Champions League

Legia avançou à Liga Europa e conquistou a principal proeza nesta rodada final da Champions

Convenhamos: a rodada final da fase de grupos da Liga dos Campeões guardou pouquíssimas surpresas. O Monaco foi o único clube de fora dos dois primeiros potes do sorteio a pintar nas oitavas de final. E a emoção nestes últimos dias acabou limitada às vagas na Liga Europa. O Ludogorets foi uma grata surpresa na terça, ao empatar com o Paris Saint-Germain na França e barrar o Basel. Já nesta quarta, o Legia Varsóvia pintou como o grande vitorioso. Em casa, os poloneses derrotaram o Sporting por 1 a 0 e, graças ao empate contra o Real Madrid, conseguiram a vaga nos 16-avos de final do outro torneio continental. Terminaram em terceiro na chave, com um ponto a mais que os leoninos, para quem perderam na visita a Lisboa.

O ataque do Legia Varsóvia vinha produzindo bastante nas últimas semanas. A partir do final de outubro, a equipe marcou quatro gols em cinco de seus oito jogos anteriores. Tudo bem que a defesa não vinha segurando muito as pontas, como ficou bem evidente contra o Borussia Dortmund. Ainda assim, anotar sete tentos nas duas primeiras partidas do returno da Champions demonstrava bem o momento ofensivo dos poloneses. Deram um trabalho enorme ao Real Madrid, virando o placar no marcante empate por 3 a 3, e também ofereceram sua dose de ameaças contra os aurinegros. Todavia, diante do Sporting, o time de Varsóvia precisava de um pouco mais de controle.

E, assim, o Legia conquistou a classificação, com a vitória mínima. Os leoninos criaram mais, tiveram mais posse de bola. Entretanto, não conseguiram vencer o goleiro Malarz. Já na frente, um gol bastou desta vez. Aos 30 minutos, após passe de Aleksandar Prijovic, o brasileiro Guilherme arrematou para as redes. O desespero dos lusitanos, que se intensificou no segundo tempo, acabou se perdendo nos instantes finais, principalmente após a expulsão de William Carvalho, com o segundo amarelo. Gosto amargo ao final da campanha.

O Sporting não fez mau papel nesta Champions. Criou dificuldades nos quatro jogos contra Real Madrid e Borussia Dortmund, sempre perdendo pelo placar mínimo. Mas o problema foi esse: sempre perdeu. E o Legia, mesmo goleado em metade dos compromissos e tomando 24 gols, conseguiu arrancar um ponto valioso dos merengues. O resultado decisivo, diante do equilíbrio nos dois confrontos com os sportinguistas. Garantiu a sobrevida continental aos poloneses, agora na Liga Europa.

Mostrar mais

Leandro Stein

É completamente viciado em futebol, e não só no que acontece no limite das quatro linhas. Sua paixão é justamente sobre como um mero jogo tem tanta capacidade de transformar a sociedade. Formado pela USP, também foi editor do Olheiros e redator da revista Invicto, além de colaborar com diversas revistas. Escreve na Trivela desde abril de 2010 e faz parte da redação fixa desde setembro de 2011.

Conteúdos relacionados

Botão Voltar ao topo