Champions League

Inter goleia Viktoria Plzen para garantir classificação e eliminar o Barcelona

Em grande jogo em San Siro, Inter não teve dificuldades para vencer o Viktoria Plzen e carimbar a sua vaga, o que significa a eliminação do Barcelona

A Internazionale está nas oitavas de final pelo segundo ano seguido, enquanto o Barcelona está eliminado na fase de grupos também pela segunda vez consecutiva. Em San Siro, a Inter venceu com facilidade o Viktoria Plzen por 4 a 0 e, assim, não tem mais como ser alcançado pelos rivais catalães. Está garantido nas oitavas de final, assim como o Bayern de Munique.

Foi um grande jogo em San Siro. O ala Federico Dimarco foi um dos grandes destaques, participando muito bem do jogo e sendo importante para quebrar a defesa do time tcheco. Edin Dzeko também foi bem, com dois gols marcados, e ainda teve gol de Romelu Lukaku, que não atuava desde o dia 36 de agosto, quando se machucou diante da Lazio.

A Inter precisava de uma vitória para se classificar. O técnico Simone Inzaghi (que estava suspenso e não esteve no estádio) colocou em campo o zagueiro Francesco Acerbi no lugar que é tradicionalmente de Stefan De Vrij. Novamente o time teve o desfalque de Marcelo Brozovic, machucado. Assim, o meio-campo foi mantido com Nicolò Barella, Hakan Çalhanoglu e Henrikh Mkhitaryan. No ataque, Edin Dzeko foi escolhido para fazer dupla com Lautaro Martínez. Romelu Lukaku, recuperado de lesão, voltou a ser relacionado e começou no banco.

Primeiro tempo: nervosismo no início, tranquilidade no fim

Como esperado, o Viktoria Plzen se defendia com muitos jogadores, em um time bastante fechado e tentando explorar velocidade em contra-ataques. A Inter tinha mais a bola, tocando a bola para encontrar os espaços. Os nerazzurri pareciam sentir o nervosismo nos minutos iniciais.

A melhor chance da Inter veio com Federico Dimarco, aos 24 minutos. Ele recebeu dentro da área e finalizou, mas o goleiro Jindrich Stanek fez uma grande defesa. No rebote, ainda veio a cabeçada de Mkhitaryan, que novamente o goleiro defendeu.

A pressão aumentou e, aos 33 minutos, Dzeko abriu na direita para Mkhitaryan, que cruzou à meia altura para a área e Lautaro pegou de primeira, em um voleio, mas Lukas Hejda bloqueou a finalização. No rebote, Çalhanoglu finalizou forte e novamente a defesa do time tcheco bloqueou.

Logo em seguida, não teve jeito. A Inter chegou pelo lado esquerdo, com a descida de Alessandro Bastoni, que tabelou com Dimarco, foi até a linha de fundo, cruzou alto. Dezkop subiu, mas a bola passou por ele e sobrou para Mkhitaryan, atrás dele, cabecear para marcar no canto: 1 a 0, aos 35 minutos.

Melhor em campo, a Inter poderia ter chegado ao segundo gol logo em seguida, em um lançamento para Dimarco na esquerda que o ala cruzou alta demais para o ala do outro lado, Denzel Dumfries. O caminho, porém, era pela esquerda. Barella acionou Dimarco na esquerda, em uma linda bola, e o ala avançou para cruzar rasteiro para o meio, onde estava Edin Dzeko. O bósnio só cutucou para o fundo da rede: 2 a 0, aos 42 minutos. Assim acabaria o primeiro tempo.

- - Continua após o recado - -

Assine a newsletter da Trivela e junte-se à nossa comunidade. Receba conteúdo exclusivo toda semana e concorra a prêmios incríveis!

Já somos mais de 4.800 apaixonados por futebol!

Ao se inscrever, você concorda com a nossa Termos de Uso.

Segundo tempo: mais um de Dzeko e volta de Lukaku

O segundo tempo começou como terminou o primeiro, com a Inter melhor em campo, com mais posse de bola e chegando bem ao ataque. Aos nove minutos, Mkhitaryan chutou de fora da área e a bola carimbou a trave. A pressão continuou e, aos 11, Çalhanoglu lançou uma bola longa para Dimarco, que serviu de primeira o atacante Lautaro Martínez. O argentino pegou de primeira e novamente Stanek salvou os tchecos de levar o terceiro gol.

Aos 20 minutos do segundo tempo, a Inter fez o terceiro gol. Nova jogada trabalhada, que chegou pela esquerda com Lautaro recebendo na área, girou e tocou para Dzeko. O camisa 9 finalizou de primeira, no canto, sem nem precisar de muita força: 3 a 0. Tranquilizou ainda mais os torcedores em San Siro com a classificação praticamente nas mãos.

O jogo ficou absolutamente tranquilo para a Inter, que só controlava o jogo. Vieram, então, diversas substituições, inclusive a entrada de Romelu Lukaku, que substituiu o seu parceiro de ataque na última passagem, Lautaro. E com ele em campo, o quarto gol saiu: ele recebeu na entrada da área, de costas, fez a jogada de pivô acionando Joaquín Correa, que devolveu para o atacante. De frente para o gol, ele finalizou com a potente perna esquerda, no canto do goleiro, e ampliou: 4 a 0.

A Inter garante a classificação porque mesmo que perca o seu último jogo e o Barcelona vença os que restam, ficará no máximo empatado com a Inter e como os italianos levam vantagem no confronto direto, estão classificados.

https://www.youtube.com/watch?v=NAk9Ca26QNs

Veja como ficou a classificação do grupo:

Foto de Felipe Lobo

Felipe Lobo

Formado em Comunicação e Multimeios na PUC-SP e Jornalismo pela USP, encontrou no jornalismo a melhor forma de unir duas paixões: futebol e escrever. Acha que é um grande técnico no Football Manager e se apaixonou por futebol italiano (Forza Inter!). Saiu da posição de leitor para trabalhar na Trivela em 2009, onde ficou até 2023.

Conteúdos relacionados

Botão Voltar ao topo