Immobile faz história e Lazio se vinga da derrota em Roterdã com vitória magra, mas decisiva, sobre o Feyenoord
Gol número 200 de Immobile garantiu a vitória sobre o Feyenoord e a entrada da Lazio na zona de classificação ao mata-mata da Champions League
A derrota por 3 a 1 para o Feyenoord no fim de outubro parece ter sido apenas um erro de percurso da Lazio no caminho para o mata-mata da Champions League. Nesta terça-feira (7), o time biancocelesti deu o troco no clube de Roterdã e conseguiu uma vitória magra, porém essencial, por 1 a 0 no Stadio Olimpico de Roma. O único gol do confronto foi de Ciro Immobile, que chegou a 200 gols pelo clube que é o maior artilheiro da história.
Mesmo que aos trancos e barrancos, a equipe comandada por Maurizio Sarri vai encaminhando a classificação para as oitavas de final da Champions. Antes dos embates com o Feyenoord, a Lazio arrancou um empate com o Atlético de Madrid, com gol do goleiro Provedel, e virou sobre o Celtic fora de casa graças a gols aos 50 minutos da segunda etapa. Em um grupo parelho como o G, cada ponto conquistado pode fazer a diferença.
Prova disso é como ficou a classificação após a quarta rodada. Com a vitória, a Lazio chegou a sete pontos e entrou na zona de classificação para o mata-mata. De quebra, ainda pode garantir vaga antecipadamente caso vença o lanterna Celtic em Roma no próximo dia 28 e conte com uma derrota do Feyenoord, que caiu da primeira para a terceira posição do Grupo G, para o líder Atlético de Madrid, agora com oito pontos.
Duas vitórias magras e suadas, um empate com gol de goleiro no apagar das luzes e uma derrota em que teve uma atuação ruim podem não parecer muito, mas significam demais para a Lazio. Atual vice-campeã italiana, a equipe biancocelesti pode chegar ao mata-mata da Champions League pela segunda vez no século XXI.
Immobile garante vitória sofrida com belo gol
A Lazio chegou mais vezes ao ataque durante o primeiro tempo, mas não conseguiu fazer o goleiro Justin Bijlow trabalhar. Quando não finalizava em cima da marcação, a equipe italiana pecava na pontaria e mandava pela linha de fundo sem muito perigo. O Feyernoord, por outro lado, ficava mais com a bola e parecia não ter pressa com a bola no pé. O responsável por acelerar o jogo holandês era o brasileiro Igor Paixão, que fez isso em duas oportunidades antes do intervalo.
Na primeira, o atacante acionou Quinten Timber na intermediária, que cortou para dentro e deu grande enfiada de bola para Santiago Giménez. O chute cruzado de primeira com o pé esquerdo do mexicano, no entanto, parou na grande defesa de Ivan Provedel. Já na segunda, uma troca de passes curtos e rápidos do Feyenoord começou e terminou com Igor Paixão, que tirou tinta da trave direita da Lazio após dominar dentro da área limpando o marcador a finalizando com força.
No fim da primeira etapa, a Lazio enfim conseguiu acertar o gol visitante. Para isso, foi necessário que o chute fosse de dentro da área e sem goleiro. No início dos acréscimos, Felipe Anderson tinha a bola perto do meio-campo e percebeu dois companheiros impedidos com a linha alta do Feyenoord. O brasileiro, então, optou por lançar Ciro Immobile, que saiu em posição legal, driblou Bijlow e, mesmo um tanto quanto desequilibrado, tocou para as redes na que foi a única finalização certa da equipe da casa em toda a partida.
👑 𝐃 𝐔 𝐄 𝐂 𝐄 𝐍 𝐓 𝐎 #UCL | #LazioFeyenoord#CMonEagles 🦅 pic.twitter.com/oIGeh1qghE
— S.S.Lazio (@OfficialSSLazio) November 7, 2023
Na segunda etapa, a Lazio abdicou por completo da bola e se fechou muito bem defensivamente. Prova disso é que seis dos oito chutes do Feyenoord após o intervalo foram bloqueados por algum defensor. Por outro lado, os biancocelesti finalizaram uma vez só, em tentativa que também foi travada. Sendo assim, a grande chance mandante foi um escanteio pela esquerda cobrado por Luis Alberto que acertou o travessão.
Acontece que nas duas vezes que não conseguiu bloquear um arremate holandês, a Lazio fez seu torcedor levar um forte susto. Primeiro, Giménez desviou de cabeça na pequena área a cobrança de falta de Igor Paixão pela esquerda e mandou para fora, levando bastante perigo. Já no último lance do jogo, foi Ayase Ueda quem cabeceou de muito perto e com força, mas em cima de Provedel. O resultado foi frustrante para o Feyenoord que criou boas chances para fazer ao menos um gol, mas premiou o esforço defensivo e a efetividade da Lazio.