Mohamed Camara mostrou contra o Bayern que é mais um talento do Salzburg para se prestar atenção
Mohamed Camara participou da construção do gol de seu time e ainda ajudou a trancar a cabeça de área em boa parte do duelo
O Red Bull Salzburg é um clube geralmente exaltado por sua capacidade em formar talentos ofensivos. Isso ficou evidente no empate por 1 a 1 contra o Bayern de Munique. Karim Adeyemi fez um ótimo papel por sua movimentação, Brenden Aaronson ajudou bastante na criação, Chukwubuike Adamu marcou o gol com categoria. Porém, a expectativa de uma vitória só foi possível pela grande atuação defensiva dos Touros Vermelhos, com mínimos erros. O goleiro Philipp Köhn acumulou boas defesas e Oumar Solet trancou o miolo da zaga. No entanto, a melhor apresentação individual veio de quem serviu de ponto de equilíbrio à equipe. Mohamed Camara foi excepcional na cabeça de área e, de quebra, ainda iniciou a jogada do gol austríaco.
Mohamed Camara é mais um ótimo meio-campista descoberto pela Red Bull na África. O volante nasceu em Mali, de onde também vieram Amadou Haidara e Diadié Samassékou, outros dois cabeças de área do país com passagens pelo Salzburg. Há um ótimo trabalho de base em Bamako, com uma academia liderada por Jean-Marc Guillou, francês que é responsável direto pelo crescimento também da Costa do Marfim no início do século. Camara seria formado pelo Real Bamako, um dos clubes mais tradicionais da capital, e se destacou após a conquista do Campeonato Africano Sub-17 de 2017.
O Red Bull Salzburg contratou Camara em 2018, mas teve cuidado antes de lançá-lo. O malinês passou um tempo com o Liefering, a filial do clube na segundona austríaca, e também teve um empréstimo curto pelo Hartberg na primeira divisão. Um ano decisivo para sua ascensão foi 2019. O volante mais uma vez foi campeão continental com Mali, agora no Campeonato Africano Sub-20, e ganhou suas primeiras convocações à seleção principal. Na Áustria, passou a ser relacionado para os jogos da equipe principal do Salzburg e ganhou minutos, num momento em que a venda de Amadou Haidara para o Leipzig tinha deixado uma lacuna.
Mohamed Camara se tornou titular do Red Bull Salzburg em 2020/21, mas precisaria lidar com uma suspensão de três meses. Ao lado de Sékou Koïta, o meio-campista foi pego no exame antidoping por uma substância consumida na seleção malinesa e, como ambos não estavam conscientes, tiveram uma pena mais branda. Por conta disso, o jovem perdeu o segundo turno quase inteiro do Campeonato Austríaco. A volta por cima aconteceu na atual temporada.
O desempenho de Camara na Bundesliga 2021/22 é muito bom. O volante é titular absoluto do Red Bull Salzburg numa campanha em que o clube sobra na tabela. Também disputou todas as partidas da fase de grupos da Champions como titular. E, enquanto o time entrava na pausa de inverno, ele teve a possibilidade de atuar na Copa Africana de Nações pela primeira vez. Foi reserva da seleção de Mali, mas agradou quando saiu do banco contra a Mauritânia e foi titular nas oitavas contra Guiné Equatorial. Atuou ao lado de Haidara e até converteu um pênalti, mas não evitou a surpreendente eliminação dos malineses.
A chance para Mohamed Camara se reerguer era na Champions League. O meio-campista tinha enfrentado o Bayern nos dois jogos da temporada passada. Não com o destaque que teve nesta quarta-feira, dentro da Red Bull Arena. O meio-campista teve um excelente rendimento para fechar a cabeça de área e travar a criação do Bayern no setor. Mais importante, ajudou no jogo direto do Salzburg em busca do ataque, abrindo a transição e servindo passes longos. O gol surgiu a partir de um lançamento de Camara, que encontrou Adeyemi no ataque, até que Adamu mandasse para as redes.
De qualquer maneira, foi no segundo tempo que Camara precisou ser mais exigido. O Bayern de Munique exerceu uma pressão incessante, mas tinha dificuldades para encontrar os espaços. O volante não concedia muitas opções pelo meio, cortando as linhas de passes para Robert Lewandowski, Thomas Müller ou Leroy Sané por ali. Foram seis desarmes do cabeça de área. E o mais impressionante era a forma como continuou inteiro fisicamente até o final, para adiar ao máximo o empate. Não teria culpa no lance vencido de cabeça por Müller, que rendeu o gol dos bávaros no fim.
A Uefa entregou o prêmio de melhor em campo para Mohamed Camara. Coman era um forte concorrente pela maneira como carregou o Bayern, assim como Adeyemi pelo papel ofensivo. No entanto, os rumos do jogo dependeram bem mais do esforço defensivo do Red Bull Salzburg e, neste aspecto, Camara foi mesmo o melhor. Apresenta-se em alto nível e mostra, mais uma vez, como os Touros Vermelhos podem revelar outro volante de alto nível para as principais competições da Europa. Naby Keita certamente é um exemplo.