Champions League

De olho no mata-mata da Champions, Porto e Shakhtar fazem jogo de vida ou morte no Dragão

Empatados em pontos, Porto e Shakhtar lutam pela segunda vaga das oitavas de final no Grupo H da Champions

Nesta quarta-feira (13), Porto x Shakhtar Donetsk fazem jogo de vida ou morte na Champions League. Empatados em pontos no Grupo H (nove pontos cada), os dois times se enfrentam no Estádio do Dragão, a partir das 17h (horário de Brasília), em partida válida pela sexta e última rodada da fase de grupos do torneio. É muito simples: quem vencer, avança às oitavas de final. Superior no quesito saldo de gols, os portugueses contam com a vantagem do empate.

Na liderança do Grupo H está o já classificado Barcelona, com 12 pontos. O time catalão, que visita o Antwerp nesta quarta, só não avança às oitavas de final na primeira colocação se a seguinte combinação de resultados acontecer: o Barça perder para a equipe belga e o Shakhtar vencer o Porto. Isso porque, nos critérios de desempate, que leva em conta confronto direto, saldo de gols e tentos marcados fora de casa no confronto direto, os ucranianos levariam a melhor.

Classificação do Grupo H
– Barcelona – 12 pontos
– Porto – 9 pontos
– Shakhtar Donetsk – 9 pontos
– Antwerp – 0 pontos

Evanilson é a esperança de gols de um Porto irregular nas últimas semanas

Não podemos dizer que a temporada do Porto é ruim. Afinal, os Dragões ocupam a segunda colocação do Campeonato Português, com o mesmo número de pontos do líder Sporting (31), e chegam para a rodada final da Champions League com boas chances de classificação. Em 2023/24, o time do técnico Sérgio Conceição disputou 22 jogos, obteve 15 vitórias, um empate e seis derrotas. Apesar dos bons números, chama atenção o fraco desempenho da equipe nas últimas semanas.

Na quinta rodada do Grupo H da Champions, o Porto foi derrotado pelo Barcelona fora de casa, por 2 a 1, e perdeu a oportunidade de garantir classificação antecipada rumo ao mata-mata continental. Posteriormente, os Dragões conseguiram reabilitação e bateram o Famalicão com autoridade (3 a 0) pelo Campeonato Português. No entanto, o pior estava por vir. Na última quarta-feira (6), o Estoril venceu e eliminou os comandados de Sérgio Conceição da Taça da Liga e mexeu com o brio do clube portista.

Atravessando momento irregular na temporada, o Porto deposita suas fichas na Champions e promete lutar muito em busca da vaga nas oitavas. Para alcançar tal objetivo, o clube conta com um Evanilson motivado e sedento por gols. Artilheiro da equipe em 2023/24, o atacante brasileiro balançou as redes 11 vezes em 15 partidas até o momento. Na atual edição da Champions, o camisa 30 já anotou quatro tentos, com direito a hat-trick contra o Antwerp, na Bélgica.

Provável escalação do Porto: Diogo Costa; João Mário, Pepe, Fábio Cardoso, Zaidu Sanusi; Pepê, Alan Varela, Stephen Eustaquio, Wenderson Galeno; Mehdi Taremi, Evanilson. Técnico: Sérgio Conceição.

Shakhtar Donetsk vem de duas vitórias na Champions e quer aprontar em Portugal

Assim como o Porto, o Shakhtar Donetsk não faz uma temporada de encher os olhos. Com 31 pontos ganhos, a equipe do técnico Marino Pusic ocupa apenas a quarta colocação do Campeonato Ucraniano. Em 15 jogos disputados no certame (dois a menos que o líder Kryvbas Kryvyi Rih), são nove vitórias, quatro empates e duas derrotas, com 26 gols marcados e 13 sofridos.

Em outubro, o Shakhtar anunciou a saída do técnico holandês Patrick van Leeuwen, após apenas 12 partidas no comando. O clube optou por não entrar em detalhes sobre os motivos do desligamento do comandante, que havia assinado contrato por dois anos em julho. Uma semana depois da decisão, Marino Pusic, então auxiliar técnico do Feynoord, foi anunciado.

Desde que Pusic assumiu o comando do Shakhtar, pode-se dizer que a equipe cresceu de produção, sobretudo na Champions League. No início de novembro, o gigante ucraniano bateu o poderoso Barcelona por 1 a 0, na Alemanha (em virtude da guerra na Ucrânia), e se colocou de vez na briga por uma vaga no mata-mata. Na quinta rodada do Grupo H, mais um triunfo, dessa vez sobre o Antwerp. Resultado esse que faz o Shakhtar sonhar com a classificação em Portugal. Como citado, uma vitória simples sobre o Porto coloca os ucranianos nas oitavas.

Provável escalação do Shakhtar Donetsk: Dmytro Riznyk; Giorgi Gocholeishvili, Valeriy Bondar, Mykola Matvienko, Irakli Azarovi; Teras Stepanenko, Ardem Bondarenko; Oleksandr Zubkov, Georgiy Sudakov, Newerton; Danylo Sikan. Técnico: Marino Pusic.

Retrospecto histórico de Porto x Shakhtar Donetsk

O Shakhtar nunca venceu o Porto ao longo da história e espera fazer isso pela primeira vez nesta quarta. A equipe portuguesa, por sua vez, leva vantagem no curto retrospecto e vem de vitória por 3 a 1 sobre os ucranianos, na rodada inicial do Grupo H.

  • 7 jogos
  • 4 vitórias do Porto
  • 3 empates
  • 0 vitórias do Shakhtar
  • 14 gols marcados pelo Porto
  • 8 gols marcados pelo Shakhtar
Foto de Guilherme Calvano

Guilherme Calvano

Jornalista pela UNESA, nascido e criado no Rio de Janeiro. Cobriu o Flamengo no Coluna do Fla e o Chelsea no Blues of Stamford. Na Trivela, é redator e escreve sobre futebol brasileiro e internacional.
Botão Voltar ao topo