‘Como mudo esta m…?’: ex-técnico do Botafogo detona próprio time em conversa vazada
Ex-técnico do Botafogo precisou convocar uma coletiva no Benfica para justificar as duras declarações que deu aos torcedores

Após o insucesso no Botafogo, Bruno Lage assumiu o Benfica em setembro de 2024. Contudo, não demorou muito tempo para o treinador se envolver em uma nova polêmica em Portugal, já que detonou o próprio time em uma conversa vazada.
Tudo aconteceu no último sábado (25), quando as Águias perderam para Casa Pia por 3 a 1, fora de casa, pela 19ª rodada da Liga Portuguesa. Dias antes, o Benfica sofreu uma virada histórica do Barcelona e perdeu por 5 a 4, no Estádio da Luz, pela Champions League.
Na saída do Estádio Municipal do Rio Maior, Lage parou para discutir com torcedores, cujo conteúdo foi divulgado nas redes sociais. O jornal “A Bola” confirmou a veracidade do áudio com as duras reclamações do treinador português em relação às Águias:
— Quando tem jogadores tocando a bola, a gente dá três toques e perde a bola. Vocês acham que não para c… estar ali analisando os jogos? Fazer um jogo como fizemos com o Barcelona e depois dar dois pênaltis e uma carambola?
— Nos últimos cinco jogos sofrer gols de bola parada que ninguém pula? Como é que eu mudo esta m…?
Bruno Lage também criticou a postura da diretoria do Benfica. Na mesma conversa com parte da torcida, o técnico mostrou descontentamento com a política de transferências das Águias, além de deixar claro que mudar a comissão técnica não irá resolver o problema:
— Se eu tiver um treinador, depois vem outro, vem outro e não vão conseguir resolver o problema. Vou eu! Mas vai demorar um bocadinho! Não se pode colocar assim garotos que valem 20 milhões, depois são vendidos por cinco. Onde vamos comprar jogadores?
Lage se retrata após polêmica no Benfica

Com a repercussão negativa, Lage convocou uma coletiva no Benfica no último domingo (26) para justificar suas duras declarações dadas aos torcedores. O técnico português revelou que conversou com parte da torcida por 30 minutos e não achou que o conteúdo seria divulgado:
— Continuo a acreditar muito no plantel, que tem uma enorme qualidade. Sinto que temos todas as condições de fazer os ajustes que achamos necessários para sermos ainda mais competentes.
Lage também aproveitou o momento para explicar os gols sofridos pelas Águias em que “ninguém pula”. O treinador colocou panos quentes sobre a situação e reforçou seu desejo por uma melhora dos jogadores nas jogadas ensaiadas:
— Aqui que disse de os jogadores não pularem vem no contexto do que tinha acabado de dizer na coletiva depois do jogo. Uma equipe que chega em 1º lugar não pode sofrer os gols que estamos sofrendo. Nunca disse que os jogadores não lutam, não sofrem ou não pulam. Foi não pularmos em situação de bola parada.
O Benfica é o vice-líder da liga portuguesa com 41 pontos, seis a menos que o Sporting. Na Liga dos Campeões, as Águias dependem apenas de si para garantir vaga nos playoffs. Para isso, basta vencer a Juventus na quarta-feira (29), às 17h (horário de Brasília), na Itália.
Treinador não deixou saudades no Botafogo

Entre julho e outubro de 2023, Bruno Lage comandou o Botafogo e fez parte da sequência que perdeu o Campeonato Brasileiro para o Palmeiras. Na chegada do técnico português, o Glorioso liderava com 12 pontos de vantagem para o 2º colocado.
Lage à frente do Botafogo
- Jogos: 15
- Vitórias: 4
- Empates: 7
- Derrotas: 4
Em entrevista ao “Resenha com TF” no início deste mês, Rafael — que defendeu as cores do Botafogo entre 2021 e 2024 — criticou Lage. O ex-lateral chegou a chamar o treinador de “horroroso” e deu motivos para isso:
— Eu, sinceramente, acho o Lage muito mau treinador. Acho ele horroroso. Não trabalhei com ele, mas o que eu vi nos treinos, achava ele muito mau treinador e não tenho vergonha nenhuma de falar.
Quando o português comandou a equipe alvinegra, Rafael estava em recuperação de lesão. O antigo lateral-direito do Botafogo não aprovou as mudanças impostas por Bruno Lage no período que ele ficou no Brasil:
— A gente teve muita troca naquela época, teve incômodo de muita gente. Acho que o divisor de águas daquela época foi o Diego Costa vir, eu gosto do Diego Costa e já jogamos juntos, mas ele veio com menção clara do Lage, e o Tiquinho (Soares) era o nosso melhor jogador. E ele não colocava Tiquinho com Diego Costa.