Conference League

Conference League: Aston Villa amassa Ajax, e Olympiacos faz o ‘impossível’ para avançar às quartas de final

Nos outros jogos desta quinta-feira, Fiorentina, Fenerbahçe, PAOK, Viktoria Plzeň, Club Brugge e Lille também asseguraram vaga nas quartas de final

Nesta quinta-feira (14), conhecemos os oito classificados para as quartas de final da Conference League 2023/24. O confronto de maior destaque foi certamente a classificação histórica do Olympiacos que, após perder por 4 a 1 na Grécia, devolveu a goleada com juros (6 a 1) na Sérvia e eliminou o Maccabi Tel Aviv.

Outro que também triturou o adversário foi o Aston Villa. Em Londres, os comandados de David Moyes bateram o Ajax por 4 a 0 e carimbaram passaporte rumo à próxima fase do mata-mata. A Fiorentina, por sua vez, não teve vida fácil, mas, ao empatar com o Maccabi Haifa na Toscana, assegurou sua classificação.

Fenerbahçe, PAOK, Viktoria Plzeň, Club Brugge e Lille também avançaram ao baterem, respectivamente, Union Saint-Gilloise, Dinamo Zagreb, Servette, Molde e Sturm Graz.

Aston Villa passa por cima do Ajax em Londres

Depois do empate sem gols na Holanda, o Aston Villa recebeu o Ajax no Estádio Olímpico de Londres e mostrou na prática porque é o favorito para conquistar o título da Conference. Mais do que o placar elástico (4 a 0), o clube de Birmingham teve desempenho, voltou a apresentar bom futebol e se recuperou da dolorosa goleada sofrida diante do Tottenham, no último domingo (10), pela Premier League.

Artilheiro do Villa na temporada, Ollie Watkins abriu o caminho para o triunfo. Em cobrança de escanteio de Douglas Luiz, o bom atacante inglês cabeceou consciente e marcou seu 21º gol em 2023/2024. Na etapa complementar, Bailey invadiu a área holandesa, pedalou para cima do marcador e tocou na saída do goleiro Diant Ramaj.

Mesmo com a classificação já encaminhada, o Villa não tirou o pé e balançou as redes mais duas vezes antes do apito final. Com 29′ no relógio, Jhon Durán se aproveitou de falha da defesa do Ajax, recuperou a posse e emendou petardo de fora da área. A bola explodiu no travessão e ultrapassou a linha da baliza. Golaço do atacante colombiano. Poucos minutos depois, Diaby fechou a goleada.

Olympiacos devolve sapatada sofrida na Grécia e despacha Maccabi Tel Aviv em solo sérvio

A missão do Olympiacos era de longe a mais difícil das oitavas da Conference. Afinal, não é todo dia que se reverte uma diferença de três gols atuando fora de seus domínios. Pois bem, este era o cenário da equipe grega que, após perder por 4 a 1 em casa, precisava de uma virada na Sérvia, contra o Maccabi Tel Aviv. Vale lembrar que, em virtude da guerra entre Israel x Hamas, o time israelense tem mandado seus jogos na TSC Arena, localizada na cidade sérvia de Bačka Topola.

Em um 1º tempo avassalador, o Olympiacos partiu para o tudo ou nada e deu um claro recado aos israelenses. Doniel Podence, Kostas Fortounis e Ayoub El Kaabi balançaram as redes e igualaram o placar agregado – 4 a 4. No início da etapa complementar, e a equipe mandante reagiu. De pênalti, Eran Zahavi descontou e recolocou o Maccabi em vantagem (na soma dos dois placares).

Precisando de um gol, o Olympiacos continuou pressionando o Maccabi e não demorou muito a conseguir o que queria. Inspirado, El Kaabi marcou o seu segundo tento no jogo e forçou a prorrogação. No tempo extra, o psicológico do time israelense se mostrara destruído. Stevan Jovetić, aquele mesmo que defendeu o Manchester City, não tinha nada a ver com isso. Em bate e rebate na área, o atacante montenegrino pegou a sobra e, de primeira, acertou chute forte: 5 a 1. Eis o placar que os gregos precisavam. Para garantir, Youssef El-Arabi cravou o sexto e sacramentou a classificação histórica do clube vermelho e branco.

Outros resultados desta quinta na Conference League

  • Fenerbahçe 0 x 1 Union Saint-Gilloise (Fenerbahçe avançou)
  • PAOK 5 x 1 Dinamo Zagreb (PAOK avançou)
  • Viktoria Plzeň 0 (3) x (1) 0 Servette (Viktoria Plzeň avançou)
  • Club Brugge 3 x 0 Molde (Club Brugge avançou)
  • Lille 1 x 1 Sturm Graz (Lille avançou)
  • Fiorentina 1 x 1 Maccabi Haifa (Fiorentina avançou)

Veja todos os times das quartas de final da Conference League

  • Fenerbahçe
  • Aston Villa
  • Olympiacos
  • Fiorentina
  • PAOK
  • Viktoria Plzeň
  • Club Brugge
  • Lille

Quando será o sorteio das quartas de final da Conference League

O sorteio das quartas de final da Conference League 2023/2024 ocorre na manhã desta sexta-feira (15), em Nyon, na Suíça. A cerimônia, que terá início às 8h (horário de Brasília), não só vai definir os quatro confrontos da próxima fase da competição, bem como o chaveamento até a decisão.

Foto de Guilherme Calvano

Guilherme Calvano

Apaixonado por futebol, uniu o amor pelo esporte mais popular do mundo ao jornalismo. Carioca da gema e grande entusiasta da Premier League, cobriu o Flamengo no Coluna do Fla e o Chelsea no Blues of Stamford. Na música, vai de Post Malone a Armandinho. Eclético assim como na área técnica. Afinal, Guardiola e Mourinho são suas referências.
Botão Voltar ao topo