Europa

Com a 10 e a faixa, Özil fez o gol da vitória do Fenerbahçe na estreia do Campeonato Turco

Com moral, Özil agora carrega a faixa de capitão do Fenerbahçe e marcou na vitória fora de casa contra o Adana Demirspor

O meia Mesut Özil fez o gol da vitória do Fenerbahçe sobre o Adana Demirspor por 1 a 0 neste domingo, na estreia do Campeonato Turco. Contratado em janeiro, o meia é a grande estrela do time, mas inicialmente usou a camisa 67, já que a 10 estava ocupada por Mbwana Samatta. O congolês ofereceu desde a chegada do meia o seu número preferido, sem qualquer problema. Em 2021/22, ele veste a camisa 15. A 10 é de Özil. Mais do que a 10, Özil também vestiu a braçadeira de capitão na partida deste domingo.

O Adana Demirspor é um dos clubes que subiu da segunda divisão e recebeu logo um dos maiores da Turquia em sua estreia. Mesmo apenas recém promovido, o Adana Demirspor tem alguns nomes bastante conhecidos, como o volante Gökhan Inler, o meia Younès Belhanda e o atacante Mario Balotelli.

O técnico do Fener, Vitor Pereira, ex-Porto, entrou em campo com um 3-4-3, com Özil e Irfan Can Kahveci encostando no atacante central Mbwana Samatta. O brasileiro Luiz Gustavo foi titular como volante do time. Foram oito estrangeiros em campo, sendo que 10 são permitidos. O elenco tem atualmente 17 jogadores estrangeiros.

O gol marcado por Özil, o único do jogo, foi marcado logo no primeiro minuto do segundo tempo. Kahveci foi lançado pelo lado esquerdo, avançou até a linha de fundo e cruzou para Özil, de barriga, marcar o gol da vitória do Fener. Foi o primeiro gol do meia alemão de origem turca em 546 dias. A última vez que o meia marcou foi em uma vitória do Arsenal por 4 a 0 em 16 de fevereiro de 2020.

Mesut Özil, camisa 10 do Fenerbahçe (Imago / OneFootball)

A vitória foi bastante difícil e um dos destaques em campo foi o goleiro do Fener, Altay Bayindir, que fez sete defesas ao longo da partida. O Adana Demirspor finalizou 10 vezes a gol, com sete deles acertando o alvo e exigindo defesas do goleiro. O Fener finalizou 14 vezes, com quatro delas no alvo. É a quarta vez seguida que o Fenerbahçe estreia no Campeonato Turco com vitória. A expectativa da equipe é alta, de voltar a ser campeão do país.

Na temporada passada, os três grandes do país brigaram pelo título até o final. O Besiktas acabou campeão com a mesma pontuação do Galatasaray e com o Fenerbahçe dois pontos atrás. Nesta temporada, o Besiktas estreou vencendo muito bem: 3 a 0 sobre o Çaykur Rizespor. O atual campeão tem como grande contratação o meia-atacante Alex Teixeira, de 31 anos, que estava sem clube depois de deixar a China. O clube ainda tenta a contratação do atacante Michy Batshuayi, do Chelsea.

Mostrar mais

Felipe Lobo

Formado em Comunicação e Multimeios na PUC-SP e Jornalismo pela USP, encontrou no jornalismo a melhor forma de unir duas paixões: futebol e escrever. Acha que é um grande técnico no Football Manager e se apaixonou por futebol italiano (Forza Inter!) desde as transmissões da Band. Saiu da posição de leitor para trabalhar na Trivela em 2009.

Conteúdos relacionados

Botão Voltar ao topo