Champions League

Montanha-russa de Salah em amasso do Liverpool sobre Galatasaray serve para ilustrar temporada

Após perder ida ao Galatasaray por 1 a 0, Liverpool goleia com participação decisiva de Salah -- negativa e depois positivamente

Para o mal, no primeiro tempo, e para o bem, no segundo, Mohamed Salah foi um dos principais protagonistas do amasso do Liverpool sobre o Galatasaray nesta quarta-feira (18). Precisando reverter a derrota mínima para o Galatasaray na ida das oitavas de final da Champions League, a equipe fez mais do que isso em Anfield: venceu por 4 a 0.

Foi um absoluto domínio dos Reds desde o início, culminando, porém, em apenas um gol nos primeiros 45 minutos, de Szoboszlai, em escanteio ensaiado de Mac Allister. Só não foi mais justamente por Salah.

O craque egípcio, além de desperdiçar uma chance cara a cara com o goleiro, perdeu um pênalti ao tentar uma cavadinha que não pegou altura — mérito também de Ugurcan Çakir. Esse mesmo jogador saiu aplaudido de pé ao ser substituído na etapa final, o que poderia ser impossível de imaginar após uma primeira parte tão fraca.

Em um início fulminante nos 45 finais, Salah fez de tudo. Começou com uma assistência na medida para Ekitiké só empurrar para as redes e garantir a vantagem que já classificava os ingleses. O time de Arne Slot não quis parar. Em rebote de bomba de Mohamed, Gravenberch fez o terceiro. No fim, o camisa 11 tabelou com Wirtz e, de fora da área, mandou uma batida colocada perfeita.

A atuação do jogador é um exemplo perfeito da temporada irregular do Liverpool. A ver se o nível nas quartas da Champions, contra o PSG, será o time que humilhou o Galatasaray ou o que está fora do G4 da Premier League e ouviu vaias em Anfield no último final de semana ao empatar com o Tottenham.

Liverpool domina e quase não sofre no 1º tempo

Desde o primeiro minuto, o Gala se fechou enquanto o mandante dominava a bola e buscava os espaços. O ritmo intenso dos ingleses, no entanto, só veio a partir dos 20 minutos, com duas finalizações de fora da área que antecederam o gol de Szoloszlai.

Os turcos sentiram o tento. Era o momento dos ingleses ampliarem, e foi por pouco que não aconteceu. Em falha bizarra da zaga, Salah ficou na cara do gol e tentou cavadinha, bem defendida por Çakir. Além do pênalti aos 48, o arqueiro turco ainda salvou uma bomba de fora da área de Szobo e duas finalizações na área do atacante egípcio e de Wirtz.

Quando o goleiro não ia pegar, a defesa trabalhou. Em bate e rebate na área, o meia alemão finalizou da marca do pênalti para marcar, mas a zaga desviou a bola.

O Galatasaray praticamente não atacou. A melhor chance veio nos acréscimos, com Sallai tocando para Jakobs e se projetando para a área para receber cruzamento, finalizando de cabeça nas mãos de Alionss.

Jogadores do Liverpool celebram gol contra o Galatasaray
Jogadores do Liverpool celebram gol contra o Galatasaray (Foto: IMAGO / Every Second Media)

- - Continua após o recado - -

Assine a newsletter da Trivela e fique por dentro do melhor conteúdo de futebol!

Um conteúdo especial escolhido a dedo para você!

Aoa se inscrever, você concorda com a nossa Termos de Uso.

Salah conduz etapa final

A pressão dos Reds foi ainda mais intensa no retorno do intervalo e culminou em três gols em 16 minutos — e ainda poderia ter sido mais. Singo fez contra, em cruzamento de Frimpong, mas o holandês estava impedido. Mac Allister, já nos acréscimos, em escanteio disputado por Van Dijk, marcou e viu seu gol ser anulado por uma suposta falta no goleiro.

Çakir brilhou novamente na etapa final. Ainda com 1 a 0, parou Salah cara a cara. Depois, já com o placar consolidado, evitou o quinto parando Mac Allister na área.

Foto de Carlos Vinicius Amorim

Carlos Vinicius AmorimRedator

Nascido e criado em São Paulo, é jornalista pela Universidade Paulista (UNIP). Já passou por Yahoo!, Premier League Brasil e The Clutch, além de assessorias de imprensa. Escreve sobre futebol nacional e internacional na Trivela desde 2023.

Conteúdos relacionados

Botão Voltar ao topo