Champions League

Real Madrid é o time com mais sorte nos cruzamentos da Champions; a Roma, o com menos

Apesar de ser difícil encontrar equipes verdadeiramente fracas nas fases finais da Champions League, inegavelmente há confrontos mais fáceis e mais difíceis. E, desde 2003/04, quando a fórmula com oitavas de final começou a ser usada, o Real Madrid é quem tem tido mais sorte nos sorteios, de acordo com um ranking realizado pelo jornal El País. Por outro lado, as bolinhas foram muito cruéis com a Roma, a equipe mais azarada entre as que participaram de pelo menos seis cruzamentos nos últimos 13 anos da principal competição europeia.

LEIA MAIS: Os dez anos de outro 7 x 1: quando o Manchester United atropelou a Roma

A fórmula utilizada é a seguinte: caso o adversário sorteado para as semifinais tenha sido o mais difícil dos três possíveis, o time teve muito azar; se foi o mais fácil, teve muita sorte; se foi o intermediário, ficou no meio termo. Isso se aplica a todas as fases finais da competição, levando em consideração as travas das oitavas de final, quando não pode haver cruzamentos entre equipes do mesmo país ou do mesmo grupo. Pegar um rival difícil nas semifinais é azar. Pegar um rival difícil nas quartas de final é ainda mais azar. Mediante uma equação, atribuiu-se a cada clube uma porcentagem positiva de até 100% ou negativa de até – 100%. A sorte do Real Madrid foi medida em 22%. O azar da Roma foi de – 30%.

E como decidir objetivamente qual rival é mais difícil e qual é mais tranquilo? O El País usou o ranking Elo, com base na fórmula usada pelo xadrez, que considera os resultados recentes das equipes. Atualmente, por exemplo, a lista tem Real Madrid (2038), Bayern de Munique (2030), Barcelona (2012), Atlético de Madrid (1956) e Juventus (1927) entre os cinco primeiros.

O Bayern de Munique era o adversário mais difícil que o Real Madrid poderia enfrentar nas quartas de final da atual edição, mas, em tempos recentes, o clube tem tido bastante sorte. O responsável pelo levantamento afirma que simulou 10.000 vezes o sorteio dos 14 cruzamentos de oitavas, 8 de quartas e 6 de semifinais que os merengues disputaram desde 2003 e descobriu que a chance de atingir aquela porcentagem de sorte é de apenas 3%. Por outro lado, a probabilidade de isso acontecer com qualquer um dos 12 clubes que mais participaram da Champions estaria entre 30% e 72%. Não é tão improvável, e calhou de ser com o Real Madrid.

Entre os times com presença constante na Champions League, depois do Real Madrid, os mais sortudos são o Atlético (10%), a Juventus (4%), o Chelsea (3%) e a Internazionale (2%). O Dortmund, com 8% e muitas participações recentes, também não pode reclamar das bolinhas. O autor afirmou que, em longo prazo, a sorte deveria ser de 0%, o que só está acontecendo com o Manchester City no momento.

A Roma tem incríveis 30% de azar, mas com apenas um terço (21 contra 7) dos cruzamentos do Arsenal, cuja porcentagem chegou a – 19%. O Milan atingiu – 14%, o Liverpool, – 13%, e o Barcelona, apesar de quatro títulos nesse período, nunca teve vida fácil. Chegou a – 10% neste ranking e, desde 2013, cruzou com apenas um adversário que era teoricamente o mais fácil (o PSG nas oitavas de final de duas temporadas atrás).

Separando por fase, o Real Madrid teve sorte nas oitavas, nas quartas e nas semifinais. O Barcelona teve azar nas oitavas e nas semifinais, mas não nas quartas. E o Atlético de Madrid se deu bem nas oitavas e nas semifinais e se deu mal nas quartas.

Veja todos os gráficos, critérios e detalhes da pesquisa aqui.

gráfico sorte azar

Foto de Bruno Bonsanti

Bruno Bonsanti

Como todo aluno da Cásper Líbero que se preze, passou por Rádio Gazeta, Gazeta Esportiva e Portal Terra antes de aterrissar no site que sempre gostou de ler (acredite, ele está falando da Trivela). Acredita que o futebol tem uma capacidade única de causar alegria e tristeza nas mesmas proporções, o que sempre sentiu na pele com os times para os quais torce.
Botão Voltar ao topo