Pupilo de Slot e alvo do Liverpool decide classificação do Benfica em jogo insano
Empate por 3 a 3 com o Monaco em Lisboa garantiu os Encarnados nas oitavas de final da Champions

O Benfica tinha a faca e o queijo na mão para avançar às oitavas de final da Champions League. Com vantagem no placar agregado (1 a 0) após vencer na França, os Encarnados receberam o Monaco no Estádio da Luz, nesta terça-feira (18), precisando somente de um empate.
A missão não parecia difícil, mas os comandados de Bruno Lage por pouco não pagaram caro pela atuação irregular em Lisboa. Em partida insana e recheada de reviravoltas, Benfica e Monaco empataram por 3 a 3.
Orkun Kokçu, meio-campista turco-holandês e pupilo de Arne Slot quando defendia o Feyenoord, marcou o gol da classificação benfiquista.
Quem é Kokçu, jovem talento que já esteve na pauta do Liverpool?
Nascido em Haarlem, na Holanda, Orkun Kokçu passou pelas categorias de base do Groningen, antes de se juntar ao Feyenoord em 2014. O meia defendeu o gigante holandês de 2018 a 2023. Ao todo, foram 175 jogos, 32 gols, 26 assistências e dois títulos.
Contratado pelo Benfica em junho de 2023, por 25 milhões de euros, Kokçu esteve na mira do Liverpool no final do ano passado, segundo o jornal inglês “Mirror”. O vínculo entre Arne Slot e o jovem meia foi o que motivou os Reds a buscarem sua contratação.
O treinador holandês trabalhou com Kokçu nos tempos de Feyenoord e aprecia as qualidades do jovem. A alta pedida do Benfica, entretanto, inviabilizou o avanço nas tratativas. A diretoria encarnada pediu 80 milhões de euros para liberar o meia.
🌟 Kökcü é o 𝐏𝐥𝐚𝐲𝐞𝐫 𝐨𝐟 𝐭𝐡𝐞 𝐌𝐚𝐭𝐜𝐡 do #SLBASM!#UCL pic.twitter.com/Tote0F20xL
— SL Benfica (@SLBenfica) February 18, 2025
- - ↓ Continua após o recado ↓ - -
Monaco busca empate e coloca fogo no mata-mata
Atrás no placar agregado, o Monaco não tinha outra saída a não ser agredir o Benfica. Foi o que a equipe francesa tentou fazer nos minutos iniciais, mas não obteve êxito.
Para piorar a situação dos visitantes, os Encarnados, que não faziam bom jogo, balançaram as redes logo no primeiro ataque. Kerem Akturkoglu recebeu cruzamento de Pavlidis e inaugurou o marcador.
Antes do intervalo, no entanto, o Monaco reagiu e colocou fogo no mata-mata. Aos 32′, Embolo fez o pivô na área e Minamino finalizou no canto esquerdo de Trubin.

Segundo tempo ‘louco' termina com classificação benfiquista
Veio o segundo tempo, e os franceses aumentaram a pressão sobre os donos da casa. E o que parecia impossível no início da partida, aconteceu. Aos seis minutos, Akliouche cruzou rasteiro para dentro da área, Embolo fez o corta-luz e Seghir, de primeira, arrematou colocado.
Com 29′ no relógio, após checagem no VAR, o árbitro viu pênalti de Kehrer em Aursnes e apontou para marca da cal. Pavlidis cobrou com frieza e empatou. A classificação dos Encarnados, porém, não estava garantida.
Aos 37′, Ilenikhena, que havia acabado de entrar, deixou Otamendi para trás, arrancou em velocidade e tocou na saída de Trubin. Resposta francesa e tudo igual no agregado (3 a 3).
Herói benfiquista, Orkun Kokçu foi quem definiu a classificação portuguesa. Alvaro Carreras levantou à meia-altura e o camisa 10 desviou de bico, na entrada da pequena área, para vencer o goleiro Majecki.
Próximos jogos de Benfica e Monaco
O Benfica volta a campo no próximo sábado (22), para enfrentar o Boavista, em jogo válido pela 23ª rodada do Campeonato Português. A bola rola a partir das 15h (horário de Brasília), no Estádio da Luz.
No mesmo dia, às 13h (horário de Brasília), o Monaco visita o Lille, no Estádio Pierre-Mauroy, pela 23ª rodada da Ligue 1.
- Benfica x Boavista — Campeonato Português — 22/2, às 15h;
- Lille x Monaco — Ligue 1 — 22/2, às 13h