‘Real Madrid é o favorito na Champions, Manchester City chegou ao fundo do poço em Paris’
Times se enfrentam pela principal competição europeia pela quarta vez seguida

O sorteio para os playoffs da Champions League nesta sexta-feira (31) reuniu, outra vez, Manchester City contra Real Madrid, confronto que já virou um “derby”, como definiu Pep Guardiola, técnico dos ingleses.
A eliminatória de 2024/25, porém, reflete a irregularidade de ambos os lados. Os Citizens vivem, de longe, a pior era sob comando do catalão e só se classificaram na última rodada do novo formato, enquanto o lado espanhol ainda se adapta a saída de Kroos e chegada de Mbappé, mesmo passados seis meses do início desta temporada.
Neste contexto, pela instabilidade do City, o ex-goleiro Santiago Cañizares, conhecido pelas passagens por Real e Valencia entre os anos 90 e 2000, vê os Merengues como os mais fortes para o confronto.
Mesmo assim, o hoje comentarista no streaming “Movistar+” acredita que o time de Guardiola ainda tornará as coisas difíceis e deve reagir após a virada incrível que sofreu do PSG em 22 de janeiro, quando abriu 2 a 0 e tomou quatro gols seguidos do Paris.
— O Real Madrid é o favorito, mas o Manchester City vai dar um passo à frente e tornar as coisas muito difíceis. O City atingiu o fundo do poço em Paris, tem de reagir — analisou Cañizares, reiterado pelo jornalista Axel Torres durante participação em programa da “Movistar+”.
— Dou ao Real Madrid o grande favoritismo. Acho que os problemas que o Manchester City teve não são tão fáceis de resolver — disse o jornalista, autor dos livros “Gol da Alemanha” (2016) e “11 Cidades” (2017), ambos publicados no Brasil pela Editora Grande Área.
Manchester City x Real Madrid já virou ‘derby' na Champions League
A disputa por uma vaga nas oitavas de final da Champions 24/25 entre ingleses e espanhóis será a quarta eliminatória seguida em que eles se enfrentam. Quem avançou, terminou campeão em todas as últimas três edições, sendo dois títulos do Real (2022 e 2024) e um do City (2023).
E cada uma das eliminatórias teve um momento especial e histórico. Na primeira da sequência atual, Los Blancos estavam eliminados até os acréscimos do segundo tempo da segunda partida, mas Rodrygo saiu do banco para marcar duas vezes em dois minutos e Benzema confirmou a classificação na prorrogação.
Em 23/24, o City se vingou, novamente na semifinal, ao humilhar o rival por 4 a 0, um massacre que deixou na cara quem era o melhor time do mundo naquele momento.
Já no ano passado, o Real montou uma bela retranca, amarrou os azuis de Manchester até os pênaltis e saiu com a classificação nas quartas.
— Isto já parece um ‘derby', quatro anos seguidos enfrentando o Madrid. […] O Real Madrid é difícil, sabemos disso. Já fizemos isso no passado, não é um problema — disse Guardiola nesta sexta.
Agora, o quarto capítulo seguido terá a primeira parte no dia 11 ou 12 de fevereiro, no Etihad Stadium. O jogo decisivo será no Santiago Bernabéu em 18 ou 19 do mesmo mês.