KÍ consegue um novo milagre na Champions e botará Ilhas Faroe ao menos na Conference
Depois de despachar o Ferencváros na fase anterior, o KÍ superou o Häcken na Suécia e colocará Ilhas Faroe pela primeira vez na fase de grupos de uma competição da Uefa

A epopeia do KÍ Klaksvík já é uma das mais surpreendentes da história recente da Champions League. Os atuais campeões das Ilhas Faroe tinham conseguido um feito imenso com a classificação sobre o Ferencváros na primeira fase qualificatória do torneio e deram um passo ainda maior nesta quarta-feira. O KÍ também passou pela segunda fase, no confronto nórdico contra o Häcken, campeão sueco pela primeira vez na última temporada. O empate por 0 a 0 na ida, em Klaksvík, deixava a situação indefinida. Já na volta, os azarões buscaram o empate por 3 a 3 na Suécia e arrancaram a vitória por 4 a 3 nos pênaltis. Além de avançar na Champions, o KÍ ainda garante uma conquista maior: com o sistema de repescagens nas competições da Uefa, os alviazuis se confirmam pelo menos na fase de grupos da Conference League. Será a primeira vez que um time das Ilhas Faroe estará na etapa principal dos torneios continentais.
Antes da campanha do KÍ nesta temporada, os clubes das Ilhas Faroe tinham passado apenas cinco vezes da primeira fase classificatória da Champions. Nunca um representante local havia encadeado duas classificações seguidas. É esse o tamanho da façanha dos alviazuis, num sistema de competições que também abre caminho aos campeões das ligas menores na Liga Europa e na Conference League. Com a Rota dos Campeões, há mais chances de sobrevivência. A equipe de Klaksvík aproveitará esse atalho. Antes disso, os alviazuis já tinham ficado a uma vitória da fase de grupos da Liga Europa em 2020/21 – o mais perto que um time faroense havia chegado da etapa principal dos torneios da Uefa.
Era de se esperar que o Häcken impusesse seu domínio na Suécia. Entretanto, o KÍ fez um jogo de peito aberto nesta quarta. Árni Frederiksberg abriu o placar aos 17 minutos para os faroenses. Os anfitriões empataram na sequência, com Tobias Sana, e viraram no início do segundo tempo com Amor Layouni. Entretanto, a resposta do KÍ também não demorou e Frederiksberg assinalou mais um. O empate por 2 a 2 prevaleceu ao final do tempo regulamentar, o que forçou a prorrogação. O Häcken voltou a ficar em vantagem com Ibrahim Sadiq. Já o gol salvador dos faroenses saiu aos quatro minutos do segundo tempo extra, com Sivert Gussias completando um escanteio de Frederiksberg.
Por fim, nos pênaltis, o KÍ se mostrou mais competente. Os dois times acertaram suas três primeiras cobranças. Na quarta série, ambos erraram. Já na quinta cobrança de cada, Simon Sandberg desperdiçou a chance do Häcken, com uma defesaça do goleiro Jonatan Johansson, e Vegard Forren cravou a classificação do KÍ. O milagre estava completo. Na próxima fase, os alviazuis terão outro duelo nórdico, desta vez mais duro: pegarão o Molde, atual campeão norueguês. Quem passar fica a um confronto de chegar na fase de grupos da Champions e se garante na Liga Europa.
Árni Frederiksberg se prova como o grande protagonista do KÍ na Champions. O ponta de 31 anos chegou a frequentar a seleção local de 2016 a 2019 e recebeu o prêmio de melhor do país em 2021. O herói havia anotado dois gols contra o Ferencváros. Outro que brilha é o goleiro Jonatan Johansson. O sueco ganhou fama na fase anterior, diante de sua curiosa história: chegou a se aposentar do futebol em 2022 e estava jogando como zagueiro no futebol amador da Noruega, até ser contratado emergencialmente pelo KÍ no último mês de junho, por causa das lesões entre os arqueiros. Além de pegar o pênalti decisivo, colecionou ótimas defesas também com bola rolando.
Um pouco da história do KÍ
Fundado em 1904, o KÍ é um dos clubes mais importantes de Ilhas Faroe. Os alviazuis conquistaram a primeira edição do Campeonato Faroense e somam 20 títulos no torneio. É o segundo maior campeão nacional, com quatro taças a menos que o HB. Além disso, a agremiação também possui seis troféus na copa nacional. O KÍ fica sediado em Klaksvík, segunda cidade mais populosa das Ilhas Faroe, mas ainda assim com apenas 5 mil habitantes. Seu elenco é semiprofissional e vários jogadores possuem outros empregos.
Nas competições continentais, o KÍ fez sua estreia nas preliminares da Champions League 1992/93. Desde então, o time soma 14 participações nos torneios da Uefa. Os alviazuis disputaram 42 partidas internacionais, com 11 vitórias e 21 derrotas. Chegaram a derrotar times como o Maccabi Haifa (Recopa 1995/96), Dinamo Tbilisi (Liga Europa 2020/21) e Bodo/Glimt (Champions 2022/23). Entretanto, nada se compara às dimensões dos milagres ocorridos contra Ferencváros e Häcken, dois times de ligas bem mais ricas.
