Champions League

Xavi sabe que precisa do Camp Nou, que está fechado, e faz pedido à torcida do Barcelona

Equipe catalã encara o Napoli e precisa da vitória para se manter viva na Champions League

O Barcelona encara o Napoli, em seu principal compromisso nesta temporada, nesta terça-feira, às 17h (horário de Brasília), no Estádio Olímpico Lluís Companys, em Montjuïc, já que continua impossibilitado de utilizar o Camp Nou, que permanece fechado. Em entrevista ao Marca, Xavi fez um apelo aos torcedores do time catalão, para transformar o palco do jogo em um verdadeiro caldeirão, visando empurrar o time rumo à classificação às quartas de final da Champions League. 

A equipe do Barcelona não sabe o que é avançar às quartas da principal competição de clubes da Europa há quatro anos. Xavi entende sobre a importância deste confronto e disse que a equipe está motivada para virar a eliminatória, fazer um grande jogo diante do seu torcedor e conseguir seguir em frente para espantar este fantasma de não conseguir passar das oitavas da Champions League. Vale ressaltar que o jogo de ida na Itália terminou empatado por 1 a 1.

— É o jogo mais importante até agora nesta temporada. Estamos motivados. Já se passaram quatro anos desde que estamos nas quartas de final. Tem que competir contra um grande rival, que não está passando pelo melhor momento, mas tem a base do ano passado que venceu a competição. Espero que seja uma noite mágica para o Barça — disse Xavi.

Xavi pede ao torcedor que seja o 12º jogador do Barcelona

Durante a entrevista, Xavi pediu que o torcedor do Barcelona apoie o time a todo o momento e crie um clima de pressão, nos mesmos moldes do Camp Nou. Como precisa virar o confronto diante dos italianos, a torcida terá um papel fundamental na motivação dos jogadores e também no psicológico do adversário. Para o treinador do time catalão, o torcedor deve se comportar como mais um reforço da equipe em campo para transformar o cenário desfavorável construído no jogo de ida.

— O clima em Montjuïc deve ser parecido com o Camp Nou. Deve ser uma panela de pressão. O torcedor deve ser o 12º jogador — ponderou Xavi.

O técnico do Barcelona considerou que sua equipe jogou melhor na primeira partida em Nápoles. Xavi acredita que se sua equipe repetir o mesmo desempenho na volta, jogando em casa, fatalmente vai conseguir a classificação e enfim voltar a disputar as quartas de final da Champions League. Nos bastidores, o treinador do time catalão sabe que está pressionado pelo resultado, mas isso não é desculpa e serve, na verdade, como motivação para conseguir superar tal obstáculo e conseguir a classificação.

“Esta é a chance de estar nas quartas de final depois de quatro temporadas. Essa situação precisa ser revertida. Jogando diante do nosso povo. Há lesões, mas não é desculpa. Não há medo de falhar, mas vontade de mostrar que podemos estar a um bom nível”, disse Xavi.

Treinador catalão prega respeito ao Napoli

Jogos grandes como o desta terça-feira obrigam que os times envolvidos estejam em seu nível máximo de concentração para competir da melhor forma. Xavi afirmou que estará diante de um grande adversário que deve marcar a saída de bola do Barcelona. Por sua vez, o treinador catalão vai adotar a mesma postura, o que deve fazer do confronto um jogo aberto, cheio de opções ofensivas e um prato cheio para quem gosta do futebol bem jogado.

“Espero um Napoli corajoso, que pressione alto, que queira a bola… assim como nós. Será um jogo aberto e acho que vai parecer um espetáculo.  Eles são os atuais campeões (da Série A). Será um grande jogo. Estamos diante de uma grande equipe”, afirmou o treinador do Barcelona.

 

Foto de Lucas de Souza

Lucas de SouzaRedator

Lucas de Souza é jornalista formado pela Universidade São Judas em São Paulo. Possui especialização em Marketing Digital pela Digital House, e passagens pelos sites Futebol na Veia e Futebol Interior.
Botão Voltar ao topo