Napoli mostrou sua força, bateu o Braga em Portugal e começou a Champions com vitória
Com gol contra bizarro na reta final de jogo, Napoli confirma favoritismo e conquista triunfo importante fora de casa
Atual campeão italiano, o Napoli iniciou sua trajetória na Champions League 2023/2024 nesta quarta-feira (20). No Estádio Municipal de Braga, os comandados do técnico Rudi Garcia suaram, batalharam, mas venceram o Braga no sufoco, por 2 a 1, em jogo válido pela primeira rodada do Grupo C. Di Lorenzo, Niakaté (contra) e Bruma fizeram os gols do duelo.
Em partida movimentada, o Napoli teve volume ofensivo e produziu para vencer na casa do Braga. Apesar da boa atuação do goleiro brasileiro Matheus e do gol sofrido já na reta final, o time italiano foi paciente, mostrou resiliência e conseguiu uma importante vitória em Portugal. Com a vitória fora de seus domínios, o atual campeão do país da bota começa com o pé direito na Champions League e lidera, ao lado do Real Madrid, o Grupo C do torneio.
Napoli martela, cria chances e é premiado pela persistência
O Braga começou melhor e iniciou uma espécie de blitz nos minutos iniciais. O Napoli, por sua vez, sentiu a pressão e os portugueses aproveitaram para dar a primeira estocada. Em contra-ataque rápido, Ricardo Horta recebeu na área italiana após arrancada de Bruma, finalizou e obrigou o goleiro Meret a espalmar para escanteio. A resposta veio de maneira imediata. A zaga portuguesa se atrapalhou no campo de defesa e deixou Osimhen cara a cara com Matheus. O artilheiro nigeriano, que não costuma perdoar, dessa vez falhou na conclusão e chutou em cima do arqueiro brasileiro.
Logo na sequência, Matheus teve de trabalhar em dois lances de ataque dos visitantes. Em cobrança de falta, Khvicha Kvaratskhelia cruzou e achou Osimhen, que subiu mais alto que os defensores e cabeceou no cantinho. Em desvio providencial, o goleiro ex-América MG evitou o gol do Napoli. Na sobra, o georgiano insistiu na bola aérea e despejou a pelota na área do Braga novamente. Dessa vez, Di Lorenzo testou consciente e parou no paredão brasileiro.
A estrela de Matheus não desanimou o Napoli, que seguiu trocando passes no campo de ataque e agredindo a equipe portuguesa. Aos 25 minutos, Osimhen recebeu na entrada da área e fuzilou. O chute do camisa 9 explodiu no travessão e arrancou suspiros dos torcedores presentes no Municipal de Braga. Se por um lado o time da casa dava espaço aos napolitanos e sofria defensivamente, em contrapartida, a equipe conseguia chegar com perigo ao ataque. Em lançamento para Abel Ruiz, Ostigard tentou cortar e quase fez gol contra. A bola caprichosamente enganou Meret e saiu pela linha de fundo.
Nos acréscimos, o Napoli foi premiado pela intensidade e persistência. Kvaratskhelia cruzou para o meio da área, Osimhen escorou de cabeça para Giovanni Di Lorenzo. De primeira, o lateral-direito napolitano e da Seleção Italiana chutou no ângulo, sem chances para Matheus. A bola ainda tocou no travessão antes de estufar as redes.
Braga empata, mas Napoli consegue vitória com gol contra bizarro de Niakhaté
Diferente do primeiro tempo, a etapa complementar começou morna. Com três minutos, em falta cobrada na área do Braga, Anguissa ganhou da marcação e cabeceou para o gol. Bem posicionado, Matheus fez a defesa sem sustos. Mesmo à frente no placar, os italianos mantiveram a intensidade e seguiram atacando. Acionado por Kvaratskhelia em lançamento longo, Osimhen bagunçou a zaga portuguesa e arriscou finalização. A bola passou à direita da meta e levou perigo.
O Braga reagiu e por muito pouco não empatou. Ricardo Horta recebeu passe açucarado dentro da área napolitana e chutou rente à trave direita de Meret. Com 28 minutos no relógio, os italianos voltaram a produzir ofensivamente. Di Lorenzo avançou pelo lado direito do ataque e cruzou na medida para Zielinski. Livre de marcação e na frente de Matheus, o polonês mostrou indecisão no momento de definição e tocou para fora.
Pouco tempo depois do gol perdido de Zielinski, o Napoli foi castigado. Após jogada de Zalazar, Bruma ganhou de Juan Jesus na jogada aérea e, em bela cabeçada, deixou tudo igual. O zagueiro brasileiro pediu impedimento, parou no meio do lance e viu sua equipe sofrer o empate.
Depois de remar e conseguir o que queria, o Braga sofreu duro baque. Aos 43 minutos, Zielinski avançou pela ponta esquerda e cruzou para o meio da área. De maneira bizarra, Niakhaté chutou contra o próprio patrimônio, fez gol contra e deu a vitória aos italianos.