Champions League

Eliminado, PSG bate recorde negativo na Champions e é alvo de zoação do Dortmund

PSG 'abusou' das bolas na trave e entrou para história da Champions de um jeito que não gostaria

Nesta terça-feira (7), o Paris Saint-Germain viveu uma daquelas noites difíceis de digerir. Em pleno Parque dos Príncipes, a equipe parisiense foi derrotada pelo Borussia Dortmund, por 1 a 0, e deu adeus (mais uma vez) ao sonho de conquistar um título de Champions League — feito que até hoje não conseguiu alcançar. Com gol do zagueiro Mats Hummels, os Aurinegros carimbaram passaporte rumo à finalíssima europeia e agora aguardam o vencedor de Real Madrid x Bayern de Munique.

Apontado como o azarão da semifinal, o Dortmund driblou a desconfiança e superou o PSG nos dois jogos. Esta é a terceira vez que a equipe alemã chega à final da Champions League, depois de 1996/97 (campeão) e 2012/13 (vice). Empolgado, o time aproveitou o momento oportuno para provocar o adversário francês derrotado na noite.

Qual foi a provocação do Dortmund ao PSG?

Em suas redes sociais, o Borussia Dortmund republicou um post do PSG de 2020, quando os franceses levaram a melhor nas oitavas de final da Champions League daquela temporada. Na legenda, os aurinegros ironizaram: “Tem gosto de um bom vinho”.

Na foto publicada pelo PSG em 2020, o elenco do clube, em atitude irônica e provocativa, simulou a famosa comemoração de Erling Haaland, que defendia o Dortmund na época. Isso porque, no jogo de ida daquelas oitavas de final, o centroavante norueguês, atualmente no Manchester City, marcou os dois gols da vitória alemã por 2 a 1 e comemorou do jeito que mais gosta: sentado na grama e simulando meditação. Veio a partida de volta, os franceses triunfaram por 2 a 0, avançaram de fase e resolveram zoar Haaland.

O troco demorou, mas chegou. E a provocação do PSG foi devolvida quatro anos depois, com requintes de crueldade. O Dortmund frustrou os planos dos parisienses e impôs uma eliminação para lá de dolorosa.

Recorde de bolas na trave

O trocadilho “bateu na trave” nunca fez tanto sentido na vida do PSG. Durante a derrota para o Borussia Dortmund, nesta terça-feira (7), o clube estabeleceu um novo recorde na Champions League: primeira equipe a acertar quatro vezes o poste num mesmo jogo de mata-mata do torneio. Zaïre-Emery, Nuno Mendes, Mbappé e Vitinha foram os responsáveis por isso.

— Para ser honesto, nós merecíamos ter vencido. Criamos 31 finalizações, acertamos a trave quatro vezes. Nos dois jogos, foram seis bolas na trave, mas não fizemos gol. Futebol é muito injusto às vezes. Parabéns ao Dortmund, é um grande time. Espero que eles vençam a final — disse Luis Enrique, técnico do PSG.

Ao todo, o PSG acertou a trave 12 vezes na atual edição da Champions League. Segundo o “Opta”, empresa especializada em estatísticas do esporte, nenhum time havia alcançado esse número desde 2003/04 na competição. Marco Reus, atacante e ídolo do Borussia Dortmund, não parece muito impressionado com tais estatísticas.

— Quem se importa? Ninguém vai falar sobre isso amanhã. O Borussia Dortmund está na final — disse Reus após o jogo.

O que resta ao PSG na temporada?

De campeão francês antecipado a eliminado na semifinal da Champions League. O PSG foi do céu ao inferno em questão de dias. No final de abril, o clube parisiense faturou seu 12º título de Ligue 1 e se isolou como o maior vencedor do torneio. Entretanto, a conquista certamente passou a ter um peso bem menor a partir do momento que a equipe de Luis Enrique caiu na Champions. Afinal, como citado, erguer o troféu da principal competição europeia é a grande obsessão do Paris há alguns bons anos.

Ainda que não sirva de consolo, o PSG pode soltar o grito de campeão mais uma vez na temporada. No dia 25 de maio, os parisienses enfrentam o Lyon, em jogo válido pela final da Copa da França. A bola rola a partir das 16h (horário de Brasília), no Estádio Pierre-Mauroy, em Lille.

Últimos compromissos do PSG na temporada

  • PSG x Toulouse — Ligue 1 — 12/05
  • Nice x PSG — Ligue 1 — 15/05
  • Metz x PSG — Ligue 1 — 19/05
  • Lyon x PSG — Copa da França — 25/05
Foto de Guilherme Calvano

Guilherme Calvano

Apaixonado por futebol, uniu o amor pelo esporte mais popular do mundo ao jornalismo. Carioca da gema e grande entusiasta da Premier League, cobriu o Flamengo no Coluna do Fla e o Chelsea no Blues of Stamford. Na música, vai de Post Malone a Armandinho. Eclético assim como na área técnica. Afinal, Guardiola e Mourinho são suas referências.
Botão Voltar ao topo