O dia de copas europeias garantiu a estreia da Bósnia em fases de grupos
O Zrinjski Mostar se confirmou como o primeiro clube da Bósnia na fase de grupos da Liga Europa ou da Conference; vários duelos de peso foram definidos para a última fase classificatória
O sistema de repescagem das fases classificatórias das copas europeias dá repetidas chances aos times que iniciam suas temporadas na Champions League. Os eliminados na Liga dos Campeões ganham novas oportunidades na Liga Europa e/ou na Conference, com caminhos abertos especialmente aos clubes que venceram suas ligas nacionais. Não à toa, novos países garantiram estreantes com certa frequência nas fases de grupos durante os últimos anos. A atual temporada já sabe que contará com a primeira vez do Zrinjski Mostar. A bandeira da Bósnia vai tremular de forma inédita na Liga Europa ou na Conference, depois que os bicampeões nacionais passaram pelo Breidablik, da Islândia.
O Zrinjski Mostar é um clube de história particular na Bósnia. Afinal, os tricolores representam a minoria croata da população do país. O clube foi fundado em 1905 e chegou a ser banido do futebol em 1945, por fazer parte do Campeonato Croata nos tempos de estado fantoche dos nazistas. O ressurgimento aconteceu em 1992, durante a Guerra da Iugoslávia, com a independência bósnia. A equipe servia para reunir a comunidade croata de Mostar. Tal ligação é tão expressiva que permitiu o empréstimo de Luka Modric ao Zrinjski no início de sua carreira, cedido pelo Dinamo Zagreb por uma temporada.
O Zrinjski Mostar também se estabeleceu como um clube importante do Campeonato Bósnio. A equipe soma oito títulos na liga nacional, firmando-se como maior campeão do período após a independência. Os tricolores venceram os dois últimos troféus e, na temporada passada, ainda fizeram a dobradinha com a Copa da Bósnia. Já nas competições continentais, a equipe nunca tinha chegado tão longe, desde a estreia em 2005/06. Sua melhor campanha havia ocorrido exatamente em 2022/23, quando só não alcançou a fase de grupos da Conference por uma derrota diante do Slovan Bratislava na prorrogação da última fase qualificatória.
Na atual campanha, o Zrinjski Mostar eliminou o Urartu, da Armênia, na primeira fase da Champions. Depois, caiu diante do Slovan Bratislava, mais uma vez. Com isso, os bósnios foram repescados para a Liga Europa e mediram forças contra o Breidablik na atual fase. A vitória por 6 a 2 na ida, em Mostar, encaminhou a classificação. Assim, a derrota por 1 a 0 na Islândia foi apenas um detalhe. Não atrapalhou a festa dos tricolores.
Na última fase classificatória da Liga Europa, o Zrinjski enfrentará o LASK Linz. Se avançar, disputará a fase de grupos da Liga Europa. Se perder, pelo menos será repescado para a Conference. Já o Breidablik, apesar da eliminação na Liga Europa, ainda pode alcançar a fase de grupos da Conference se vencer a última fase preliminar. Pegará o Struga, da Macedônia do Norte. Também colocaria a Islândia pela primeira vez na etapa principal das copas europeias.
Os outros classificados da Liga Europa
O Olympiacos correu perigo contra o Genk, mas avançou num confronto de peso. Os gregos tinham vencido por 1 a 0 em Pireu. Já na Bélgica, o Genk balançou as redes logo no primeiro com Joseph Paintsil. A partida seguia para a prorrogação até os 51 do segundo tempo, quando Sotiris Alexandropoulos decretou o empate por 1 a 1 e classificou os alvirrubros. Rodinei não só esteve em campo, como também foi expulso depois disso, com o segundo amarelo. O Ludogorets, por sua vez, conseguiu uma grande reviravolta contra o Astana. Perdeu por 2 a 1 no Cazaquistão e deu o troco com os 5 a 1 na Bulgária. O atacante brasileiro Rwan Cruz foi titular no ataque alviverde, com duas assistências.
A maior imposição foi do Häcken, campeão sueco. Tinha feito 3 a 1 sobre o Zalgiris Vilnius na Lituânia e emplacou um 5 a 0 dentro de casa.O Qarabag conseguiu uma classificação muito segura contra o HJK Helsinque. Depois da vitória por 2 a 1 no Azerbaijão, repetiu o placar de virada na Finlândia. O Sheriff Tiraspol só administrou contra o Bate Borisov: venceu por 5 a 1 em Moldova e segurou o 2 a 2 na Hungria – diante das sanções aos jogos em Belarus. Os brasileiros Luvannor e Ricardinho anotaram os gols dos moldavos. Por fim, o Slavia Praga despachou o Dnipro-1. Ganhou por 3 a 0 na República Tcheca e empatou por 1 a 1 no mando dos ucranianos na Eslováquia.
