Champions League

Oito jogos para acompanhar de perto na rodada final da Liga dos Campeões

Nem sempre a última rodada da fase de grupos Liga dos Campeões costuma ser animada. Os favoritos não têm muitos problemas para confirmar sua supremacia e optam por escalar times reservas no compromisso derradeiro. Desta vez, são cinco times que já sabem sua colocação na chave (os líderes Barcelona, Manchester City, Besiktas e Tottenham, além do segundo colocado Real Madrid) e outros três assegurados nas oitavas (PSG, Bayern e Chelsea), precisando apenas definir suas posições. Ainda assim, há muita coisa em jogo na competição continental. Se a Allianz Arena recebe o único confronto direto de grande peso, e em uma situação difícil para o Bayern reverter, as boas pedidas se espalham pelo continente. Abaixo, um breve cardápio do que ocorrerá.

>>> Confira a programação de TV completa

Terça-feira, 5 de dezembro

Bayern de Munque x Paris Saint-Germain
17h45 (Band, Esporte Interativo)

A revanche do passeio no Parc des Princes, enfim, acontecerá. As duas equipes já estão classificadas para os mata-matas, mas ainda há uma primeira colocação em disputa. E depois das goleadas aplicadas pelos parisienses, apenas uma vitória por quatro gols de diferença pode colocar os bávaros na ponta da tabela. É a grande oportunidade de ratificar o trabalho de Jupp Heynckes neste reinício, apesar das rateadas que o time deu nas últimas exibições. Resta saber o quão sério vão levar a ocasião, considerando as rotações que costumam ser feitas na rodada final da Champions. Ao Bayern, será pelo menos uma ocasião de manter a honra na Allianz Arena.

Chelsea x Atlético de Madrid
17h45 (EI Plus)

É um jogo com pecha de decisão. Ainda que o Chelsea já esteja assegurado ao menos na segunda colocação do Grupo C, o Atlético de Madrid joga a sua vida em Stamford Bridge. E, convenhamos, depende de um milagre para passar aos mata-matas. Derrotar os Blues já seria trabalho suficiente ao time de Diego Simeone. Mas, além disso, os colchoneros também precisarão torcer por um tropeço da Roma diante do Qarabag, dentro do Estádio Olímpico – uma incompetência que só o Atleti foi capaz de cometer, e duas vezes. Neste momento, pela falta de futebol do time, a Liga Europa não soa tão ruim. Seria a volta ao torneio no qual os rojiblancos foram dominantes na virada da década, e entrariam já entre os franco favoritos. Um empate, além do mais, pode custar ao Chelsea a liderança, caso os romanistas cumpram sua obrigação e vençam.

 

Manchester United x CSKA Moscou
17h45 (Esporte Interativo 2)

O Manchester United ainda corre o risco de ser eliminado na fase de grupos, mas esta é daquelas situações hipotéticas que ninguém ousa imaginar, considerando a combinação de resultados e a diferença de gols necessária. E imaginando principalmente uma derrota para o CSKA Moscou, por mais que José Mourinho vá poupar forças visando o clássico contra o Manchester City no próximo final de semana, pela Premier League. A responsabilidade está toda do lado russo. Com os mesmos nove pontos do Basel, mas desvantagem no confronto direto, seria necessário roubar pontos em Old Trafford e torcer por um tropeço dos suíços na visita ao eliminado Benfica – uma “revanche” pelos 5 a 0 no St. Jakob Park.

Olympiacos x Juventus
17h45 (EI Plus)

A Juve já está conformada que, no máximo, chega à segunda colocação do Grupo D. E não pode dar margem ao erro. O Sporting vem no encalço e, por mais que vá enfrentar o Barcelona no Camp Nou, tem muito mais interesse na partida. Ernesto Valverde deve aproveitar a sua rotação e botar os garotos para jogar. E a missão da Velha Senhora pode não ser tão simples quanto parece. Encara o Olympiacos na Grécia, onde os lanternas da chave chegaram a segurar o Barça. Ao menos a fase do time de Massimiliano Allegri o referenda. Só não dá para fazer extravagâncias, considerando que os bianconeri também disputam um jogo de peso na próxima rodada do Italiano, em Derby d’Itália contra a Inter pela liderança.

