Champions League

Pênalti esquisito resulta em empate entre PSV x Borussia Dortmund, e decisão na Champions League fica aberta

Em jogo animado, não houve vencedor entre PSV x Borussia Dortmund na Champions League, mas a arbitragem foi alvo de uma polêmica

Nesta terça-feira (20), o Borussia Dortmund empatou com o PSV por 1 x 1, no Philips Stadium, pelo jogo de ida das oitavas de final da Champions League. Com o resultado, ninguém saiu em vantagem na busca por uma vaga na próxima fase do torneio. Apesar disso, o BVB terá o fator casa, já que recebe os Boeren no dia 13 de março, às 17h (horário de Brasília), no Signal Iduna Park, pela partida de volta.

O jogo foi bastante animado, com as duas equipes buscando a vitória em jogadas de ataque. Após sair na frente com Malen – que fez valer a Lei do Ex, o Borussia Dortmund reclamou (e muito) de uma decisão polêmica da arbitragem. Isso porque um pênalti esquisito foi marcado a favor do PSV. Luuk de Jong não quis nem saber e sacramentou o empate na primeira decisão das oitavas da Liga dos Campeões.

Como foi PSV x Borussia Dortmund pela Champions League

Jogando em casa, o PSV começou a decisão das oitavas da Champions League melhor do que o Borussia Dortmund, pressionando a defesa adversária para forçar o erro. Mesmo assim, quem teve a primeira finalização na partida foram os Aurinegros. Aos 14 minutos do 1º tempo, Malen saiu com a bola carregada pela intermediária e, da entrada da grande área, chutou forte por baixo. Contudo, o goleiro dos Boeren fez a defesa.

No lance seguinte, a resposta do PSV Eindhoven. Luuk de Jong fez um lindo pivô e passou a bola para Tillman, que recebeu livre dentro da grande área para bater firme. Só que ela passou tirando tinta da trave. Mesmo jogando bem, os Boeren viram o Borussia Dortmund abrir o placar aos 23 minutos, em uma roubada de bola na defesa que se transformou em um ataque rápido e mortal.

Sabitzer entregou a bola para Malen, que driblou a marcação e entrou na área. Ele então mandou uma bomba de perna direita, indefensável para Benítez. Ela ainda beijou o travessão antes de balançar as redes. Com os Aurinegros em vantagem, o PSV continou pressionando. Quatro minutos depois, Veerman cobrou falta lateral na cabeça de Tillman, que antecipou a marcação. Contudo, a finalização passou pelo poste.

Já aos 38 minutos da etapa inicial, a zaga dos Boeren lançou um bolão para Bakayoko, que dominou na grande área e rolou para trás ao perceber a chegada de Saibari. Ele chegou batendo forte, obrigando o goleiro do Borussia Dortmund a espalmar para escanteio. E isso foi tudo até a ida para o intervalo. E a Liga dos Campeões traria ainda mais emoção nos últimos 45 minutos.

Polêmica de arbitragem faz a diferença

No 2º tempo, o PSV foi com tudo para buscar o empate, enquanto os Aurinegros passaram a jogar um pouco mais recuados. Em meio a esse cenário, uma polêmica de arbitragem fez a diferença na Champions League, já que um pênalti duvidoso foi marcado para os Boelen. Hummels deu um carrinho na grande área, acertando a bola e, na sequência, a perna do adversário.

Mesmo assim, o árbitro apontou para a marca da cal e o VAR não contestou a penalidade máxima contra o Borussia Dortmund. Aos nove minutos, de Jong assumiu a responsabilidade da cobrança e mandou para o fundo do gol. O empate serviu para acordar os Aurinegros, que tiveram um escanteio perigoso seis minutos depois. A bola foi para Malen no segundo pau. Ele dominou e finalizou com uma acrobacia, mas na rede pelo lado de fora.

Dali para frente, o jogo ficou um pouco morno. Tanto que, somente aos 26 minutos, o Borussia Dortmund teve uma falta lateral com Sancho, que cruzou para a área. Wolf desviou com o pé, e a bola foi salva por Benítez antes de bater na trave, para o alívio da torcida do PSV. Aos 36 minutos da etapa final, Dest avançou pela esquerda e entrou na área para dar um arremate com força, mas nas mãos de Meyer. E isso foi tudo até o apito final.

Foto de Matheus Cristianini

Matheus Cristianini

Formado em Jornalismo pela Unesp, é apaixonado por esportes, acima de tudo futebol. Ama escrever sobre o que acontece dentro e fora de campo. Após passar por Antenados no Futebol, Bolavip Brasil, Minha Torcida e Esportelândia, se juntou à equipe da Trivela com muita vontade de continuar crescendo.
Botão Voltar ao topo