Real Sociedad segue em alta na Champions League e afunda Benfica na lanterna do grupo
Sub: Com gol de Brais Méndez, a Real Sociedad venceu e afundou o Benfica na Champions League, irritando os torcedores portugueses no Estádio da Luz
Mesmo jogando fora de casa, a Real Sociedad não tomou conhecimento do Benfica, dominou a partida disputada na tarde desta terça-feira (24), no Estádio da Luz, e venceu os portugueses por 1 a 0, com gol marcado por Brais Méndez, que vive grande momento pelo clube espanhol. O jogo valeu pela terceira rodada do grupo D da Champions League. Sem pontuar na competição, as Águias se complicaram e saíram de campo debaixo de muitas vaias.
O Benfica entrou na rodada na lanterna do grupo D, sem pontuar nos primeiros dois jogos. A Real Sociedad, por sua vez, chegou garantida na segunda posição, com quatro pontos em dois jogos, já que a Inter de Milão havia batido o RB Salzburg mais cedo.
Precisando vencer, Benfica não consegue se impor
Precisando do resultado, o Benfica teve que se atirar para cima da Real Sociedad. Por outro lado, os espanhóis, mais tranquilos no grupo D, se compactaram, travando os avanços do clube português.
Apesar da postura mais conservadora da Real Sociedad, aos 12 minutos, o Benfica assustou. O ótimo Rafa Silva recebeu lançamento nas costas da defesa espanhola e cruzou, na medida, para o croata Petar Musa, que guardou. Mas a arbitragem, com a ajuda do VAR, anulou o gol por um impedimento ajustado.
O susto parece ter acordado a Real Sociedad, que passou a atacar mais. Aos 28 foi a vez de um gol de La Real ser anulado quando Brais Méndez, bastante adiantado, completou cruzamento de cabeça, marcando. Kubo, batendo de fora da área, assustou o goleiro Trubin no lance seguinte.
O Benfica pareceu ter sentido o crescimento dos adversários e no restante do primeiro tempo só deu Real Sociedad no campo de ataque, mesmo jogando fora de casa. Mesmo começando mais fechada, a equipe espanhola terminou a primeira etapa com mais finalizações que os donos da casa, 7 a 5. Apesar disso, nenhum dos doze chutes foi na direção do gol.
A torcida do Benfica não ficou nada satisfeita com a primeira etapa de seu time e muitas vaias foram ouvidas ao fim do primeiro tempo.
Segundo tempo
No segundo tempo, o treinador alemão Roger Schmidt fez duas alterações, sacando Musa e João Mário, e colocando Arthur Cabral e Kökçü. Apesar disso, a primeira finalização a gol aconteceu e, assim como no primeiro tempo, quem chegou bem foi a Real Sociedad. Aos 7 minutos, Zubimendi invadiu a área e chegou batendo, como elemento surpresa, obrigando Trubin a trabalhar.
Mas a pressão da Real Sociedad não demoraria a surtir efeito. Aos 18 minutos, Ander Barrenetxea fez bela jogada individual pela esquerda, bateu a marcação e cruzou rasteiro para o meio-campista artilheiro Brais Mendéz, que, totalmente livre, completou o passe açucarado, balançando a rede de Trubin. Foi o terceiro gol em três jogos do espanhol nesta edição da Champions League.
Mesmo à frente do placar, La Real seguiu atacando e aos 21 minutos foi a vez de Kubo assustar o torcedor do Benfica. Em bela jogada individual, o japonês cortou para dentro ao melhor estilo Arjen Robben e mandou uma bomba, de esquerda, no travessão de Lupin.
Aos 22, David Neres deu a primeira finalização a gol do Benfica após fazer jogada individual e bater para a defesa de Álex Remiro. Curiosamente, no minuto seguinte o brasileiro, um dos poucos do time português que se salvavam na partida, foi substituído por Tiago Gouveia.
Com o passar dos minutos e cada vez mais pressionado, inclusive pela torcida que se mostrava irritada no Estádio da Luz, o Benfica passou a atacar mais, só que sem conseguir se impor e levar muito perigo ao goleiro espanhol.
No fim da partida, aos 41 minutos, o norueguês Aursnes teve chance de empatar após bola pingada na área, mas Remiro fez defesa segura. Depois disso, os minutos seguintes foram de um controle tranquilo da Real Sociedad.
Quando o árbitro francês Clement Turpin apitou o fim do jogo, vaias foram ouvidas no Estádio da Luz. Os jogadores deixaram o campo cabisbaixos, entendendo a grave situação do time na Champions League.
Benfica passa a depender de outros times
A derrota em casa fez com que o Benfica passasse a depender de outros resultados para se classificar para as fases finais. Sem nenhum ponto em três jogos, o time português precisa vencer seus jogos restantes e torcer para combinações de resultados para continuar na Champions League.
Com a vitória, a Real Sociedad se tornou líder do grupo D, com sete pontos em três jogos, ficando à frente da Inter de Milão por ter um gol a mais de saldo. Com RB Salzburg e Benfica com três pontos cada, a classificação da equipe espanhola às oitavas de final da competição ficou mais próxima.