Desencarnados: Real Sociedad atropela no primeiro tempo e elimina Benfica da Champions
Em um jogo que poderia ter acabado em goleada, a Real Sociedad confirmou o favoritismo e acaba com chances de classificação do Benfica
O Benfica está eliminado da Champions League. O clube português foi até o País Basco e perdeu por 3 a 1 para a Real Sociedad, que fez um grande jogo no Estádio Anoeta. Foi a segunda derrota consecutiva do clube português para os bascos, que venceram também na rodada passada. O placar pareceu até pequeno diante da imensa superioridade que o time basco teve no jogo. Com o resultado, o Benfica continua sem pontos até aqui e não tem condições de se classificar. Enquanto isso, a Real Sociedad crava sua classificação às oitavas de final.
Foi um prêmio a uma equipe que faz ótima fase de grupos até aqui. A Real Sociedad de Imanol Alguacil é um time que joga bem constantemente, domina os adversários e só não fez mais pontos porque a Inter conseguiu achar um empate no confronto entre eles.
Ao Benfica, não resta quase nada. O time não só jogou pouco futebol como foi desorganizado e mostrou que não estava à altura das exigências do grupo. O Grupo D não era nenhum grupo da morte, mas tinha suas agruras e os encarnados acabaram engolidos pelas próprias dificuldades. O time agora só tem esperança de uma vaga na Liga Europa para tentar salvar o prejuízo.
Um início avassalador definiu o jogo
A Real Sociedad abriu o placar rapidamente. Aos cinco minutos, depois de um cruzamento para a área, a bola sobrou para Aihen Muñoz, que finalizou cruzado e Mikel Merino cabeceou na segunda trave para mandar para a rede: 1 a 0. O gol foi checado, porque havia dúvida sobre a posição de Merino e de Aritz Elustondo, que também estava na bola, mas o tento foi confirmado após revisão no VAR.
O gol incendiou o Estádio Anoeta. O estádio balançava, com cantos altos e cachecóis sendo balançados nas arquibancadas. O clima era de festa, um mar azul e branco que fazia muito barulho. Além de enfrentar um ótimo adversário, o Benfica precisaria lidar com um público quente no País Basco.
O segundo gol não demorou. Em um recuo muito ruim de Florentino, Mikel Oyarzábel tomou a bola e tocou no canto do goleiro para marcar 2 a 0. Complicou ainda mais a situação do clube português na Champions, que agora precisava escalar uma imensa montanha para tentar não acabar o jogo eliminado da competição precocemente.
Se o placar de 2 a 0 já era ruim, aos 14 minutos a situação poderia ficar catastrófica. Em cruzamento em cobrança de falta lá da intermediária de Brais Méndez, Mikel Merino recebeu, finalizou, a bola bateu no goleiro Anatoliy Trubin, rebateu em Merino e entrou. O gol foi anulado após a revisão do VAR, porque mostrou que a bola tocou no braço de Merino, o que a regra não permite.
A avalanche continuava. Aos 20 minutos, Mikel Merino acionou Ander Barrenetxea, que recebeu pela esquerda, fez o drible para o meio e finalizou no ângulo, cruzado: 3 a 0. E um golaço. Com 20 minutos, o jogo parecia já definido.
Aos 27 minutos, Ander Barrenetxea avançou pela esquerda depois de um lindo domínio e tocou para Mikel Oyarzábal pelo meio. Ele fez um giro para dominar e tomou um carrinho de Nicolás Otamendi. Pênalti marcado para a Real Sociedad. Brais Méndez foi quem cobrou, mas colocou com a perna esquerda na trave.
A situação era tão periclitante que o Benfica precisou mexer no time ainda no primeiro tempo. Aos 20 minutos, o técnico Roger Schmidt sacou o volante Florentino Luis e colocou em campo David Jurásek. O Benfica saiu do esquema com três zagueiros para voltar a ter linha de quatro e tentar se recuperar na partida.
Reação animadora, mas insuficiente
O segundo tempo teve um ritmo muito mais lento, como era de se esperar. O Benfica, evidentemente, foi a campo tentando ao menos resgatar a honra. A postura foi outra e serviu para o time conseguir uma pequena dose de esperança.
Aos quatro minutos, depois de uma cobrança de falta para a área, a bola ficou pipocando até sobrar para Otamendi, que rolou para o meio e Rafa Silva completou para o gol: 3 a 1. Um fio de esperança para os encarnados que, porém, não teve continuidade.
Vieram muitas mudanças nos dois times e o Benfica teve mais a bola, mas não conseguia criar chances claras. A Real Sociedad se defendia um pouco mais atrás, esperando o adversário para contra-atacar e cravar um gol que transformaria o jogo em uma goleada.
Os encarnados tentaram, mas outra vez mostraram uma incapacidade ofensiva imensa. A Real Sociedad não tinha problemas em controlar o time adversário, gastava o tempo e esperava tranquilamente pelo fim do jogo.
Situação no grupo e próximos jogos
A Real Sociedad está classificada às oitavas de final, mas ainda não tem a primeira colocação garantida. Inter e Salzburg ainda jogam na rodada e possuem sete e três pontos, respectivamente. O Benfica, sem nenhum ponto, poderá no máximo chegar a seis. Só pode ultrapassar o Salzburg, com quem terá confronto direto na Áustria – e perdeu o jogo do turno na Luz.
A próxima rodada será no dia 29 de novembro, quando o Benfica receberá a Inter de Milão em Lisboa e a Real Sociedad recebe o Red Bull Salzburg em San Sebastián.