga Europa, o primeiro colocado passa diretamente às oitavas de final. O segundo passa pela repescagem com os terceiros colocados da competição secundária da Europa.
O Basaksehir contou com dois gols de Stefano Okaka para vencer o RFS, por 3 a 0, e chegar a dez pontos. Não pode mais ser alcançado por Hearts e pelo próprio RFS, com três e dois pontos, respectivamente. A Fiorentina é a segunda colocada, com sete.
O West Ham manteve o 100% de aproveitamento ao bater o Anderlecht no leste de Londres e abriu vantagem de oito pontos para os belgas. O Steaua Bucareste, que levou uma sapatada do Silkeborg, tem apenas um ponto. Os Hammers também estão muito bem colocados para ficar em primeiro lugar, a seis pontos do Silkeborg tendo vencido o primeiro confronto direto fora de casa por 3 a 2.
Outro com quatro vitórias em quatro jogos é o Villarreal, que ganhou fora de casa do Áustria Viena por 1 a 0, com gol de Nicolas Jackson aos 42 minutos do segundo tempo. O Hapoel Beer Sheva tem três pontos, e os austríacos, apenas um. O Submarino Amarelo está garantido em primeiro lugar porque o Lech Poznán parou nos cinco pontos.
O outro classificado é o Djurgarden, da Suécia, que venceu o Gent, por 4 a 2, e chegou a 10 pontos, com vantagem no confronto direto contra os belgas – ganhou ambos os jogos – com quatro. O Shamrock Rovers é o lanterna, com apenas um ponto.