Quarta-feira, 6 de dezembro

Shakhtar Donetsk x Manchester City
17h45 (Space)

A amizade entre Maurizio Sarri e Pep Guardiola, neste momento, se transforma em torcida. Afinal, o Napoli dependerá diretamente do classificado Manchester City para continuar sonhando na Liga dos Campeões. Os Citizens deverão poupar algumas de suas estrelas na visita à Ucrânia, onde encaram o Shakhtar. Todavia, o elenco recheado ainda pode incomodar os anfitriões. E só a vitória dos ingleses interessa aos napolitanos. Três pontos atrás, os celestes ainda precisam fazer sua parte diante do Feyenoord na visita a Roterdã e derrotar os holandeses para, aí sim, confirmar a classificação às oitavas de final graças ao saldo de gols no confronto direto contra o Shakhtar. É levantar a poeira rápido depois da queda diante da Juventus no San Paolo.

Liverpool x Spartak Moscou
17h45 (Esporte Interativo)

O Liverpool depende apenas de si mesmo para ficar com a primeira colocação do Grupo E. Mas é aí que reside o problema, considerando as exibições pouco confiáveis do time na Liga dos Campeões. Um ponto à frente do Sevilla, ainda existe o risco de eliminação, considerando a vantagem de três pontos em relação ao Spartak Moscou. Por isso mesmo, os Reds precisarão se impor em Anfield contra um adversário que aposta todas as suas fichas na Champions. Não há margem nem mesmo para descansar o elenco visando o clássico contra o Everton no domingo. O Sevilla, por sua vez, não deve ter problemas para carimbar o passaporte. Uma vitória sobre o saco de pancadas Maribor, na Eslovênia, bastará para a classificação. Se os ingleses tropeçarem, garante até a liderança. Só que o olhar dos rojiblancos também precisa estar na frente, considerando que o desafio na próxima rodada de La Liga será o Real Madrid, valendo um lugar no Top 4.

Real Madrid x Borussia Dortmund
17h45 (Globo, Esporte Interativo 2)

Um jogão que tinha tudo para valer bastante na última rodada. E a única possibilidade realmente aberta é de um vexame total do Borussia Dortmund. O Real Madrid entra em campo no Santiago Bernabéu classificado e sem poder superar o Tottenham na primeira colocação do Grupo H. Por isso mesmo, não será surpreendente se Zinedine Zidane tirar o pé do acelerador – por mais que a fase atual não permita tanto dizer isso. Enquanto isso, o único interesse aos aurinegros é a Liga Europa. Com o time emparelhado na tabela com o Apoel Nicósia, vejam só, seria necessário buscar pontos para não dar margem ao azar – embora os cipriotas tenham missão difícil, visitando os Spurs em Wembley. É o fio de dignidade ao time de Peter Bosz.

RB Leipzig x Besiktas
17h45 (EI Plus)

No grupo mais equilibrado da Champions, o Besiktas saiu na dianteira e confirmou seu lugar nas oitavas de final. Resta a segunda colocação, que concentra a briga entre RB Leipzig e Porto, ambos com sete pontos. Os portistas têm a vantagem no confronto direto e, em teoria, fazem uma partida mais fácil ao receberem o eliminado Monaco no Estádio do Dragão. Por isso mesmo, uma boa atuação dos Touros Vermelhos na Red Bull Arena pode não bastar, precisando fazer um resultado melhor que o dos lusitanos. E o Besiktas ainda tem uma campanha invicta a defender na competição continental. Será interessante ver o reencontro de Timo Werner com os turcos, depois de todo o episódio ocorrido na Vodafone Arena.

Mostrar mais

Leandro Stein

É completamente viciado em futebol, e não só no que acontece no limite das quatro linhas. Sua paixão é justamente sobre como um mero jogo tem tanta capacidade de transformar a sociedade. Formado pela USP, também foi editor do Olheiros e redator da revista Invicto, além de colaborar com diversas revistas. Escreve na Trivela desde abril de 2010 e faz parte da redação fixa desde setembro de 2011.

Conteúdos relacionados

Botão Voltar ao topo