Gols de fora da área derrubam o Red Bull Salzburg e colocam o Chelsea nas oitavas de final
Kovacic e Havertz acertaram bonitos chutes de média distância para completar a ótima recuperação dos Blues dentro do grupo
O Chelsea somou apenas um ponto nas duas primeiras rodadas da fase de grupos da Champions League e, trocando de treinador, corria o risco de se complicar, mas, após vitórias consecutivas contra o Milan, selou a vaga nas oitavas de final com antecedência, ao derrotar o Red Bull Salzburg por 2 a 1 fora de casa nesta terça-feira, contando com bonitos gols de Mateo Kovacic e Kai Havertz.
Os austríacos foram adversários corajosos que conseguiram se recuperar de um primeiro tempo ruim para empatar depois do intervalo e pressionaram depois do segundo gol. Com seis pontos, manterão chances de classificar de qualquer maneira, mas não podem mais alcançar o Chelsea, que chegou a 10 – e também tem vantagem no confronto direto contra o Milan, com quatro.
Graham Potter fez quatro trocas no Chelsea. Mateo Kovacic, Conor Gallagher, Christian Pulisic e Kai Havertz entraram nos lugares de Ben Chilwell, César Azpilicueta, Ruben Loftus-Cheek e Mason Mount. Na teoria, era um esquema com três zagueiros, mas Cucurella teve muita liberdade para atacar pela esquerda, e Chalobah fechou o corredor direito, com Pulisic mais avançado por aquele lado. Benjamin Sesko ficou no banco de reservas do Red Bull Salzburg, após três rodadas seguidas como titular na Champions League. Adamu fez a dupla de ataque com Noah Okafor.
Os austríacos até começaram em cima, mas o Chelsea conseguiu assumir as rédeas e fez um ótimo primeiro tempo. O sistema ofensivo fluiu, com rápidas trocas de passes, e gerou oportunidades. O placar poderia ter sido maior, não fossem defesas importantes do goleiro Philipp Köhn. Aos 23 minutos, Gallagher cruzou da direita, Pulisic e Havertz brigaram dentro da área e a sobra ficou com Kovacic, que foi rápido no gatilho para emendar o chute de canhota no ângulo. Três minutos depois, uma cabeçada de Aubameyang parou em excelente intervenção de Köhn.
Aubameyang ficou bastante frustrado por Köhn na etapa inicial. Aos 32 minutos, ficou cara a cara, após um contra-ataque muito bem construído, mas hesitou por um segundo antes de chutar e carimbou o goleiro do Salzburg. A única finalização certa do Salzburg no período, e a única investida mais aguda, foi um contra-ataque puxado por Okafor que terminou com uma batida de perna direita, em cima de Kepa. Köhn quase se complicou em uma cabeçada de Havertz, mas fez a defesa em dois tempos, e depois teve uma ação maravilhosa para barrar o chute forte de Aubameyang, de dentro da área.
No comecinho do segundo tempo, o Salzburg saiu em contra-ataque pela esquerda, e Wöber conseguiu um bom cruzamento da intermediária. Adamu apareceu na marca do pênalti para completar de primeira na saída de Kepa e empatar. Depois de fazer um gol na frente, fez outro atrás porque cortou em cima da linha uma cabeçada de Jorginho, em cobrança de escanteio. O chute de Havertz, porém, ninguém poderia cortar. Pulisic fez boa jogada e acionou o alemão na entrada da área. Dominou ajeitando para a perna esquerda e acertou o ângulo, com a bola ainda pegando na parte de baixo da trave.
Sesko havia entrado pouco antes e exigiu boa defesa de Kepa. Strahinja Pavlovic aproveitou uma saída estranha do goleiro espanhol para cabecear, mas, sem muita força, Thiago Silva não teve problemas para afastar. O Red Bull Salzburg conseguiu exercer alguns minutos de pressão em busca do empate. A ótima defesa do Chelsea, porém, prevaleceu e completou uma excelente recuperação dos ingleses dentro do grupo da Champions League.
.