Como ficaram os confrontos da próxima fase da Liga Europa
Slavia Praga (República Tcheca) x Zorya Luhansk (Ucrânia)
Olympiacos (Grécia) x Cukaricki (Sérvia)
Union St. Gilloise (Bélgica) x Lugano (Suíça)
Ludogorets (Bulgária) x Ajax (Holanda)
Häcken (Suécia) x Aberdeen (Escócia)
LASK Linz (Áustria) x Zrinjski Mostar (Bósnia)
KÍ Klaksvík (Ilhas Faroe) x Sheriff Tiraspol (Moldova)
Olimpija Ljubljana (Eslovênia) x Qarabag (Azerbaijão)
Slovan Bratislava (Eslováquia) x Aris Limassol (Chipre)
AEK Atenas (Grécia) ou Dinamo Zagreb (Croácia) x Sparta Praga (República Tcheca)
Jogos de peso na Conference
A semana também foi repleta de jogos pela Conference League. Foram cinco duelos na Rota dos Campeões do torneio. Um dos destaques foi o Farul Constanta, campeão romeno que é treinado e administrado por Gheorghe Hagi. Depois de vencer o Flora por 3 a 0 na Romênia, também anotou 2 a 0 em Tallinn. Um dos gols da equipe foi anotado por Rivaldinho, filho de Rivaldo e reforço da temporada. O mais tradicional a avançar foi o Ferencváros, sem tomar conhecimento do Hamrun Spartans nos 8 a 2 agregados. Também passaram Partizani (Albânia), Ballkani (Kosovo) e Struga (Macedônia do Norte) – três nações dos Bálcãs que não seriam inéditas nas fases de grupos europeias.
Já a Rota da Liga na Conference contou com 27 confrontos nesta semana. Alguns deles tiveram emoção. O Partizan Belgrado tomou um susto nos 2 a 0 do Sabah no Azerbaijão, mas devolveu os 2 a 0 na Sérvia e passou nos pênaltis. Outra classificação apertada foi do Dynamo Kiev. Os ucranianos perderam do Aris por 1 a 0 em Salônica e ganharam por 2 a 1 no campo neutro de Bucareste, avançando nos pênaltis por 6 a 5. Mais uma reviravolta aconteceu com Spartak Trnava, batido por 2 a 1 pelo Lech Poznan e que avançou com os 3 a 1 na Eslováquia.
O duelo mais insano envolveu Legia Varsóvia e Austria Viena. Os austríacos fizeram 2 a 1 na Polônia, mas os poloneses se garantiram com um eletrizante 5 a 3 em Viena, em jogo com um gol para cada lado nos acréscimos do segundo tempo. Não ficou para trás a emoção na Bulgária. Após 0 a 0 em Israel, o Levski Sofia passou pelo Hapoel Be'er Sheva com um gol do brasileiro Ronaldo aos 51 do segundo tempo, para selar o triunfo por 2 a 1. Já o Hearts perdeu a ida na Noruega por 2 a 1 contra o Rosenborg e passou graças aos 3 a 1 em Edimburgo, de virada e com o gol decisivo aos 47 do segundo tempo.
Muita gente também teve vida fácil. O Gent conseguiu 10 a 2 no agregado contra o KA, com duas vitórias por 5 a 1. Roman Yaremchuk fez uma tripleta na Islândia. O Fenerbahçe não tomou conhecimento do Maribor, com 3 a 1 na ida e 3 a 0 na volta. Equipes como o Bodo/Glimt, o Besiktas, o Twente, o AZ e o PAOK engrossam a lista de classificados. Num dia sem grandes zebras, a principal surpresa foi do Brann, que eliminou o Arouca. Os noruegueses tomaram de 2 a 1 em Portugal e fizeram a festa da torcida com os 3 a 1 construídos ainda no primeiro tempo em Bergen.
Diferentemente da Liga Europa e da Champions, a Conference League não tem times diretamente garantidos na fase de grupos. Assim, os representantes das grandes ligas entrarão na próxima etapa qualificatória, a última. E isso garante vários jogos de peso, além daqueles de times que já estão no torneio desde antes. A lista de bons jogos inclui Osasuna x Club Brugge, Aston Villa x Hibernian, Dynamo Kiev x Besiktas, Rapid Viena x Fiorentina e Fenerbahçe x Twente. Quem for eliminado está fora da temporada europeia, sem mais repescagens.
Como ficaram os confrontos da próxima fase da Conference
Rota dos Campeões
Ballkani (Kosovo) x Bate Borisov (Belarus)
Zalgiris Vilnius (Lituânia) x Ferencváros (Hungria)
Struga (Macedônia do Norte) x Breidablik (Islândia)
Farul Constanta (Romênia) x HJK Helsinque (Finlândia)
Astana (Cazaquistão) x Partizani Tirana (Albânia)
Rota da Liga
Levski Sofia (Bulgária) x Eintracht Frankfurt (Alemanha)
Apoel Nicósia (Chipre) x Gent (Bélgica)
Spartak Trnava (Eslováquia) x Dnipro-1 (Ucrânia)
Sepsi (Romênia) x Bodo/Glimt (Noruega)
Tobol (Cazaquistão) x Viktoria Plzen (República Tcheca)
Hibernian (Escócia) x Aston Villa (Inglaterra)
Midtjylland (Dinamarca) x Legia Varsóvia (Polônia)
Lille (França) x Rijeka (Croácia)
Genk (Bélgica) x Adana Demirspor (Turquia)
Fenerbahçe (Turquia) x Twente (Holanda)
Dynamo Kiev (Ucrânia) x Besiktas (Turquia)
AZ (Holanda) x Brann (Noruega)
Rapid Viena (Áustria) x Fiorentina (Itália)
Hearts (Escócia) x PAOK (Grécia)
Nordsjaelland (Dinamarca) x Partizan Belgrado (Sérvia)
Osasuna (Espanha) x Club Brugge (Bélgica)
Maccabi Tel Aviv (Israel) x Celje (Eslovênia)