Champions League

Saudade de Kroos ajuda Real Madrid a perder primeira em muito tempo na Champions

Lille derruba Merengues, invictos há 14 jogos em competições europeias e sem perder desde maio de 2023

Um Real Madrid sem criatividade e lento conheceu sua primeira derrota em um ano e quatro meses na Champions League nesta quarta-feira (2), 1 a 0 para o Lille pela 2ª rodada da fase de liga.

O gol solitário no Stade Pierre-Mauroy veio dos pés de Jonathan David, que converteu pênalti cometido pela mão aberta de Eduardo Camavinga. Mas o tento francês ou algumas falhas defensivas não são o principal problema dos Merengues.

Na verdade, a equipe de Carlo Ancelotti tem mostrado na temporada (e hoje ficou ainda mais evidente) a saudade do meio-campista Toni Kroos, aposentado desde o fim da última temporada.

O alemão era o cara da saída de bola: se posicionava à esquerda dos zagueiros em uma saída de três e ditava o ritmo por onde o Real ia atacar com seus passes precisos ou inversões espetaculares.

Hoje, Camavinga, Tchouaméni ou Valverde não possuem essa característica, enquanto Modric, apesar de ter bom passe, não rende tanto em uma faixa tão recuada no campo.

O resultado disso é um time que só foi criar suas grandes chances na partida nos minutos finais, naquela abafa da equipe que precisava vencer a todo custo. Não chegou nem a empatar.

Lucas Chevalier celebra vitória do Lille
Lucas Chevalier celebra vitória do Lille (Foto: Icon Sport)

Invicto em toda última Champions, conquistada em cima do Borussia Dortmund, e com vitória na abertura desta edição, o Real Madrid somava 14 partidas sem derrota em partidas europeias. A última aconteceu para o Manchester City, 4 a 0 na semifinal daquela edição em maio de 2023.

Mão de Camavinga muda rumo de 1º tempo tranquilo

O Real Madrid não fez um grande primeiro tempo, mas nunca chegou a sofrer para o time francês. Jogava um tanto desfocado e levando com a barriga, só que, quando acelerava, até dava um perigo.

Em jogadas rápidas ou roubadas de bola no campo de ataque, assustou com Vini Jr, em batida encaixada por Lucas Chevalier, que também pararia Endrick quando teve espaço e arrancou até chutar no peito do goleiro.

Bellingham também levou perigo, de fora, após a defesa afastar mal um cruzamento. Porém, foi só isso e por muito tempo o Madrid ficou sem levar perigo. Tanto que, após o gol, colocou velocidade e quase marcou com Vini e depois Endrick, o primeiro parado pelo arqueiro saindo no pé o segundo mandando cavadinha para fora.

Além do gol nos acréscimos, o Lille tinha chegado uma única vez, mas com grande perigo. Em cruzamento na segunda trave, Jonathan David tentou de cabeça e com o pé após rebote. Em ambas, Lunin brilhou.

Lille confirma vitória em cima do Real Madrid com coragem

Mesmo com a vantagem, o Lille não deixou de contra-atacar e tentar ampliar. Deu perigo em batidas de Zhegrova e David, ambas para fora.

O Madrid, sofrendo para criar, tinha a bola e só foi exigir defesas de Chevalier nos 40 do segundo tempo. O goleirão brilhou e a zaga brilharam, tirando em cima da linha um desvio de Rudiger e depois arqueiro tirando tentativa de Bellingham.

Na sequência, o goleiro francês parou novamente Rudiger e depois Guler, segurando até os 50 minutos, quando finalmente soou o apito final.

Foto de Carlos Vinicius Amorim

Carlos Vinicius AmorimRedator

Nascido e criado em São Paulo, é jornalista pela Universidade Paulista (UNIP). Já passou por Yahoo!, Premier League Brasil e The Clutch, além de assessorias de imprensa. Escreve sobre futebol nacional e internacional na Trivela desde 2023.
Botão Voltar ao topo