PSG repete roteiro de terror, mas conta com Marquinhos para eliminar o Monaco
Time de Luis Enrique garante vaga nas oitavas de final da Champions, mas postura no primeiro tempo deixa lições
O Paris Saint-Germain empatou por 2 a 2 com o Monaco, nesta quarta-feira (25), no Parque dos Príncipes, e garantiu vaga nas oitavas de final da Champions League — mas não sem antes levar novo susto e repetir vícios recentes. Assim como no jogo de ida, o PSG saiu atrás no placar e expôs um primeiro tempo moroso, de circulação lenta e pouca agressividade, enquanto o Monaco, organizado e oportunista, aproveitou o último lance antes do intervalo para abrir o marcador.
A desvantagem ampliava a sensação de desconforto em um PSG preso à própria falta de urgência. A equipe trocava passes em ritmo baixo, atacava com pouca gente e oferecia escassa presença na área adversária. Bem postado em bloco médio e disciplinado nas coberturas, o Monaco controlava o espaço e o tempo do jogo, empurrando os parisienses para uma atuação previsível e ansiosa.
O cenário mudou logo no início do segundo tempo, quando Coulibaly foi expulso. Com superioridade numérica, o Paris elevou a intensidade, passou a ocupar o campo ofensivo com mais volume e transformou posse em pressão contínua. Os cruzamentos se multiplicaram, as infiltrações ganharam frequência e o Monaco começou a ceder territórios que havia protegido com segurança na etapa inicial.
Foi nesse contexto que Marquinhos apareceu como protagonista improvável. O zagueiro brasileiro surgiu como elemento surpresa na área para empatar a partida, simbolizando a mudança de postura dos donos da casa. A partir do 1 a 1, o PSG já dominava completamente as ações, enquanto o Monaco, com um a menos, resistia como podia. Khvicha Kvaratskhelia foi quem anotou o segundo e sacramentou a passagem de fase dos donos da casa.
O Paris avança, porém a classificação reforça um traço incômodo: a equipe ainda precisa ser ferida para reagir — um alerta evidente para as fases mais exigentes da Champions.
⏱️ 90+3' – C'est terminé !
Direction les 8es de finale ! ❤️💙#PSGASM 2️⃣-2️⃣ I #UCL pic.twitter.com/nOWmAeWmvD
— Paris Saint-Germain (@PSG_inside) February 25, 2026
Como foi o empate entre PSG e Monaco
Enquanto o PSG fez um primeiro tempo para esquecer, o Monaco fez o contrário: marcou os donos da casa de maneira impecável, encontrou espaços e incomodou para valer. No último lance da etapa inicial, acabou recompensado pela atuação arrojada. Caio Henrique cruzou para área, Coulibaly ajeitou, e Akliouche finalizou no cantinho de Safonov.
Veio o segundo tempo, e o senso de urgência enfim apareceu no time parisiense. Com o placar agregado empatado e a eliminatória indo para prorrogação, a equipe de Luis Enrique se viu obrigada a tomar as rédeas da partida e correr contra o prejuízo. A partir dos 13 minutos, ficou com um jogador a mais — graças a expulsão polêmica de Coulibaly.
E justamente na falta que culminou no segundo cartão amarelo para o meio-campista do Monaco, o PSG construiu seu gol de empate. Doué foi acionado na ponta direita, rabiscou para cima da marcação e cruzou rasteiro. Livre de marcação, Marquinhos completou de primeira e deixou tudo igual.
A virada não demorou muito. Com 20′ no relógio, Hakimi arriscou chute de fora da área e obrigou Köhn a espalmar. Atento ao rebote, Kvaratskhelia se antecipou ao marcador e balançou as redes. Ainda deu tempo de Teze empatar e colocar emoção nos minutos finais, mas terminou assim: 5 a 4 no agregado.
- - ↓ Continua após o recado ↓ - -
A temporada do PSG até o momento
- Líder da Ligue 1, com 54 pontos – três à frente do segundo colocado Lens
- Eliminado pelo Paris FC na segunda rodada da Copa da França
- 11º colocado da fase de liga da Champions League
- Garantido nas oitavas de final da Champions após eliminar o Monaco



