Champions League

Yamal tentou salvar Barcelona, mas outro garoto roubou a cena em vitória do Monaco

George Ilenikhena, de 18 anos, marcou o gol da vitória do clube do Principado contra os catalães

Em sua primeira noite europeia aos 17 anos e 68 dias, Lamine Yamal seguiu mostrando seu grande nível nesta quinta-feira (19), pela 1ª rodada da fase de liga da Champions League, mas não conseguiu impedir a derrota do Barcelona para o Monaco por 2 a 1.

:marca_de_verificação_branca: Siga a Trivela no Threads e no BlueSky

Em jogo no Stade Louis II, o garoto espanhol tirou da cartola uma jogadaça após lançamento de Casadó, cortando um marcador antes de bater rasteiro de fora da área, sem chances para Philipp Köhn.

Parecia ser o dia do jovem que virou o segundo mais novo a marcar na história da Champions (só atrás de Ansu Fati, que fez gol com 17 anos e 40 dias em 2019), mas o brilho ficou para George Ilenikhena, de apenas 18.

O garoto nigeriano, contrato esta temporada por 20 milhões de euros, saiu do banco de reservas para dar a vitória ao clube do Principado aos 25 minutos do segundo tempo.

Em lançamento de Vanderson, ex-Grêmio, o jovem atacante mandou uma bomba, e Ter Stegen não pegou. Ironicamente, Ilenikhena já tinha marcado contra os catalães em dezembro do ano passado, ainda quando defendia o Antuérpia.

E o gol da vitória hoje foi muito justo. O Barça estava com um a menos desde os nove minutos da etapa inicial, quando o goleiro alemão errou uma saída de bola e Eric García fez falta em Minamino, considerada uma grande chance para o árbitro, que expulsou o zagueiro.

O Monaco dominou o restante da partida, abrindo o placar com 14 pelos pés de Akliouche, dono de jogadaça deixando Baldé e Pedri para trás antes de marcar.

Akliouche celebra gol do Monaco contra o Barcelona
Akliouche celebra gol do Monaco contra o Barcelona (Foto: IMAGO)

Invicto até hoje, o Barcelona perde o bom início de temporada e a derrota frente ao Monaco pode atrapalhar para as pretensões de terminar entre os oito primeiros da tabela, que vão direto às oitavas de final.

Gol de Yamal salva Barcelona em 1º tempo quase todo do Monaco

Os primeiros minutos 11 contra 11 não tiveram muita emoção, a não ser uma rápida transição do mandante finalizada em chute desviado de Ben Seghir nas mão de Ter Stegen.

O erro do goleiro alemão e de Eric García aconteceu aos 9. A partir daí, só deu Monaco, que abriu o placar aos 15 e já tinha chegado aos 14 em batida perigosa de Embolo, além de uma finalização perigosa de Camara, já depois do primeiro gol.

Neste cenário de dificuldade, apareceu a joia Yamal para igualar o marcador. O gol empolgou os catalães, que quase viraram na sequência com Baldé.

O time de Principado retomou o controle do jogo no fim, até chegou a marcar com Embolo, impedido, mas não conseguiu muito além disso.

Lamine Yamal comemora gol pelo Barcelona
Lamine Yamal comemora gol pelo Barcelona (Foto: IMAGO)

Barça segue pouco criativo, e Monaco transforma domínio em gol

A equipe visitante praticamente nada fez contra o gol de Köhn nos 45 minutos finais.

O lances mais perigosos nem foram com finalizações: Raphinha saiu sozinho contra o goleiro, que conseguiu tirar no momento que o brasileiro tentou um drible. O camisa 11 também tentou em cruzamento rasteiro de Koundé e quase tocou para as redes, mas só fez falta no arqueiro adversário.

O Monaco, por outro lado, seguia dominando as ações ofensivas. Minamino teve boa chance em chute desviado após escanteio. Balogun exigiu defesaça de Ter Stegen.

No fim, o Barça ameaçou uma ineficaz pressão e confirmou um início ruim na nova Champions.

Foto de Carlos Vinicius Amorim

Carlos Vinicius AmorimRedator

Nascido e criado em São Paulo, é jornalista pela Universidade Paulista (UNIP). Já passou por Yahoo!, Premier League Brasil e The Clutch, além de assessorias de imprensa. Escreve sobre futebol nacional e internacional na Trivela desde 2023.
Botão Voltar ao topo