- - ↓ Continua após o recado ↓ - -
Outros estreantes desta temporada
O KÍ Klaksvík não é o único classificado desta quarta-feira que estreará em fases de grupos continentais. Após vencer pela primeira vez o Campeonato Polonês, o Raków Czestochowa segue em frente na Champions. A equipe eliminou o Qarabag, mais acostumado com os torneios continentais. O Raków venceu a ida em casa por 3 a 2 e buscou o empate por 1 a 1 no Azerbaijão. Fran Tudor abriu o placar para os poloneses e Redon Xhixha empatou aos azeris, o que não salvou a equipe.
Já o Servette, mesmo com 31 aparições em torneios continentais, estreará em fases de grupos. O clube suíço, entretanto, havia alcançado duas vezes as quartas de final da Recopa Europeia, em tempos nos quais os torneios da Uefa se resumiam a mata-matas. Na Rota da Liga, os grenás deixaram o Genk pelo caminho, com boas doses de superação. A ida na Suíça terminou em 1 a 1, enquanto o placar na Bélgica ficou em 2 a 2 nesta quarta. O Servette viu o atacante Enzo Crivelli ser expulso aos cinco minutos, mas sobreviveu com dez homens. O Genk esteve duas vezes à frente no placar, com Mike Trésor e Tolu Arokodare, mas Timothé Cognat e Chris Bedia empataram em ambas as ocasiões para os visitantes. Nos pênaltis, os grenás venceram por 4 a 2.
Vale salientar que todos os clubes eliminados nesta fase da Champions serão repescados à terceira fase classificatória da Liga Europa. Enquanto isso, os classificados na Rota dos Campeões estarão pelo menos na fase de grupos Conference e os classificados na Rota da Liga se garantiram ao menos na fase de grupos da Liga Europa. Desta maneira, por estar na Rota da Liga, o Servette estreará na Champions ou na Liga Europa – tal qual o TSC Backa Topola, da Sérvia. Raków Czestochowa, KÍ Klaksvík, Aris Limassol e Olimpija Ljubljana, como compõem a Rota dos Campeões, estrearão ao menos na Conference.
Golaço de Mertens e Galatasaray avança
Principal time a entrar em campo nesta quarta, o Galatasaray eliminou o Zalgiris Vilnius. O empate por 2 a 2 na Lituânia não tinha sido bom aos Leões, mas eles venceram por 1 a 0 em Istambul. O placar não corresponde à superioridade dos turcos, com o gol solitário anotado aos 31 minutos: Dries Mertens acertou um chutaço de primeira, de fora da área, suficiente à passagem. Outro time tradicional que prevaleceu foi o Dinamo Zagreb. Tinha feito 4 a 0 na ida contra o Astana, na Croácia, e ganhou por 2 a 0 no Cazaquistão. Aleksandr Marochkin (contra) e Antonio Marin fizeram os gols.
What a hit from Galatasaray's Dries Mertens! ??? pic.twitter.com/bDckauVWNY
— Football on TNT Sports (@footballontnt) August 2, 2023
O jogo mais movimentado aconteceu na Dinamarca, onde o Copenhague anotou 6 a 3 sobre o Breidablik, depois da vitória visitante por 2 a 0 na Islândia. Os islandeses até abriram o placar nesta quarta, mas tomaram a virada inapelável. O destaque da noite foi Orri Steinn Óskarsson, promessa islandesa que anotou três gols pelos dinamarqueses. Curiosamente, o treinador do Breidablik era Óskar Hrafn Thorvaldsson, exatamente o pai do centroavante de 18 anos, que promoveu sua estreia como profissional quando o garoto tinha apenas 13 anos. Jordan Larsson, filho do velho artilheiro Henrik Larsson, também marcou pelo Copenhague. Diogo Gonçalves brilhou com um gol e três assistências.
Em outro duelo nórdico, o Molde buscou a virada contra o HJK Helsinque. Os noruegueses perderam por 1 a 0 na Finlândia e fizeram 2 a 0 em casa. Kristian Eriksen abriu o placar aos 29 do segundo tempo e Ola Brynhildsen definiu a parada aos 44. Já o Maccabi Haifa passou pelo Sheriff Tiraspol, também com reviravolta. Os moldavos ganharam por 1 a 0 em Tiraspol, mas tomaram a goleada por 4 a 1 em Israel, com auxílio da prorrogação aos alviverdes. Amine Talal fez o primeiro para os visitantes, mas Tjaronn Chery empatou na primeira etapa e Mahmoud Jaber virou, já aos 40 do segundo tempo. Na prorrogação, Dean David e Erik Shuranov asseguraram a passagem.
Como ficou a terceira fase da Champions
Rota dos Campeões
- Raków Czestochowa x Aris Limassol
- Slovan Bratislava x Maccabi Haifa
- AEK Atenas x Dinamo Zagreb
- Olimpija Ljubljana x Galatasaray
- Copenhague x Sparta Praga
- KÍ Klaksvík x Molde
Rota da Liga
- Braga x TSC Backa Topola
- Rangers x Servette
- Panathinaikos x Olympique de Marseille
- PSV x Sturm Graz