Champions League

Novo time, velho herói: Griezmann lidera ‘Atlético bilionário’ em vitória na Champions

Ídolo da torcida colchonera, atacante francês faz a diferença no triunfo sobre o RB Leipzig, no Metropolitano

Dono de uma das janelas mais agressivas neste início de temporada europeia, o Atlético de Madrid chega sob grandes expectativas na Champions League 2024/25 — o título que é o maior sonho de Diego Simeone no comando dos colchoneros.

O clube espanhol gastou 185 milhões de euros (cerca de R$ 1,12 bilhão na cotação atual) na contratação de seis jogadores. Entre eles, Julián Álvarez, transferência mais cara da janela de verão do velho continente.

Imponente e animador, não? Bom, ao menos na primeira rodada da chamada ‘nova' Champions, quem chamou a responsabilidade mesmo não foi nenhum reforço, mas sim um velho conhecido da torcida colchonera: o ídolo Antoine Griezmann.

No Cívitas Metropolitano, os comandados de Simeone suaram, mas bateram o RB Leipzig de virada, por 2 a 1. Com um gol e uma assistência, o atacante francês comandou a remontada dos donos da casa. 

Maior artilheiro da história do time colchonero, Griezmann chegou a 184 gols, sendo 33 na Champions League. 

O Atleti volta a campo pela competição continental no dia 2 de outubro, quando enfrenta o Benfica, em Lisboa. Já o Leipzig, na mesma data, recebe a Juventus, na Red Bull Arena.

Contratações do Atlético de Madrid na janela de verão

  • Julián Álvarez (atacante) — 75 milhões de euros
  • Conor Gallagher (meio-campista) — 42 milhões de euros
  • Robin Le Normand (zagueiro) — 34,5 milhões de euros
  • Alexander Sørloth (atacante) — 32 milhões de euros
  • Juan Musso (goleiro) — emprestado por 1,5 milhões de euros
  • Clément Lenglet (zagueiro) — empréstimo gratuito

Total gasto: 185 milhões de euros

Tímido e bem marcado, Álvarez pouco produziu. Sorloth, contratado junto ao Villarreal, foi acionado no lugar do argentino, mas também não conseguiu fazer a diferença. Principal reforço para a defesa, Le Normand não comprometeu. Já Gallagher mal tocou na bola ao entrar no segundo tempo.

Julián Álvarez em ação pelo Atlético de Madrid
Julián Álvarez em ação pelo Atlético de Madrid (Foto: IMAGO Images)

Como foi Atlético de Madrid x RB Leipzig pela Champions League

O Leipzig precisou de quatro minutos para surpreender e castigar o Atlético. Em descida veloz, Sesko invadiu o campo de ataque e serviu Openda que, de primeira, chutou forte. Oblak voou e operou milagre, mas no rebote, nada pôde fazer. Atento à continuidade do lance, Sesko ganhou disputa aérea, testou firme e abriu o placar.

O gol cedo condicionou o restante da partida. Precisando correr atrás do prejuízo e dar satisfação aos torcedores que lotaram o Metropolitano, o Atleti adiantou as linhas, aumentou o volume ofensivo e passou a pressionar o time alemão que, por sua vez, adotou postura reativa.

Bloco médio baixo, marcação forte e jogo no erro adversário: eis a estratégia dos visitantes, que logo caiu por terra. Com 28′ no relógio, Llorente descolou cruzamento perfeito e Griezmann não perdoou. De primeira, o atacante francês emendou um ‘chicote' na bola e venceu Gulácsi.

Griezmann celebra gol de empate do Atlético no Metropolitano
Griezmann celebra gol de empate do Atlético no Metropolitano (Foto: IMAGO Images)

A pressão colchonera se manteve no início do 2º tempo, e o relógio passou a ser um adversário extra para os comandados de Diego Simeone. Afinal, se por um lado só a vitória interessava aos donos da casa, em contrapartida, o empate era visto como bom negócio pelo Leipzig.

Os alemães até ficaram perto, mas não seguraram o ímpeto colchonero. Perto dos acréscimos, Griezmann alçou bola na área e encontrou José Giménez, que testou consciente e decretou a vitória dos mandantes.

Próximos jogos de Atlético e RB Leipzig

Atlético de Madrid

  • Rayo Vallecano x Atlético de Madrid — LaLiga — 22/09
  • Celta de Vigo x Atlético de Madrid — LaLiga — 26/09
  • Atlético de Madrid x Real Madrid — LaLiga — 29/09

RB Leipzig

  • St. Pauli x RB Leipzig — Bundesliga — 22/09
  • RB Leipzig x Augsburg — Bundesliga — 28/09
  • RB Leipzig x Juventus — Champions League — 02/10
Foto de Guilherme Calvano

Guilherme CalvanoRedator

Jornalista pela UNESA, nascido e criado no Rio de Janeiro. Cobriu o Flamengo no Coluna do Fla e o Chelsea no Blues of Stamford. Na Trivela, é redator e escreve sobre futebol brasileiro e internacional.
Botão Voltar ao topo