Conference League

Conference League: Villa avança nos pênaltis e Fiorentina se salva na prorrogação

Dibu Martínez brilha, pega dois pênaltis e coloca Aston Villa na semifinal; Fiorentina, Olympiacos e Club Brugge completam o quarteto de classificados

Nesta quinta-feira (18), conhecemos os quatro semifinalistas da Conference League 2023/24. E emoção foi o que não faltou nos jogos de volta das quartas de final. Na França, o Aston Villa contou com um Dibu Martínez inspirado debaixo das traves para bater o Lille nos pênaltis. A Fiorentina, por sua vez, garantiu classificação na prorrogação. Com gols de Nicolás González e Biraghi, a Viola superou o Viktoria Plzeň, em Florença.

Mais tarde, o Club Brugge, que já havia vencido a partida de ida, impôs nova derrota ao PAOK (2 a 0), dessa vez na Grécia. Por fim, mas não menos importante, o Olympiacos, depois de perder por 1 a 0 no tempo normal, levou a melhor sobre o Fenerbahçe na marca da cal (3 a 2) e assegurou a última vaga.

Estes são os duelos das semifinais da Conference League

  • Fiorentina x Club Brugge
  • Aston Villa x Olympiacos

*Club Brugge e Olympiacos decidem em casa

Lille 2 (3) x (4) 1 Aston Villa

Em jogo recheado de reviravoltas, o Aston Villa superou o Lille e avançou às semifinais. No Estádio Pierre-Mauroy, o time francês, mandante da partida, devolveu o 2 a 1 da ida (em Birmingham) e levou o confronto para a prorrogação. O placar não foi alterado no tempo extra e, por isso, a vaga teve de ser decidida nos pênaltis, onde brilhou a estrela do goleiro Dibu Martinez. Herói da Seleção Argentina na conquista da Copa do Mundo de 2022, o camisa 1 defendeu duas cobranças e classificou o Villa.

Dibu defendeu a primeira e última cobrança do Lille, ambas no lado esquerdo do gol. Ao efetuar a primeira intervenção, o arqueiro provocou a torcida francesa, repetindo a dancinha que ficou marcada na Copa do Mundo de 2022, quando a Argentina se sagrou campeã diante da França. Em virtude de tal ato, o camisa 1 foi punido com o cartão amarelo pelo árbitro.

Já na última cobrança do Lille, quando novamente defendeu e assegurou a classificação do Villa, Dibu Martínez, com receio de receber o segundo cartão amarelo (e o vermelho consequentemente), dançou discretamente. Além disso, fez um gesto pedindo silêncio aos torcedores adversários que o vaiavam no estádio.

Fiorentina 2 x 0 Viktoria Plzeň

A Fiorentina também não teve vida fácil nesta quinta-feira (18). Todavia, aos trancos e barrancos, venceu o Viktoria Plzeň e carimbou passaporte rumo à semifinal da Conference. Com um jogador a mais em campo desde os 22 minutos da etapa complementar (o brasileiro Cadu foi expulso), a Viola não conseguiu sair do 0 a 0 durante o tempo regulamentar (repetindo o placar do jogo de ida) e o confronto se encaminhou para a prorrogação.

Diferente de Lille x Aston Villa, a equipe italiana castigou o adversário no tempo extra. Logo no primeiro minuto, após bate e rebate dentro da área tcheca, Nicolás González emendou uma chicotada na bola e venceu o goleiro Martin Jedlička. Posteriormente, em contra-ataque fulminante, Jonathan Ikoné deixou Biraghi na cara do gol. O lateral-esquerdo tocou na saída do arqueiro e sacramentou o triunfo e classificação da Viola.

PAOK 0 x 2 Club Brugge

No jogo mais morno e tranquilo desta quinta (18), o Club Brugge passou pelo PAOK sem sustos. Mesmo com a vantagem (1 a 0) construída na ida, o time belga não se acovardou fora de casa. Pelo contrário. Dominou o adversário e fez por merecer o novo triunfo. Aos 32′ da etapa inicial, Kyriani Sabbe foi acionado em velocidade no corredor direito, levantou a cabeça e descolou passe perfeito para Ferran Jutglà. Quase da marca do pênalti, o atacante espanhol tocou na saída do goleiro e abriu o placar.

Antes do término do 1º tempo na Grécia, o oportunismo de Ferran Jutglà apareceu novamente. Após Dominik Kotarski espalmar chute cruzado de Michał Skóraś, o camisa 9, na hora certa e lugar certo, completou para as redes e deu números finais ao jogo.

Fenerbahçe 1 (2) x (3) 0 Olympiacos

A última vaga das semifinais foi para o Olympiacos. Após bater o Fenerbahçe por 3 a 2 na ida, os gregos viajaram até a Turquia e sofreram no início do jogo. Logo aos 11′, İrfan Kahveci colocou os donos da casa em vantagem com belo chute. Tudo levava a crer que os turcos conseguiriam a virada. Mas não foi o que aconteceu. A equipe grega se segurou e levou o duelo para prorrogação.

Sem grandes emoções no tempo extra, a decisão pela vaga se encaminhou para os pênaltis. Rodinei, ex-Flamengo e Internacional, perdeu sua cobrança. Contudo, para alívio do lateral brasileiro, Konstantinos Tzolakis, goleiro do Olympiacos, defendeu três do Fenerbahçe (com a última sendo de Bonucci) e classificou os gregos.

Quando serão as semifinais da Conference League?

Os jogos de ida e volta das semifinais da Conference League acontecerão entre os dias 2 e 9 de maio, respectivamente. Como citado, em Aston Villa x Olympiacos, o primeiro jogo acontece no Villa Park, enquanto a partida de volta será em Atenas.

Do outro lado da chave, a Fiorentina recebe o Club Brugge (em Florença) no duelo de ida, e decide a vaga na Bélgica.

Foto de Guilherme Calvano

Guilherme Calvano

Apaixonado por futebol, uniu o amor pelo esporte mais popular do mundo ao jornalismo. Carioca da gema e grande entusiasta da Premier League, cobriu o Flamengo no Coluna do Fla e o Chelsea no Blues of Stamford. Na música, vai de Post Malone a Armandinho. Eclético assim como na área técnica. Afinal, Guardiola e Mourinho são suas referências.
Botão Voltar ao topo