Champions League

‘Deve aprender a jogar como 9’: Henry critica Mbappé e exalta papel de Rodrygo no Real

Ex-jogador aponta sequência de erros no movimento do centroavante francês em derrota para o Milan

Durante o programa CBS Sports Golazo, o eterno craque Thierry Henry, ex-Barcelona e Arsenal e hoje comentarista na televisão inglesa, analisou o péssimo jogo do Real Madrid contra o Milan na última terça-feira (5) e não poupou críticas ao compatriota Kylian Mbappé.

De frente para uma tela, o campeão do mundo em 1998 pela França separou lances nos quais Jude Bellingham, ontem escalado como meia, fez movimentos consecutivos atacando às costas da defesa italiana como se fosse o atacante mais avançando, função que deveria ser do centroavante francês.

Henry ponderou que ainda é cedo para conclusões, visto serem apenas três meses de Mbappé em Madri, mas é preciso, ao menos, mostrar vontade para mudar a realidade.

— Acho que a equipe está frustrada com ele [Mbappé], o que posso entender, não é fácil. Temos que dar tempo a ele, mas, ao mesmo tempo, ele deve aprender a jogar como um 9, ter vontade e vontade de se projetar [nas costas da defesa]. Bellingham está tentando fazer o que seu camisa 9, Mbappé, deveria fazer. Quase sempre é Bellingham tentando correr, fazer o time jogar. Ele ainda é quem está tentando quebrar as linhas — iniciou o ex-jogador, emendando:

— Quem está correndo e tentando chegar à linha de chegada? É Bellingham, não o seu número 9. Há frustração. Olha o número 9! Mais uma vez, o seu 9 não está lá. Eu sei que isso pode acontecer às vezes, mas não pode ser o tempo todo. — completou.

O comentarista também citou que ser um camisa 9 não é a especialidade do ex-PSG, que prefere a ponta esquerda (monopolizada, com méritos, por Vinicius Júnior), mas também é muito longe do melhor de Bellingham, um dos artilheiros do Real na última temporada.

— Eu sei que Mbappé não é o número 9 e não é isso que ele gosta de fazer, mas você acha que Bellingham gosta de fazer essas corridas? Esticar a equipe? Ele faz isso porque o desejo e a vontade falam. Não dá para ganhar jogos assim com o seu camisa 10 quebrando, voltando, tentando defender e marcar do outro lado. E aí Bellingham foi substituído e ficou bravo, chutou uma garrafa, eu também ficaria — analisou.

Ainda mais forte no discurso, Henry afirmou que o atacante irá melhorar porque pior do que está não é possível, exigindo que ao menos se projete e faça movimentos para atacar a última linha adversária.

— Não acho que o Real jogue bem como equipe. Mas com a bola, Mbappé também tem que fazer, muito mais. Ele vai melhorar porque não pode ser pior que isso. Não lhe pedimos que segure a bola como Didier Drogba, não lhe pedimos que pegue a bola e drible todos os adversários, mas sim que se projete quando a equipe está alta; seja você um ponta, 9 ou 10, você pode correr, até o Rüdiger fez isso no primeiro tempo — criticou.

Henry questiona ausência de Rodrygo no Real Madrid

No fim do comentário, Titi, como é conhecido o ídolo do Arsenal, exaltou o papel do brasileiro Rodrygo, que virou reserva para que Carlo Ancelotti tentasse achar um equilíbrio no time — ainda não encontrado.

Para o ex-jogador, o Rayo era a peça que tornou o time sustentável defensivamente em 2023/24, quando conquistaram La Liga, Champions League e Supercopa da Espanha.

— Rodrygo foi essencial para o Real Madrid na última temporada quando o time perdia a bola e ele está no banco de reservas agora. E eu sei, ele não tem a eficiência que o Vinicius Júnior teve na última temporada, mas Rodrygo estava equilibrando o time sem a bola e agora ele não está jogando. — afirmou.

Veja abaixo a análise completa de Henry em inglês.

Ainda sem a sintonia ideal, o Real é apenas o 17º na Champions e está nove pontos atrás do rival Barcelona no Campeonato Espanhol, mas com um jogo a menos. O time de Ancelotti volta a campo neste sábado (9) contra o Osasuna.

Foto de Carlos Vinicius Amorim

Carlos Vinicius AmorimRedator

Nascido e criado em São Paulo, é jornalista pela Universidade Paulista (UNIP). Já passou por Yahoo!, Premier League Brasil e The Clutch, além de assessorias de imprensa. Escreve sobre futebol nacional e internacional na Trivela desde 2023.
Botão Voltar ao topo