Conference League

‘Ainda grande’, De Gea viveu noite mágica e manteve Fiorentina viva na Europa

Goleiro espanhol empilhou defesas, pegou pênalti e classificou Viola à fase de liga da Conference League

Após estreia decepcionante, David de Gea teve sua primeira grande atuação vestindo as cores da Fiorentina. Diante do Puskás Akadémia, o experiente goleiro, que passou por ano sabático em 2023, efetuou defesas providenciais, pegou um pênalti e classificou a Viola na Conference League.

Nesta quinta-feira (29), o clube italiano empatou por 1 a 1 com a equipe húngara, fora de casa. Como na partida de ida, disputada em Florença, os dois times também empataram (3 a 3), a vaga precisou ser decidida nos pênaltis.

Perfeita na marca da cal, a Fiorentina acertou todas as cinco cobranças. O mesmo, entretanto, não se pode dizer dos donos da casa. De Gea defendeu o arremate de Roland Szolnoki e garantiu o triunfo por 5 a 4.

De Gea exaltado na Itália

Mais de um ano sem clube, oito defesas — sendo seis dentro da área — um pênalti defendido, melhor jogador em campo e classificação garantida. De Gea viveu uma noite memorável na Pancho Arena.

O Gazzetta dello Sport, um dos jornais esportivos mais renomados da Itália, exaltou a atuação e trajetória do goleiro espanhol.

“De Gea, De Gea, De Gea. Ele faz um milagre no primeiro tempo, também o faz no segundo tempo e sela o pênalti de Szolnoki, dando-lhe efetivamente a dimensão do goleiro que ainda é. Um grande goleiro”, disse a publicação do Gazzetta.

Esta foi a segunda partida de De Gea com a camisa da Fiorentina. Na estreia, diante do próprio Puskás Akadémia, o goleiro espanhol sofreu dois gols em menos de 15 minutos. A Viola até conseguiu reagir, mas não conseguiu sair de campo com a vitória.

Com o arqueiro espanhol à disposição do técnico Raffaele Palladino, a Fiorentina volta a campo neste domingo (1), quando enfrenta o Monza, em casa, no Artemio Franchi, pela Serie A.

O drama da Fiorentina em solo húngaro

Assim como no jogo de ida, a Fiorentina sofreu na partida de volta dos playoffs da Conference League. Durante o tempo normal, a Viola mostrou um futebol pobre e por pouco não foi eliminada de maneira precoce.

Mesmo com a atuação abaixo do esperado dos italianos, Moise Kean, atacante ex-Juventus, abriu o placar na Pancho Arena. No entanto, quando a classificação parecia certa, Zsolt Nagy tratou de salvar o Puskás Akadémia. O meio-campista converteu pênalti nos acréscimos do segundo tempo e forçou a prorrogação.

Sem Luca Ranieri, expulso em função do pênalti cometido na reta final da etapa complementar, a Fiorentina também perdeu Pietro Comuzzo por expulsão durante o tempo extra.

Com dois a menos, a Viola não tinha outra alternativa a não ser se defender e segurar o empate. Conseguiu. Nos pênaltis, como citado, De Gea brilhou e garantiu o clube toscano na fase de liga da Conference.

Jogadores da Fiorentina celebram classificação
Jogadores da Fiorentina celebram classificação (Foto: Divulgação/Fiorentina)

Quando será o sorteio da Conference League?

O sorteio da fase de liga da Conference League será realizado nesta sexta-feira (30). Classificada, a Fiorentina integra o pote 1, ao lado de Chelsea, Copenhagen, Gent, LASK e Real Betis.

No novo formato da Conference, cada equipe enfrentará um adversário de cada um dos seis potes — três jogos fora, três jogos em casa.

Potes da Conference League 2024/2025

  • Pote 1: Chelsea, Copenhaga, Gent, Fiorentina, Bétis, Lask Linz
  • Pote 2: Molde, Basaksehir, Legia Varsóvia, Heidenheim, Djurgarden, Apoel Nicosia
  • Pote 3: Vitória SC, Astana, Rapid Wien, Omonia Nicosia, HJK Helsinki, Olimpija Ljubljana
  • Pote 4: Cercle Brugge, Shamrock Rovers, The New Saints, Lugano, Hearts, Mlada Boleslav
  • Pote 5: Petrocub, St. Gallen, Panathinaikos, Backa Topola, Boracc Banja Luka, Jagiellonia
  • Pote 6: Celje, Larne, Dinamo Minsk, Pafos, Vikingur Reykjavik, Noah
Foto de Guilherme Calvano

Guilherme CalvanoRedator

Jornalista pela UNESA, nascido e criado no Rio de Janeiro. Cobriu o Flamengo no Coluna do Fla e o Chelsea no Blues of Stamford. Na Trivela, é redator e escreve sobre futebol brasileiro e internacional.
Botão Voltar ao topo