Gol no fim salva mais uma vez, e Lazio dá o troco no Celtic com virada na Champions
Com o mesmo roteiro das derrotas de 2019 e novo gol nos acréscimos, Lazio vence o Celtic fora de casa
Quem acompanhou os embates entre Celtic e Lazio em 2019 pela Liga Europa estava ansioso pelo confronto desta quarta-feira (4), no Celtic Park, pela segunda rodada da fase de grupos da Champions League. E, se os escoceses levaram a melhor quatro anos atrás, vencendo os dois jogos de virada nos minutos finais, desta vez os italianos deram o troco. Depois de Kyogo Furuhashi abrir o placar no início do primeiro tempo para os donos da casa, a equipe biancocelesti empatou empatou com Matías Vecino e buscou um importante triunfo com Pedro Rodríguez, já aos 50 minutos da segunda etapa.
Com o resultado, a Lazio segue invicta no torneio. Na primeira rodada, outro gol marcado na bacia das almas já havia salvado o time comandado por Maurizio Sarri, que empatou com o Atlético de Madrid em 1 a 1 graças ao gol de cabeça do goleiro Provedel, também nos acréscimos.
A Lazio tem os mesmos quatro pontos que o Atleti, mas está em desvantagem nos critérios de desempate e aparece em segundo lugar no Grupo E. O Celtic, por outro lado, ainda não pontuou e é ocupa a lanterna. Na primeira rodada, os comandados de Brendan Rodgers foram derrotados por 2 a 0 pelo Feyenoord, fora de casa.
VIRADA ÉPICA DA LAZIO NO ÚLTIMO MINUTO! – Melhores Momentos de Celtic 1×2 Lazio
A equipe italiana batalhou durante toda a partida jogando fora de casa e conseguiu garantiu uma vitória importantíssima na Escócia! Se liga nos melhores momentos desse jogão na #CasaDaChampions pic.twitter.com/F8GyOBWWZy
— TNT Sports BR (@TNTSportsBR) October 4, 2023
Celtic sai na frente, mas Lazio busca a virada
Precisando da vitória após perder na primeira rodada, o Celtic partiu para cima logo no começo da partida, empurrado pela atmosfera das arquibancadas de Parkhead. Com uma troca de passes envolvente, a pressão inicial surtiu efeito e resultou em gol aos 11 minutos do primeiro tempo. Daizen Maeda recebeu aberto pela direita e conduziu para dentro, encontrando Matthew O'Riley na intermediária. De primeira, o meio-campista inglês fez bela enfiada de bola para Kyogo Furuhashi, que ficou cara a cara com Provedel dentro da área e finalizou entre as pernas do goleiro para abrir o placar.
A vantagem mandante, no entanto, durou pouco. Mesmo com o Celtic melhor em campo e chegando ao ataque em jogadas mais bem trabalhadas, a Lazio buscou o empate na insistência. Aos 28 minutos, Luis Alberto cobrou escanteio pela direita, a defesa não conseguiu afastar e a bola acabou subindo. Na marca do pênalti, Alessio Romagnoli antecipou a marcação e cabeceou em direção ao gol. No meio do caminho, Matías Vecino desviou levemente na pequena área e dificultou a vida do goleiro Joe Hart, que até tentou defender em dois tempos, mas a bola já havia cruzado a linha e o tento foi validado.
Pouca coisa mudou na segunda etapa. O confronto era equilibrado, mas o Celtic parecia estar mais perto do segundo gol do que a Lazio. Os alviverdes até balançaram a rede de Provedel mais uma vez, para delírio dos torcedores, mas o VAR acabou anulando o lance corretamente por impedimento.
Quando o empate parecia bom negócio para Lazio, saiu a virada. Aos 50 minutos, Valentín Castellanos ganhou a disputa no meio de campo e Isaksen abriu para Guendouzi pela direita. Quase entrando na área, o francês cruzou na segunda trave para o espanhol Pedro Rodríguez, que subiu sozinho e cabeceou no contrapé de Hart. O goleiro ficou estático e nada pode fazer a não ser assistir a bola pingar e morrer na bochecha da rede.
O troco por 2019 e manifestações antifascistas em Glasgow
A vitória desta quarta foi o troco perfeito da Lazio em cima do Celtic. Na fase de grupos da Liga Europa 2019/20, os escoceses venceram de virada os dois jogos, garantindo vaga no mata-mata do torneio e complicando a vida do adversário italiano no segundo confronto, realizado em Roma. Os biancocelesti acabariam terminando em terceiro lugar no grupo e seriam eliminados.
Os embates de quatro anos atrás, no entanto, não ficaram marcados pelas viradas nos minutos finais, mas sim pelas manifestações nas arquibancadas. As equipes possuem ultras de ideologias completamente opostas, com organizadas da Lazio se identificando com a extrema-direita e as do Celtic se associando à esquerda.
Na partida disputada no Celtic Park, a Green Brigade (principal organizada dos escoceses) realizou uma série de ações para se contrapor aos visitantes, incluindo uma faixa com um desenho de uma famosa imagem da morte do ex-ditador Benito Mussolini pendurado de cabeça para baixo. Ela ainda foi acompanhada dos dizeres “sigam seu líder”. Outra provocação aconteceu no jogo no Estádio Olímpico de Roma, mas não foi feita por torcedores. Ao marcar o gol da vitória, o meio-campista Olivier Ntcham comemorou ficando de cabeça para baixo, em referência à morte de Mussolini.
As provocações voltaram nesta quarta-feira. Uma enorme bandeira da Green Brigade com os dizeres “antifascista” relembrou os episódios de quatro anos antes com imagens da faixa original e da comemoração de Ntcham.